Como usar o Feng Shui para mudar a energia de seu lar

O Feng Shui é uma prática milenar que continua atraindo atenção dos ocidentais a cada ano que passa.

Especialmente durante a pandemia, quando as pessoas ficaram muito em casa, e agora, em que muitos continuam trabalhando de dentro dos seus lares, a prática tem sido muito procurada para manter as casas com energia e boas vibrações.

No nosso artigo vamos explicar um pouco mais sobre o que é Feng Shui e como aplicá-lo dentro da sua casa. Confira.

De acordo com o Feng Shui é importante deixar o ralo e a porta do banheiro fechados. Na foto, banheiro revestido com Ondina Bege, da Linha Ondina.

Entendendo um pouco mais sobre o Feng Shui

Como falamos anteriormente, o Feng Shui é uma ciência e filosofia oriental que acredita que a mudança do ambiente em que vivemos implica diretamente na mudança do nosso destino e sentimentos. 

Com base nos cinco elementos chineses, são eles: fogo, terra, água, madeira e metal, o Feng Shui identifica as condições do espaço e como elas afetam o Chi – que basicamente representa a energia vital que existe em tudo.

Portanto, o papel do feng shui é equilibrar os Chis dos ambientes, de modo que essa energia se movimente e proporcione paz, aconchego, força, proteção etc. de acordo com a função do ambiente.

Dicas práticas para aplicar o Feng Shui na sua casa

Para o uso mais certeiro do Feng Shui dentro da sua residência, é indicado que seja feita uma leitura do baguá – mapa dos centros de energia da casa e seus cômodos. Entretanto, existem várias dicas práticas para você começar a aplicar na decoração, ambientação e organização da sua casa e começar a melhorar o fluxo energético da sua casa.

1. Sapatos ficam na porta

Além de ser higiênico, tirar os sapatos antes de entrar em casa faz parte das práticas do Feng Shui para não levar os problemas e tensões do seu dia para dentro da sua casa. Coloque uma sapateira no hall de entrada ou próximo a porta para facilitar a organização.

2. Prefira móveis arredondados

De acordo com o Feng Shui, as formas arrendondadas permitem que a energia flua de forma mais livre. Portanto, é bacana priorizar mesas de centro arredondadas na sala, local onde recebe muitas pessoas, para auxiliar no bem estar enérgico.

Exemplo de sala com mesa de centro arrendondada e o revestimento Oxide Corten,
da Linha Oxide, aplicado na parede.

3. Porta do banheiro sempre fechada

O banheiro é o local onde purificamos as nossas energias. Por isso é muito importante manter os ralos fechados, a tampa do vaso abaixado e as portas fechadas. Dessa forma você evita que as energias negativas saiam de lá e percorrem o resto do ambiente.

4. A posição da cama importa

De acordo com o Feng Shui e com a decoração, a cama é a estrela do seu quarto! Baseado no fluxo de energia, é importante que ela não esteja de costas para as janelas e portas.

Também vale evitar colocar vigas, nichos, prateleiras e outros objetos sobre a cama, pois podem causar ansiedade no subconsciente.

5. Invista em uma fonte de água

A água em movimento é sinal de abundância. Por isso vale a pena investir em uma fonte de água corrente, que fique dê preferência para a porta de entrada.

Com essas dicas já é possível começar a aplicar o Feng Shui na sua casa e aumentar a frequência enérgica do seu lar.

Quer saber um pouco mais sobre decoração? Confira nosso post sobre círculo cromático e suas aplicações.