Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Cor das paredes: 8 dicas para acertar na hora da escolha

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Na hora de reformar sua residência, mudar a cor das paredes e pisos também entra na conta. Afinal, ela afeta a decoração, a iluminação e até a \”personalidade\” da casa. Por isso, é fundamental fazer uma escolha consciente, que reflita seus gostos e evite um futuro retrabalho. 

Se você está em dúvida, veja 8 dicas essenciais para escolher a cor das paredes com facilidade: 

8 dicas para acertar sempre na cor das paredes 

Veja como escolher as tintas certas para sua casa: 

1. Faça testes de cor on-line 

Testes on-line permitem ousar na cor das paredes e pisos, como na combinação da parede Polaris, da linha Decora Design, com o piso Vizcaya, da linha Classica 

Simular como a cor fica na parede ajuda a ter uma noção de quais as melhores combinações para a sua casa. E não é preciso gastar nem uma gota de tinta para isso: basta usar um simulador virtual, que utiliza uma foto de sua residência e as cores que você deseja pintar. 

Há vários simuladores de cor das paredes na internet; o mais conhecido é provavelmente o da marca Suvinil. 

2. Tenha um objetivo com a pintura 

A combinação das paredes claras com o piso Avelana Castanho, da linha Mediterranea, trouxe ares de casa de férias 

Aqui, falamos além de \”ficar bonito\” ou \”retocar a pintura\” — você precisa ter uma intenção clara sobre o que deseja com a cor das paredes. Você quer que o ambiente fique mais amplo ou aconchegante? Discreto ou extravagante? Estilo casa de campo ou apartamento contemporâneo? 

Com isso em mente, é possível criar sua paleta de cores com mais facilidade. 

3. Um cômodo por vez 

Em vez de pensar nas cores para a casa inteira, pense em cada cômodo por vez. Isso vai facilitar as combinações e evitar que sua casa fique sem-graça. 

Além disso, por mais que sua intenção seja parecer ter uma casa mais ampla, o quarto pode ter um ar mais aconchegante. Mesmo que a paleta deva ser a mesma para toda a residência, pensar separadamente ajuda a distribuir as cores com mais coerência.  

4. E uma parede por vez 

Comece a colorir uma parede por vez. Ondina Terracota, da linha Ondina, é o ponto de atenção da sala 

Para quem deseja começar a ousar, mas tem medo de que o cômodo fique muito chamativo, vale apostar em uma parede colorida com o restante neutro. Em quartos infantis, por exemplo, colocar uma parede colorida deixa o ambiente mais lúdico e divertido. 

O mesmo vale para a sala, que costuma ser o cartão de visitas da casa. Vale usar verde-bandeira, terracota, amarelo-mostarda e até mesmo vermelho com outras cores mais claras, como branco, bege, marfim, areia e rosê. 

5. Combine com seus revestimentos 

Quando o revestimento for chamativo como o Quasar Sol, da linha Quasar, combine com cores mais neutras, como o Over Cement Snow, da linha Over Cement 

O revestimento cerâmico traz cor, durabilidade e elegância para sua parede. Mas se você não abre mão de uma parede com cor mais vibrante, vale combiná-la com a mesma paleta de cor do seu revestimento. 

Se sua cerâmica reproduzir madeira, por exemplo, aposte em tons terrosos, verde-bandeira e amarelo-mostarda para a cor das paredes. Já se a superfície for mais chamativa, vale investir em tons mais neutros, como o bege, ou em algum que esteja presente no revestimento. 

6. Veja tendências no Pinterest 

As tendências são maneiras inovadoras de pensar cores, revestimentos e móveis que já existiam. Você pode usar para inspirar a cor das paredes da sua casa. Isso não significa copiar tudo o que é dito como tendência de arquitetura em 2024, mas pensar se vale a pena adaptar para sua casa. 

Se você gosta de algo mais vintage, procure por tendências de décadas anteriores.  

O Pinterest é uma fonte infindável de inspiração para ambientes. Ele também pode ajudar a criar combinações de cor das paredes da sua casa. Ao pesquisar na rede social, procure por ambientes que tenham a ver com sua residência e teste no simulador on-line. 

7. Pense na luminosidade e na iluminação 

Cores claras refletem a luz e deixam ambiente mais fresco. Na foto, Portico Chiaro e Imperiale Chiaro; ambos da linha Imperiale 

A luminosidade tem tudo a ver com o clima que você deseja passar no seu ambiente. Quem tem um apartamento pequeno costuma procurar por truques que o faça parecer maior. Um deles é justamente a cor: tons mais claros refletem a luz com mais facilidade, o que traz a ilusão de amplitude. Isso também serve para quem deseja refrescar o ambiente, já que a cor clara absorve pouquíssimo calor (luz). 

Isso não significa que você não deva investir nas cores mais escuras. Elas trazem sensação de aconchego e deixam o ambiente mais quente. É ideal para locais frios, por exemplo.  

No quarto, mesmo que você deseje uma sensação mais intimista, prefira cores claras, que facilitam a chegada do sono. Deixe para trazer a sensação de aconchego por meio de uma luz mais baixa e amarela. 

Não deixe de considerar também o tipo de iluminação que há no cômodo. A luz é direta ou indireta? Lustre, luminária ou em trilho? Lembre-se de que a cor branca vai refletir ao máximo qualquer tipo de luz, enquanto a marrom vai variar mais, dependendo da luz local.  

8. Use o círculo cromático 

Representação das cores percebidas pelo olho humano, o círculo cromático conta com tons primários, secundários e terciários (foto: Yvonne (bijoux & crafts)) 

O círculo cromático ajuda a criar combinações certeiras para cores de parede — e isso vale tanto para quem deseja um lar mais discreto quanto chamativo. 

Para fazer as combinações, leve em consideração os seguintes critérios:  

  • cores complementares: são aquelas opostas no círculo cromático, como vermelho e verde, azul e laranja, amarelo e violeta. São ideais para quem deseja uma combinação chamativa e, ao mesmo tempo, harmoniosa; 
  • cores análogas: são três cores seguidas, como o amarelo-laranja, o amarelo e o amarelo-verde. Elas proporcionam uma transição mais suave, como um degradê. São ótimas para quem deseja uma casa mais colorida, porém discreta; 
  • monocromáticas: são as variações de uma mesma cor, apenas mudando a intensidade. Forma um degradê ainda mais suave, já que não há troca de coloração; 
  • tríades: três cores com o mesmo grau de distância, como o violeta, o laranja e o verde.  

Como visto, escolher a cor das paredes pode ser mais simples do que parece. Mas se você deseja unir qualidade e durabilidade, prefira os revestimentos. Confira agora 10 ideias para usar cerâmica em casa.