Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Tipos de chuveiro e outras dicas para o banheiro

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Além da higienização, o banho também é fundamental para o relaxamento. Por isso, conhecer diferentes tipos de chuveiro não ajuda apenas na economia de energia ou água, por exemplo, mas também para escolher qual o mais adequado à sua rotina e hábitos de limpeza. 

Se você vai fazer uma reforma no banheiro, veio ao lugar certo. Neste post, vamos te explicar quais os principais tipos de chuveiro e como escolher o modelo ideal para sua casa. Confira! 

Quais são os tipos de chuveiro mais comuns? 

Elétrico, a gás, eletrônico… Há uma série de tipos de chuveiro no mercado (foto: Alexander Fire/Unsplash) 

Antes de fazer a compra, é essencial conhecer o que o mercado oferece e qual aparelho se adequa às suas necessidades. Veja quais tipos de chuveiro são mais comuns nas casas brasileiras: 

Ducha 

É provável que o mais popular entre os tipos de chuveiro seja a ducha. Afinal, é consideravelmente mais em conta, economiza energia elétrica (principalmente as duchas frias), tem diferentes tipos de temperatura e é mais fácil de instalar. 

A diferença entre a ducha e o chuveiro elétrico tradicional fica justamente na instalação. Enquanto o chuveiro elétrico precisa que o banheiro tenha pontos de água e de energia para alimentar sua resistência, a ducha exige somente a conexão com a saída de água. Para que a água seja aquecida, porém, sua residência precisa ter um sistema próprio de aquecimento. 

Outra característica é que o aparelho conta com um sistema de pressão para deixar o jato mais concentrado. Dependendo do modelo, é possível direcionar a queda da água. 

A ducha costuma vir com pelo menos três tipos de temperatura e é mais indicado para residências que contam com alta pressão de água. 

Chuveiro pressurizado 

Também chamado de turbo, o chuveiro pressurizado leva esse nome por contar com um sistema de pressurização — que pode ser interno ou conectado à tubulação. Assim, ele consegue oferecer um fluxo de água mais forte e constante.  

Chuveiro elétrico 

O chuveiro elétrico pode ter espalhador menor, que proporciona jato mais concentrado (foto: PxHere) 

Outro chuveiro comum nos lares brasileiros é o elétrico. Costuma ter 3 ou 4 tipos de temperatura e regulagem no topo do aparelho, assim como ocorre com as duchas. Pode ser fixado no cano ou diretamente na parede.  

O chuveiro elétrico também não necessita de muitas mudanças na tubulação para sua instalação. Porém, é um pouco mais complexa que a da ducha.  

O modelo, assim como a ducha, conta com uma resistência elétrica que auxilia no aquecimento da água conforme a temperatura selecionada pelo usuário. Cada opção de temperatura conta com uma resistência para seu aquecimento. 

Chuveiro eletrônico 

Ué, mas chuveiro elétrico e eletrônico não deveriam ser a mesma coisa? Assim como as opções citadas, o chuveiro eletrônico não deixa de ser também um chuveiro elétrico, mas com inovações tecnológicas. Aqui, o usuário pode escolher entre até 10 temperaturas de água. 

Diferentemente dos outros tipos de chuveiro, você pode controlar a temperatura com o aparelho ligado sem ter o risco de levar choque ou de queimá-lo. Sua haste integrada permite o ajuste sem sustos.  

Chuveiro a gás 

O chuveiro eletônico traz mais possibilidades de temperatura no banho (foto: Max Vakhtbovycn/Pexels) 

Entre os diferentes tipos de chuveiro, o modelo a gás exige um preparo maior para sua instalação. É necessário que a residência tenha um ponto de gás, tubulações térmicas e um aquecedor de passagem de gás. Contudo, traz benefícios em longo prazo: como não utiliza energia elétrica para aquecer a água, traz economia na conta de luz e oferece um banho quente até quando há uma queda de eletricidade na região. 

Outra vantagem é que o chuveiro a gás traz mais conforto por proporcionar maior vazão de água. Mas pode aumentar a conta, já que gasta mais água e demora mais para aquecer. 

Chuveiro digital 

A grande diferença do chuveiro digital é que ele permite que você coloque a temperatura exata, em graus, da água do sue banho. Além disso, conta com um visor que permite visualizar a temperatura, além do consumo de água e de energia. Também pode ser instalado em diferentes tipos de aquecimento, o que traz mais facilidade ao consumidor. 

O aparelho digital traz muita tecnologia: você pode ter pressurizador, visor digital com controle remoto e até ouvir música com ele. 

Chuveiro híbrido 

Também econômico, o chuveiro híbrido conta com diferentes sistemas para aquecer a água. É uma ótima opção para quem tem painéis solares, pois ele é compatível com a tecnologia.  

O chuveiro híbrido pode ser aquecido a gás, energia elétrica ou solar, mas as tecnologias se misturam. Por exemplo: ao ligá-lo, á agua é aquecida pela resistência elétrica, mas se mantém na temperatura desejada por meio do aquecedor solar. 

Como escolher o chuveiro ideal para seu banheiro? 

Antes de escolher o chuveiro, é fundamental considerar os gastos envolvidos além da compra do modelo (Foto: Chandler Cruttenden/Unsplash) 

Temperatura 

Quem tem aparelhos mais simples costuma sofrer um certo problema de temperatura em dias de temperatura amena: enquanto a água morna está muito quente, a fria está gelada! Por mais que tenham um custo maior na hora da compra, chuveiros com mais opções de temperatura oferecem um banho mais agradável. 

Contas de luz e água 

O chuveiro com pressurizador costuma ter um gasto maior de energia elétrica, pois conta com dois aparelhos em um: o chuveiro e o pressurizador. Porém, o banho fica mais gostoso por ter um jato de água mais intenso. Então, vale avaliar se o conforto compensa o gasto e, claro, fechar a torneira enquanto estiver usando o sabonete ou o shampoo. 

O chuveiro a gás gasta mais água por demorar a esquentar, mas economiza por não precisar de energia elétrica. 

Espalhador 

Chuveiros com espalhador (peça com orifícios por onde sai a água) mais largo molham o corpo todo de uma vez só, mas os modelos com design concentrado evitam o desperdício de água. 

O espalhador pequeno, aliás, costuma ser indicado para locais de baixa pressão de água, pois costuma intensificá-la. 

Potência 

Medida em Watts (W), a potência é a capacidade de cada um dos tipos de chuveiro em aquecer a água em um período. Quanto maior a potência, mais temperaturas ele oferece — mas também consome mais energia elétrica. 

Os chuveiros mais comuns costumam ter 5500 W, 6800 W, 7500 W e 7800 W. 

Um chuveiro pode oferecer diferentes tipos de jato (foto: PxHere) 

Tipo de jato 

Além do espalhador, das temperaturas e do design do chuveiro em si, os tipos de jato também costumam variar. Podem ir desde o tradicional até o estilo massageador. Caso deseje uma experiência diferente durante o banho, vale pensar em um modelo com diferentes tipos de jato. 

Pronto para trocar seu chuveiro? E para continuar no assunto, veja agora 10 pontos a considerar na hora de fazer uma reforma de banheiro!