Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Dicas para evitar ou eliminar o mau cheiro do banheiro e do ralo

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Não há nada mais desagradável do que limpar o seu banheiro, deixar piso e parede brilhando, mas o mau cheiro do banheiro continuar. Isso costuma acontecer pelo ralo, mas há outros fatores que também deixam um odor desagradável no cômodo. 

Neste post, você confere dicas imperdíveis para eliminar o mau cheiro do banheiro e de outros ralos que possam ter na sua casa. Confira! 

O que faz com que o banheiro fique com mau cheiro no ralo? 

Banheiro com espelho na parede e revestimento Quasar Sol, da linha Quasar; no piso, Over Cement Snow, da linha Over Cement 

O odor desagradável é fruto da decomposição dos resquícios de sujeira que se acumulam no ralo. E isso é normal; afinal, quando tomamos banho caem cabelos, pedaços de sabonete, rótulos de algum produto utilizado e papel higiênico, por exemplo. Se a água é escoada diretamente pela tubulação, as chances de que isso aconteça diminuem consideravelmente.  

O problema acontece quando esse resíduos permanecem por lá, obstruindo a passagem da água. Dessa forma, os microrganismos têm um ambiente ideal para proliferarem, causando o mau cheiro do banheiro. 

Como tirar o mau cheiro do banheiro e do ralo? 

Veja o que fazer para manter o banheiro sempre cheiroso: 

1. Limpeza regular 

A dica mais importante para eliminar o mau cheiro do banheiro é a limpeza regular, feita pelo menos uma vez ao mês. Você pode fazer essa higienização de diferentes formas:  

  • use desinfetante: se o ralo estiver muito sujo, vale usar também uma escova de cabo longo. Depois, é só despejar água quente; 
  • jogue 1/2 xícara de bicarbonato de sódio no ralo e, depois, 1 xícara de vinagre branco com 1/2 suco de limão. Aguarde 10 minutos e faça o enxágue com água quente. 

2. Sifões 

O sifão evita que o mau cheiro volte ao banheiro (foto: Chastity Cortijo/Unsplash

O sifão é uma solução hidráulica, feita de plástico ou metal, que envia água de um dispositivo mais alto a outro. Existem diferentes tipos, mas os mais comuns são os sanfonados. Na pia, além de levar a água diretamente para o esgoto, ele também evita que o mau cheiro retorne.  

Para que isso aconteça, é preciso que o sifão seja instalado corretamente numa curva em \”S\”, que cria um fecho hídrico capaz de impedir que o mau cheiro suba.  

O sifão também precisa ser limpo mensalmente. Para isso, desacople-o e o mergulhe em uma bacia com água limpa e detergente. 

3. Sistema de fechamento 

No piso, cerâmica Neo Cimento Branco, da linha Cimento, traz a impressão de banheiro mais limpo 

Além da limpeza, outro fator que ajuda a não ter de lidar com o mau cheiro do banheiro é um ralo com sistema de fechamento, ou seja, com uma pequena válvula capaz de fechá-lo quando ninguém estiver no banho. 

4. Fios de cabelo 

Se você tem cabelo comprido, sabe que o banho é um festival de fios soltos pelo boxe. Ao notá-los, não deixe que cheguem até o ralo. Você pode até deixar para abrir a válvula do ralo apenas no final do banho, facilitando a retirada dos fios. 

Viu como não é difícil eliminar o mau cheiro do banheiro e do ralo? E se você vai fazer uma obra em casa e deseja trocar essa parte específica, conheça os prós e contras do ralo linear!