Decoração com aroma de casa brasileira: nosso jeito

É bem comum a gente reconhecer a casa brasileira só por uma foto ou frame de vídeo. Não só há estruturas bem características do país, mas também um charme da decoração pertencentes aos moradores do Oiapoque ao Chuí. Cores, natureza, vida; elementos cruciais em qualquer lar do nosso país. 

Elegante, aconchegante, urbana, rural, cosmopolita ou do interior — todos os estilos cabem na casa brasileira. Veja quais as principais características para você incluir na sua decoração. 

Como é a decoração da casa brasileira? 

Veja o que é essencial nos lares do país. 

Cores 

Dentro ou fora de casa, o Brasil é repleto de cores (foto: Marianna Smiley) 

Nos últimos anos, principalmente com a popularização de estilos como o escandinavo e o industrial, as cores neutras ganharam mais força. Afinal, um ambiente sóbrio é mais fácil de combinar. Contudo, a casa brasileira sempre foi colorida e vibrante.  

A cor aparece em diversas formas:  

  • uma parede (ou várias) de cor mais forte; 
  • vasos de flores espalhados pela casa; 
  • almofadas coloridas e divertidas; 
  • um móvel que rouba a cena na decoração. 

Plantas 

Jardim em Paudalho/PE (foto: Thiago Japyassu) 

Uma forma simples de trazer cor para casa é por meio das plantas. O convívio com o verde faz parte da nossa história: boa parte dos brasileiros vivia em meio a árvores, flores e animais. Ao chegar na cidade grande, o cinza estava por todo lado. Então, como trazer a natureza de volta a esse espaço? 

Vasos de planta nas janelas, na varanda, na cozinha e até no banheiro são uma forma de trazer o contato com o verde em qualquer espaço. Se você tiver um quintal grande, invista em um jardim. A natureza será responsável por colorir seu lar. 

Madeira 

Parquet Avelana, da linha Lenho, é uma cerâmica que reproduz madeira precisamente 

Outra forma de trazer natureza para a casa brasileira foi por meio da madeira. Embora cortar árvores para confeccionar móveis não seja a tarefa mais sustentável do planeta, atualmente as empresas precisam seguir regras para fazer esse desmatamento, incluindo o reflorestamento. 

Além disso, o móvel de madeira é muito mais durável. Sua mãe não teve aquele zelo todo com a estante de madeira à toa — tanto que, décadas depois, a peça está nova em folha até hoje. 

A madeira não está presente apenas nos móveis. O famoso chão de taco é um clássico até hoje. Mas se você deseja menos manutenção e mais durabilidade, invista em cerâmicas que emulam esse tipo de piso. 

Reaproveitamento 

Como dito, é bem comum que o brasileiro herde aquele guarda-roupas de madeira maciça que não se encontra mais nas lojas. Mas há também há quem encontre um criado-mudo com a superfície gasta, mas ainda em ótimo estado, e resolva reformá-lo. 

A casa brasileira é um conjunto de histórias: de famílias, de amigos e até de pessoas que mal conhecemos, mas que deixaram algo na nossa vida. O reaproveitamento é um reflexo dessa parte da nossa cultura: afinal, para que comprar, se você pode reaproveitar um móvel que une qualidade e afeto

Azulejo 

Urbana Retro Mix, da linha Urbana, une o ar vintage do azulejo com a tecnologia contemporânea da cerâmica 

Décadas atrás, o azulejo reinava absoluto nas casas brasileiras. Colorido e brilhante, estava presente em cozinhas e banheiros do país inteiro. Hoje traz um ar vintage, de casa da avó. Porém, há modelos mais contemporâneos, que você pode adotar na sua residência para misturar o retrô com o atual. 

Pronto para deixar sua casa ainda mais brasileira? E para provar que nosso jeito único é tendência, conheça a estética que ganhou o mundo: o brazilcore!

(Foto de capa: Diego Carneiro)