Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Quais são as principais causas do gretamento?

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Os revestimentos cerâmicos também podem ter “doenças”, sabia? Esses defeitos, que são tecnicamente chamados de patologias, têm como consequências mais comuns as rachaduras e os destacamentos de placas das superfícies. Mas você conhece as principais causas do gretamento?

O gretamento é caracterizado por rupturas, geralmente com espessuras inferiores a 1 mm, que ocorrem no esmalte das peças cerâmicas. Juntas, elas causam um efeito craquelado, de grande prejuízo estético. A seguir, saiba mais sobre as causas do gretamento, para manter os seus espaços sempre bonitos!

O que é gretamento?

Basicamente, o gretamento se caracteriza pelo surgimento de várias fissuras que se assemelham a uma teia de aranha na superfície das cerâmicas esmaltadas — mas somente no esmalte.

Essas fissuras podem ter formatos circulares ou irregulares e são semelhantes a fios de cabelo. Todas as cerâmicas esmaltadas com certificação CCB/Inmetro devem apresentar resistência à gretagem, como é o caso dos produtos Pointer.

O gretamento é caracterizado pelo surgimento de várias fissuras na cerâmica esmaltada

Quais são as causas do gretamento?

A justificativa mais aceita para o gretamento é o desacordo dilatométrico entre massa e esmalte. Ou seja, dilatações e retrações das placas cerâmicas — causadas pela variação entre massa e esmalte — criam tensões internas. Quando essas tensões ultrapassam o limite de resistência da camada do esmalte, ocorre o gretamento.

O ideal, portanto, é que a massa dilate menos que o esmalte. A tendência ao gretamento é medida submetendo uma placa cerâmica a uma pressão cinco vezes maior do que a normal por duas horas. Resumidamente, esse processo acelerado reproduz a Expansão por Umidade (EPU) que a placa sofrerá ao longo dos anos, após o assentamento.

Cerâmicas de qualidade, como as da Pointer, passam por testes que garantem que elas não sofrerão com o gretamento. Aqui, Bellini Nero

Estudos recentes mostram que não há relação direta entre gretamento e ciclos de aquecimento e resfriamento. Mesmo porque esses ciclos são basicamente os mesmos utilizados no ensaio de gretamento e EPU, quando as placas são aquecidas, resfriadas, submetidas à fervura e resfriadas novamente.

Alguns artigos sugerem que esforços demasiados nas placas podem provocar descolamentos, como tensão de cisalhamento e compressão do sistema por movimento das estruturas construídas, principalmente em paredes. Isso tende a gerar o gretamento nos esmaltes.

Contudo, essas forças precisam ser muito grandes para conseguirem provocar o problema. Não há pesquisas que relacionem o gretamento com um assentamento incorreto.

Embora estejamos falando de revestimentos cerâmicos, é válido destacar que a gretagem não é uma patologia que afeta apenas as placas cerâmicas. Ela também pode aparecer em pinturas, com o mesmo aspecto de linhas finas distribuídas pela superfície.

Como corrigir e evitar a gretagem?

O gretamento é uma patologia irreparável. Dessa maneira, só é corrigida quando trocamos todas as peças que apresentam o defeito — possivelmente em fachadas, paredes e pisos inteiros —, de forma a eliminar o prejuízo estético.

Já para reverter o problema em pinturas, deve-se regularizar a superfície com lixa e, em seguida, pintar novamente, de acordo com as especificações técnicas com relação ao tipo de solvente, à espessura da camada de tinta e aos intervalos entre demãos.

Não há formas de reverter a gretagem. É melhor investir em um revestimento cerâmico certificado para evitar o problema. Aqui, Statuarietto, da linha Clássica

É muito importante dar preferência a produtos de qualidade para evitar que a gretagem aconteça nos seus revestimentos cerâmicos. Por exemplo, aqueles que contam com a certificação do Inmetro, que garante que os testes necessários foram feitos de forma adequada.

A Pointer se orgulha de ser uma marca que produz revestimentos cerâmicos em conformidade com as normas brasileiras e atende os seus clientes com excelência, garantindo alta satisfação com os resultados de construções e reformas.

Agora que você já sabe quais são as principais causas do gretamento, como solucionar o problema e como evitá-lo, acesse o site da Pointer para escolher e adquirir apenas produtos de qualidade. Até a próxima!