Cuidados ao entrar em casa: deixe o coronavírus do lado de fora
Dicas PointerA pandemia do coronavírus segue fazendo parte de nosso dia a dia, com um novo normal que nem é mais tão novo assim. Entre as mudanças na rotina, a necessidade do uso de máscara e álcool em gel como grandes aliados. Cuidados ao entrar em casa também precisam ser adotados para evitar que o vírus continue do lado de fora. Afinal, o que mais queremos é nos proteger e também garantir a saúde de nossos familiares. Mas, como fazer isso da forma correta?
Enquanto seguimos aguardando a vacinação, é preciso manter os cuidados sanitários. Enquanto as ruas representam um ambiente contaminado, a casa segue como o símbolo do refúgio confortável e seguro. Por isso, separamos alguns cuidados básicos que devem ser adotados na sua rotina para evitar que o vírus entre em sua residência. São ações práticas que não exigem grandes investimentos, mas promovem ações eficientes de combate à Covid-19.
Hall de entrada
O hall de entrada precisa funcionar como um ponto de parada para quem chega da rua. Chaves e carteiras, por exemplo, não devem passar deste local da casa. Este espaço também servirá para tirar os calçados e até mesmo a troca de roupa, evitando que o vírus circule pela residência. Um banco ou cadeira podem ser essenciais para a montagem deste ambiente, permitindo que a pessoa tenha onde sentar ou, minimamente, apoiar-se. De preferência, revestimentos cerâmicos, que são bacteriostáticos e garantem a higiene.
Calçados
Se possível, deixe os calçados em frente a porta
O ideal é deixar os calçados no lado de fora, em frente à porta, pois eles podem carregar a Covid-19. Limitações físicas ou restrições de condomínios, porém, podem inviabilizar este hábito. Neste caso, avalie a necessidade de comprar uma sapateira que não ocupe tanto espaço no hall e organize sapatos, tênis, chinelos, rasteirinhas e outros tipos de calçados. O importante é se lembrar que acabaram os tempos em que se desfilava pela casa com o tênis usado na rua. Outra opção é retirar o calçado logo na entrada, levando na sequência até o local onde ficará guardado. Lembre-se de lavar as mãos na sequência. Essa é a próxima dica.
Lavar as mãos
Assim que entrar em casa, o primeiro passo é lavar as mãos na torneira mais próxima, seja lavabo, banheiro, cozinha ou área de serviço, com seus tradicionais tanques. A combinação de água com sabão é a mais eficaz na luta contra o coronavírus. O médicos infectologistas chegam a recomendar que esse processo de lavagem dure aproximadamente 20 segundos (basta contar até 20 de modo pausado para se chegar ao tempo necessário).
Banho
Banheiro com C-Motion Grey no piso e E-Motion na parede. Deixe as roupas em um cesto e tome um banho assim que chegar da rua
De preferência, tire a roupa que veio da rua, coloque-a em um cesto e tome um banho completo, inclusive lavando o cabelo. Se houver um local para deixar as roupas no hall de entrada ou logo na área de serviço, melhor ainda. Isso evita que calças, bermudas, camisetas e outras peças carreguem o vírus para seu sofá, cama ou até mesmo o banheiro.
Kit higiene
Mantenha sempre toalhas limpas e sabonetes à disposição, inclusive para eventuais convidados. Hoje em dia, receber bem as pessoas ganhou um novo significado, prevendo atitudes necessárias ao nosso novo normal, como álcool em gel à disposição na entrada de casa e um mínimo de infraestrutura para não relaxar na luta contra o coronavírus.
Limpeza
Lembre-se de higienizar as superfícies que você encostou assim que chegou da rua
Limpe as superfícies em que encostou desde o momento em que chegou em casa até a entrada no box para tomar banho. Esse cuidado engloba também as maçanetas das portas. Deixar a limpeza constante de lado pode ser tão ruim quanto sair na rua sem máscara.
Compras
Ibérica Natural: higienize as embalagens antes de colocar na dispensa e lave as verduras
Higienize todos os objetos trazidos da rua. O conselho engloba desde bolsa, telefone celular e chaves até compras e encomendas. Basta uma borrifada de álcool 70% ou lavar com água e detergente. Fazendo isso, evita-se que a Covid-19 chegue à sua família por meio de embalagens de produtos comprados em mercados ou farmácias.
No caso dos celulares, recomenda-se a utilização do álcool isopropílico. Com relação aos alimentos, é bom lembrar que frutas, hortaliças, verduras e legumes precisam ser lavados em água corrente e, em seguida, mergulhados em uma solução com uma colher de sopa de água sanitária e um litro de água. Deixe esta mistura agir por cerca de dez minutos, lavando os alimentos na sequência.
Revestimento
Se você for construir ou reformar a casa, uma dica de ouro: aposte em revestimentos cerâmicos. Afinal, são produtos bacteriostáticos. Por isso, evitam a proliferação de vírus e bactérias. Também são resistentes e fáceis de limpar, bastando um pano em mãos e o produto de limpeza. São conhecidos como o revestimento do futuro.
Além disso, representam com perfeição matérias-primas como mármore, madeira, pedra, concreto, oferecendo uma grande variedade de opções para todos os gostos e estilos. Evolução da cerâmica, o Supercerâmico oferece um ótimo custo-benefício. Produto exclusivo da Pointer, trabalha com os desejados grandes formatos, promovendo a sensação de amplitude nos ambientes. Para conhecer os detalhes, acesse.
E fora de casa?
Além das medidas necessárias para manter a casa protegida contra a entrada do vírus, outras ações devem ser adotadas para evitar o contágio. Durante essa fase já foi possível perceber que a residência é um refúgio para abrigar toda a família, unindo ainda mais a todos. Por isso, evite ir para a rua. Caso seja necessário, usar a máscara é obrigatório. Preste atenção no uso correto do acessório, que precisa cobrir o nariz e a boca.
É indicado ainda carregar um frasco com álcool em gel para higienizar as mãos sempre que necessário. Pegou algum produto em uma loja ou supermercado, por exemplo? Então, use o produto. Além disso, evite mexer nos olhos e no nariz. O vírus segue por aí. Portanto, não relaxe e mantenha os cuidados ao entrar em casa, assim como as medidas necessárias na rua.