Pendente na decoração: aprenda a usar essa luminária charmosa
Dicas PointerUma das maiores tendências em termos de iluminação de ambientes internos é o uso de pendente. E não é por menos. Essa luminária charmosa auxilia na criação de ambientes mais aconchegantes, com iluminação quente e indireta.
Hoje em dia existem diversos modelos de pendentes para todos os gostos, bolsos e ambientes da casa. Para saber qual é o mais adequado para o seu lar, confira as dicas a seguir e já separe um cantinho da sua casa para receber o seu.
Para acertar no pendente, considere tamanho e altura
Antes mesmo de ser escolhido o modelo do seu pendente, deve-se observar o tamanho do ambiente que você vai colocá-lo para que a iluminação seja eficiente.
Caso ele esteja centralizado, é importante que o diâmetro do pendente ocupe apenas 1/12 do tamanho total do lugar. Se você for fixá-lo em cima de uma mesa ou da cama do quarto, por exemplo, o ideal é escolher modelos que tenham apenas um terço do tamanho dos móveis.
O pendente de madeira com cristal complementa a decoração da sala de jantar. Ao fundo, o revestimento Ninho, da linha Decora Design
Em relação à altura, a base deve estar entre 70 e 90 centímetros de distância do tampo de móvel, para não causar desconforto à visão – no caso de mesas laterais, 60 centímetros são o suficiente. Também é recomendado que seja instalado a, no mínimo, 1,5 metro do chão.
Pode ser que você tenha que adaptar a altura e distância conforme a sua realidade, portanto é fundamental que, antes de comprar, tire as medidas do ambiente que irá receber o pendente e do modelo escolhido.
Modelos de pendentes
O design de pendentes é muito amplo, portanto pode-se encontrar o objeto feito a partir de vários tipos de materiais.
Os mais comuns são os industriais, feitos com uma capa de aço esmaltado e um grande refletor.
Esse modelo vai muito bem em decorações mais modernas e com poucos objetos, mas também pode ser utilizado em ambientes mais românticos para proporcionar uma duplicidade de estilos.
Normalmente, os pendentes industriais costumam ser maiores, portanto é importante reservar um espaço generoso para recebê-los, como sala de estar ou acima da mesa de jantar, caso a sala de jantar seja grande.
O modelo de cobre também é muito conhecido. Mais delicado, ele se encaixa perfeitamente em cômodos que precisam de um toque de brilho, como ambientes com decoração mais escura.
Ele também combina com materiais naturais, como madeira. Por isso, pode ser certeiro para uma decoração campestre e rústica.
Também existem os pendentes de cristal, que seguem uma linha superclássica, e reproduzem os antigos candelabros com uma pitada de modernidade. Esses objetos são ideais para quartos e banheiros, mas também podem recepcionar bem se colocados na sala ou cozinha.
A lista de modelos se estende também aos pendentes aramados com metal, vidro ou madeira.
Melhores ambientes para usar pendente na decoração
Os pendentes podem estar por toda casa. Na sala de jantar eles podem ser estrategicamente posicionados sobre a mesa de jantar para oferecer uma iluminação indireta e mais aconchegante.
A cozinha também é uma excelente alternativa, em especial quando possui ilha, no estilo americana, ou bancada, como no caso da foto abaixo.
Nela, o pendente de estilo industrial complementa a cozinha revestida com o revestimento Ondina Cinza, da linha Ondina. Devido ao espaço, é ideal que os pendentes tenham, no máximo, 30 centímetros de altura.
Os pendentes industriais aplicados na bancada da cozinha trazem um ar de modernidade e funcionalidade ao ambiente. Na parede, combinação com revestimento Ondina Cinza, da linha Ondina.
No quarto eles podem ser usados sobre as mesas de cabeceira, fazendo a função de abajur, enquanto no escritório ficam bacanas cumprindo a função das luzes de mesa.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre os pendentes, é só escolher o seu modelo preferido e o ambiente onde você deseja instalá-lo.
Quer saber como explorar mais a iluminação? Confira onde é possível usar a iluminação de LED na decoração de casa.