Uma das grandes tendências atuais em decoração de interiores é o uso de posters para imprimir estilo e personalidade à residência. Eles são práticos, acessíveis e modernos, além de terem um enorme potencial para deixar a casa mais autêntica, irreverente e cheia de vida.
Muito versáteis, combinam com diferentes propostas decorativas, podem ser usados em qualquer ambiente da casa e possibilitam uma série de composições, por meio da mistura de cores, formas e estampas distintas.
Achou interessante e quer saber como elaborar uma bela decoração com posters? Então continue lendo nosso artigo e confira as dicas a seguir!
1. Reconheça e respeite a proposta de cada ambiente
Antes de sair colando posters na parede de casa, dedique um tempo para analisar cada cômodo e identificar a proposta do ambiente. Feito isso, defina o tipo de poster que vai usar, escolha o tamanho e estipule a quantidade de peças. Se o espaço for voltado para o descanso, por exemplo, evite imagens muito chamativas e fuja dos excessos.
2. Monte uma galeria
Os posters ficam incríveis avulsos ou em conjunto. Por falar nisso, apostar em um mix de imagens é uma excelente maneira de criar um visual arrojado e descontraído.
Os posters escolhidos podem dialogar entre si, seja nos tons ou nos temas. Há também a possibilidade de juntar várias peças para formar uma única imagem, como se fosse um mosaico ou quebra-cabeça.
3. Valorize suas preferências pessoais
Gosta de música? Que tal usar posters que remetam aos seus ritmos preferidos? Aprecia arte? Recorra aos que simulam pinturas. Pratica esportes? Invista naqueles que ilustrem as modalidades que você curte. É amante de gastronomia? Inclua alguns com a temática gourmet na sua cozinha. Enfim, estampe suas preferências pessoais e estilo de vida nas paredes do seu lar!
4. Escolha temas que combinem com sua casa
Por mais que o poster seja lindo, isso não é garantia de que ele é apropriado para sua decoração. Antes de comprá-lo, pense no estilo decorativo da residência.
A essência da casa é clássica, rústica, moderna, minimalista, retrô, clean, romântica, étnica, minimalista? Identificada a proposta central, opte por posters que sigam a mesma linha. Assim, você vai manter o equilíbrio e a coerência visual.
5. Defina a paleta de cores
Para compor uma decoração bonita e harmônica, escolha cores que contrastem entre si ou se complementem. Defina uma paleta envolvente e criativa, que pode ser suave ou vibrante.
Apenas tome cuidado para que os tons não sejam cansativos a ponto de gerar poluição visual e fazer com que você enjoe dos posters em pouco tempo.
6. Capriche na impressão
Os posters podem ser adquiridos em lojas de decoração, gráficas e empresas especializadas. É importante que, antes de encomendar os seus, você se certifique de que a qualidade da impressão é boa.
Verifique a resolução da imagem, a definição das estampas e a intensidade das cores, especialmente se os posters forem ampliados.
7. Complemente os posters com molduras
Para um efeito mais sofisticado e artístico, use molduras para transformar os posters em quadros incríveis. Além de acrescentarem um valor estético, elas protegem as peças e prolongam sua vida útil. Demais, não é?
Mas tome o cuidado de escolher molduras que combinem com os revestimentos do cômodo. Assim, todo o ambiente fica em harmonia!
8. Pense na disposição dos posters
Outro cuidado importante é pensar na disposição dos posters antes de colocá-los na parede. Planeje o posicionamento de cada um, levando em consideração aspectos como tamanhos, cores e temas.
Para um visual mais clássico, opte por uma disposição linear, na horizontal, com todos os posters alinhados por baixo ou formando um retângulo. Caso deseje um efeito moderno, eles podem ser pendurados na vertical ou diagonal, sem ter necessariamente uma linha nivelando todos eles.
Para fazer tentativas de combinações e visualizar seu efeito, você pode dispor as peças no chão e ir montando composições diferentes até encontrar uma que te agrade. Se os posters forem de tamanhos desiguais, você pode recortar pedaços de papel pardo nas medidas de cada um e colá-los na parede com fita crepe para ter uma noção do arranjo.
E aí, gostou das nossas dicas de decoração com posters? Aproveite o embalo e confira nossas sugestões para usar quadros de maneira criativa. Até a próxima!