Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Acabamento retificado: o que é e por que investir nele?

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Os revestimentos cerâmicos são preferência nacional na fase de finalização de obras. No entanto, é comum ter dúvidas sobre os produtos durante a escolha, especialmente quando nos deparamos com algum termo desconhecido. Neste post, tiraremos as suas dúvidas sobre o acabamento retificado.

Selecionar um revestimento com esse tipo de borda faz toda a diferença no efeito causado ao ambiente, nos custos implicados na compra e na execução do assentamento das peças.

A seguir, conheça mais sobre os acabamentos retificados e os benefícios de usá-los na sua construção ou reforma!

O que é o acabamento retificado?

As placas cerâmicas tradicionais têm as bordas levemente arredondadas e pequenas diferenças entre suas dimensões, resultantes do processo de fabricação.

Esse tipo de acabamento mais natural é chamado de bold. O rejunte, nesse caso, serve para compensar ao máximo essas irregularidades, por isso tem maior espessura.

Já o acabamento retificado, depois dos processos de queima e finalização, passa entre rolos diamantados que corrigem as bordas de cada placa, tornando-as regulares e muito mais precisas.

Dessa maneira, projetistas e clientes finais têm a certeza de que as peças compradas contam com a maior uniformidade possível.

Além disso, a tecnologia avançada permite que as fabricantes invistam em estudos de estilo para que as peças reproduzam com o máximo de fidelidade a estética de materiais naturais nobres e de custo elevado — a madeira e o mármore, por exemplo —, contribuindo para a composição de várias soluções impecáveis de arquitetura de interiores.

Quais são as suas principais características?

O fato de os modelos retificados terem dimensões extremamente precisas contribuiu para a minimização do uso de rejuntes entre as peças. Enquanto os acabamentos do tipo bold contam com rejuntamento de até 5mm, os retificados exigem apenas 1,5mm de espaço entre as placas.

Para assegurar essa espessura tão reduzida e manter o alinhamento dos revestimentos, é recomendado o uso de niveladores de piso ou espaçadores. Apesar de terem se tornado bastante populares, as juntas secas não são totalmente recomendáveis, devido às diferenças mínimas entre os tamanhos das placas. A junta de 1,5mm entra, então, para absorver essas diferenças e manter a uniformidade da superfície.

Que vantagens oferece para a minha obra?

O uso do acabamento retificado traz benefícios de ordem técnica e estética, tanto na fase de obras quanto durante o uso dos espaços.

Design de qualidade

A junta de 1,5mm permite que os pisos ou paredes que receberem o acabamento retificado sejam visualmente mais uniformes, com poucas linhas de divisão. A sensação é de que os ambientes são amplos e modernos, em especial quando são usados os maxiformatos — placas com dimensões acima de 80×80cm.

Com relação às coleções que reproduzem materiais naturais, o acabamento retificado permite o corte preciso da cerâmica como réguas de madeira — o tamanho 15×90cm é o mais comum — e placas com aparência de mármore ou granito, por exemplo — que, geralmente, são em grandes formatos.

Alta durabilidade

O processo de fabricação dos revestimentos retificados prioriza a maior resistência das peças, de modo que possam suportar o tratamento final com rolos diamantados. Isso resulta em produtos mais resistentes ao longo da vida útil, uma vez que a menor exposição das bordas dificulta quebras e lascas durante o uso dos ambientes.

Limpeza facilitada

O processo de limpeza e os produtos a serem utilizados são basicamente os mesmos dos demais acabamentos. No entanto, devido à espessura mínima do rejuntamento, a superfície coberta acumula menos resíduos entre as peças, o que facilita a limpeza do ambiente.

Instalação limpa

Mais uma vantagem das juntas mínimas de 1,5mm. Menos material é necessário para assentamento e retoques — o que gera menos sujeira durante a obra!

Investimento inteligente

Apesar do preço mais elevado em comparação aos revestimentos bold, o custo-benefício dos retificados é excelente. Afinal, o resultado estético é muito superior, garantindo a sofisticação do projeto.

O acabamento retificado é, então, uma das melhores soluções de revestimento, aplicável tanto a espaços amplos quanto aos compactos. A Pointer conta com excelentes linhas de grandes formatos, todas com acabamento retificado e que combinam com os mais diversos estilos. Para saber mais sobre nossos produtos, entre em contato conosco!