Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Violeta Very Peri é a cor do ano para 2022

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Todo fim de ano, a Pantone, empresa líder do setor de cores, anuncia a cor tendência do ano seguinte. Para 2022, a escolhida foi um violeta batizado de Very Peri. Pela primeira vez, a marca desenvolveu uma cor exclusiva como tendência – esse tom de violeta ainda não existia na paleta Pantone.

Em 2021, a cor do ano da Pantone foi, na verdade, uma dupla de cores: cinza e amarelo, representando força e otimismo. Com certeza é uma combinação que vemos muito na decoração.

O mesmo deve acontecer com Very Peri, uma tonalidade que aparecerá cada vez mais na moda, no design, na arte e também na decoração, em 2022 e nos próximos anos. Inclusive, o violeta já é tendência agora em 2021 – pode começar a usar à vontade! 

Cor do ano: Very Peri

O violeta Very Peri é uma espécie de azul com fundo avermelhado, que representa o sentimento de transformação. Afinal, depois do de isolamento causado pela pandemia, nossas noções e padrões estão se modificando. 

A cor do ano também representa confiança, despreocupação, curiosidade, ousadia, criatividade e coletividade. O digital rompeu o limite da realidade, abrindo portas para um mundo virtual e dinâmico, onde podemos explorar e criar novas cores e possibilidades. 

Very Peri está ligada ao mundo gamer, à expansão da popularidade do metaverso e à crescente comunidade artística do espaço digital. Ilustra a fusão da vida real com o mundo digital. A cor do ano está intimamente ligada à inovação tecnológica que marca nossa sociedade atualmente, após o avanço digital trazido pela pandemia.

Contemporaneidade, inovação, transformação, fantasia, futuro e sonhos. Very Peri tem tudo a ver com a necessidade de fuga da realidade que estamos vivendo, com uma forte presença da tecnologia.

Inclusive, essa tendência já havia sido detectado pelo Trend Book da Portobello Grupo, do qual a Pointer faz parte. Chamamos de Soft Tech, que significa algo como “tecnologia leve”, para descrever essa nova realidade híbrida entre digital e presencial. E essa tendência comportamental se manifesta esteticamente em cores futuristas e lúdicas, como roxo, azul e tons metálicos.

No entanto, Very Peri também remete à natureza. Peri é uma referência a periwinkle, uma erva que no Brasil chamamos de murta ou pervinca. Suas flores têm cores entre azul lavanda, roxo e roxo pastel. Podemos pensar na própria flor da violeta, mais comum por aqui.

Se em 2021, a Pantone foi criticada por uma combinação óbvia de cinza e amarelo, em 2022, a marca se reinventou e trouxe uma cor do ano completamente nova para o mercado. Confirmamos que é tendência!

Como usar a Very Peri na decoração

Apesar de ser uma cor mais ousada, Very Peri deve, sim, aparecer cada vez mais na decoração. E não se preocupe: embora intensa, a cor também transmite calma. Veja a seguir alguns revestimentos da Pointer com a cor do ano, aplicados em ambientes equilibrados, belos e aconchegantes.

Estilo retrô dos ladrilhos hidráulicos

Uma boa ideia de onde usar Very Peri em casa é nos ladrilhos hidráulicos. Esse tipo de revestimento tradicionalmente é colorido e costuma apresentar tons de violeta e azul. A Pointer traz essa estética em Urbana Retrô Mix

Urbana Retrô Mix traz a estética dos ladrilhos hidráulicos, em um mix de cores que inclui violeta

O revestimento não é inteiro violeta, mas sim apresenta um mix de cores. Assim, a cor do ano é presente, mas não intensa. Uma boa maneira de trazer tendência para a decoração, mas de forma equilibrada. Urbana Retrô Mix pode revestir pisos e paredes.

Os ladrilhos hidráulicos – e Urbana Retrô Mix, por consequência, são muito usados em cozinhas e copas, ambientes que combinam com o estilo retrô e pedem por cor.

Delicadeza em azulejos decorados

Outro revestimento estampado que traz a cor Very Peri é Blossom Violet, da linha Decora Design. Essa superfície traz azulejos com delicadas estampas de flores. Alguns deles são mais neutros, em tons de bege e cinza, destacando ainda mais o violeta.

O tom sobre tom de violeta com azul com Blossom Violet, da linha Decora Design na parede e Zeppelin Navy no piso

Uma ótima escolha para paredes de cozinhas, mas também de banheiros ou varandas. Para um resultado ainda mais azulado, é possível combinar com o piso Zeppelin Navy

Se você quer entrar na tendência da cor do ano de maneira mais discreta, combine Blossom Violet, da linha Decora Design, com Zeppelin Beige

Porém, caso deseje um ambiente mais neutro, é possível combinar Blossom Violet com Zeppelin Beige, criando um piso bege e claro. Os azulejos beges de Blossom Violet combinam perfeitamente com essa cor do Zeppelin – a coleção Match! é justamente pensada que os revestimentos combinem entre si.

O maximalista mármore azulado

Porém, talvez o revestimento Pointer que melhor traz a cor do ano Very Peri seja Cantabria Azul, da linha Clássica. Ele traz um mármore azulado. Sim, é isso mesmo, um mármore azul, bastante exótico. É inspirado em um quartzito raro encontrado na Espanha.

Os tons neutros combinam perfeitamente com o azulado do Very Peri, como essa sala com Cantabria Azul, da linha Clássica

É um revestimento com vocação para ser protagonista da decoração. Com certeza entra em um estilo maximalista, de quem não tem medo de ousar. Também traz um certo ar futurista e remete ao mercado luxo. 

A quem escolhe Cantabria Azul, recomendamos que todo o resto da decoração seja branco ou bege, deixando o piso azulado brilhar e colorir sozinho. Falando em brilho, ele traz o Brilho Cristal do acabamento polido, reforçando ainda mais a sofisticação do mármore.

E aí, gostou de conhecer mais sobre o violeta Very Peri, a cor do ano de 2022? Acesse o site da Pointer e descubra mais tendências da decoração, arquitetura e design.