Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Como avaliar a resistência do revestimento cerâmico

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Quando falamos em resistência do revestimento cerâmico, muitas pessoas confundem resistência ao risco e resistência à abrasão. Embora ambos sejam muito importantes, é fundamental compreender as diferenças de cada um deles.

Assim, você será capaz de fazer uma escolha acertada de revestimento, considerando as necessidades da sua obra e também as suas preferências. 

Você pode conferir tudo no vídeo abaixo:

Resistência contra riscos

Qualquer material é suscetível a riscos. A cerâmica esmaltada, por ter uma superfície vítrea, pode riscar em contato com materiais duros, como areia, metais, etc. 

Quanto mais brilhante for o acabamento superficial, mais aparentes poderão ser os riscos. É por essa razão que as cerâmicas com superfície polida não são indicadas para locais com mais possibilidade de contato com areia.

As cerâmicas polidas não devem ser usadas em locais em contato com areia ou outros materiais duros, pois podem riscar. Na imagem, Nirvana, da linha Graphic, com acabamento polido

No entanto, é bem raro que revestimentos cerâmicos de fato apresentem riscos, especialmente quando os usuários são cuidadosos. Evitando areia e arrastar móveis, um revestimento cerâmico pode durar décadas sem apresentar riscos. E, no caso dos acabamentos mate e ext, as chances de se manterem intactos são ainda maiores.

Ainda assim, é importante lembrar que revestimentos cerâmicos não possuem garantia contra riscos. Então, seja cuidadoso!

Resistência contra abrasão

A resistência à abrasão diz respeito à capacidade que o revestimento tem de suportar o tráfego de pessoas ou automóveis sem o desgaste prematuro da superfície.

O índice que nos mostra essa questão é o PEI. Essa é uma informação normalmente presente na caixa do revestimento ou no site do fabricante. A tabela a seguir mostra a relação entre PEI e indicação de uso:

  • PEI-0: uso em paredes
  • PEI-1: uso em locais com trânsito baixo (por exemplo, banheiros)
  • PEI-2: uso em locais com trânsito moderado (como os ambientes sem ligação com áreas externas)
  • PEI-3: uso em locais com trânsito médio (todos os ambientes residenciais)
  • PEI-4: uso em locais com trânsito alto (como ambientes residenciais e comerciais)
  • PEI-5: uso em locais com trânsito intenso (como áreas residenciais externas ou comerciais com trânsito intenso)

Em áreas externas, prefira cerâmicas com PEI-5 e acabamento EXT, como Boulevard Street, da linha Lazer

Então qual PEI escolher para o meu revestimento cerâmico?

De forma geral, seguindo a indicação da tabela, o PEI para uso residencial e comercial leve deve variar entre 2 e 3. Já as áreas com circulação mais intensa de pessoas ou de veículos exigem um PEI mais alto, entre 4 ou 5.

Essa é uma informação muito importante, porque a escolha inadequada do PEI pode condenar um produto de alta qualidade a uma vida curta. Por exemplo, caso você opte por um revestimento cerâmico com PEI-1 para uso em um comércio.

Outro ponto que vale salientar é que PEI alto não é sinônimo de alta qualidade. O que vale é a relação entre: escolha adequada do produto, local de aplicação e uso proposto. Ao considerar essas três informações, certamente você optará pelo melhor revestimento cerâmico para sua obra ou reforma – assegurando boa durabilidade.

Entender as diferenças entre o PEI e as indicações de uso é o segredo para escolher corretamente seu revestimento cerâmico. Na composição acima: Mandala Nero, da linha Decora Design, Lenho Ripa e Graphic

Assim, sempre analise todas as características do espaço a ser revestido, avaliando as opções mais adequadas, assegurando beleza e também durabilidade. Se, mesmo com todas essas dicas, você ainda tiver dúvida sobre qual PEI escolher, o ideal é buscar ajuda especializada.

Agora que você já sabe tudo sobre resistência em revestimento cerâmico, que tal encontrar o produto ideal para sua obra ou reforma? Acesse o site da Pointer e confira nossas opções!