Cerâmica preta: 3 dicas para uma decoração elegante
Dicas PointerA cerâmica preta traz todo o refinamento da cor aliado à sofisticação e versatilidade do revestimento. Contudo, ainda há quem tenha receio de utilizá-la em diferentes ambientes, com receio de que o visual fique pesado.
Não se preocupe: a cerâmica preta pode ser utilizada em todos os ambientes da sua casa — até mesmo na cozinha! Tudo vai depender do tipo da superfície, ou seja, se ela é adequada para aquele uso. Veja 3 maneiras de decorar usando esse revestimento.
1. Comece pelos clássicos ao optar por cerâmica preta
Revestimento Bellini Nero, da linha Bellini, reinventa o banheiro preto ao trazer grânulos claros em sua superfície no piso
O banheiro é o local mais fácil para começar a usar cerâmica preta. Afinal, o banheiro todo negro já é um clássico — principalmente quando falamos do revestimento que reproduz o mármore negro, que chama a atenção por ser elegante e mais raro.
Neste caso, é preciso ter atenção apenas à funcionalidade do revestimento. A cerâmica tem uma altíssima capacidade de reproduzir superfícies, ou seja, você não precisa comprar o mármore para ter o efeito de um no seu banheiro.
Vizcaya, da linha Clássica, por exemplo, reproduz toda a beleza dos exóticos vincos do mármore negro.
O revestimento Vizcaya, da linha Clássica, traz todo o refinamento que uma sala de estar precisa ter
E o mármore é clássico por si só, portanto funciona em diferentes ambientes. Aqui, Vizcaya é utilizado na sala, mas em vez de aparecer nas paredes, está no piso. O acabamento polido, adequado a ambientes secos, traz ainda mais elegância e refinamento ao piso.
A única parede do ambiente integrado também é negra e apresenta texturas, com a cerâmica Polaris, da linha Decora Design.
Porém, os móveis e itens de decoração de cores claras contrastam e, ao mesmo tempo, deixam o ambiente visualmente mais leve. Tons neutros, claros e que remetam à natureza combinam ainda mais com a cerâmica preta.
2. Observe a adequação do revestimento
Revestimento Vizcaya, da linha Classica, aparece em detalhes da cozinha
Como dito, é possível colocar cerâmica preta em qualquer cômodo, contanto que seu revestimento seja adequado para o tipo de local. Isso é fundamental principalmente no piso pois, dependendo do ambiente, pode ser muito escorregadio.
Ambientes úmidos precisam de cerâmicas com superfície mate, que tem acabamento fosco e oferece mais atrito. Já locais como a sala e o quarto têm mais liberdade na escolha do piso.
E para quem deseja revestir o cômodo com rapidez e fazer com que ele pareça maior, o Supercerâmico, revestimento em grande formato, é a melhor escolha.
3. Quarto também pode ter cerâmica preta
Parede com revestimento Polaris, da linha Decora Design, deixa o quarto mais moderno sem deixar o visual pesado
Muita gente evita colocar cerâmica preta dentro dos quartos por achar que o resultado pode ficar muito pesado.
Por ser um ambiente de descanso, cores claras e suaves realmente trazem um efeito visual mais confortável. Contudo, você não precisa abrir mão do revestimento para ter um resultado interessante e funcional.
No exemplo acima, o revestimento Polaris, da linha Decora Design, foi colocado na parede logo atrás da cabeceira da cama.
Dessa forma, a cor interfere pouco na iluminação, mantendo o quarto claro durante o dia e sem pesar no resultado. Os outros elementos são claros, o que traz equilíbrio ao conjunto.
Extremamente versátil, a cerâmica preta tira sua casa do óbvio quando aparece em ambientes inusitados. E para fazer aquele contraste interessante, veja três locais para usar o branco.