Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

6 tipos de cerâmica que nunca saem de moda

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Um revestimento é também um investimento. Quando você conhece os diferentes tipos de cerâmica, consegue adquirir aquele que tem mais a ver com seu gosto. Consequentemente, revestirá sua casa por décadas.  

Com tantas opções no mercado — e, claro, na Pointer —, fica até difícil de escolher. Mas não se preocupe. Neste post, vamos te mostrar 6 tipos de cerâmica que são clássicos. Mesmo com diferenciais em sua superfície, eles conseguem superar as tendências de moda e continuar atemporais. Confira! 

6 tipos de cerâmica atemporais

Veja modelos de revestimento cerâmicos que se tornaram clássicos: 

1. Cerâmica cinza 

cerâmica cinza

Pietra Valencia Gris, da linha Classica, une dois clássicos (a cor cinza e o mármore) para reproduzir uma superfície única 

Os tipos de cerâmica sem erro são, majoritariamente, de cores neutras. A cerâmica cinza traz um tom neutro com a durabilidade e a beleza que só um bom revestimento proporcionam. 

Pietra Valencia Gris reproduz o mármore de um jeito único, muito superior ao que costumamos ver em revestimentos. 

tipos de cerâmica

Over Cement Sage, da linha Over Cement, pode ter acabamento mate ou EXT 

Para quem deseja algo mais semelhante ao concreto, o revestimento Over Cement Sage, da linha Over Cement, consegue reproduzir precisamente essa superfície. 

Ele conta tanto com acabamento mate quanto EXT, indicado para ambientes externos e com mais contato com a água, pois tem maior atrito. 

2. Cerâmica branca 

cerâmica branca

Hippie Wood Pure, da linha Decora Design, tem relevo e é ideal para ambientes mais minimalistas 

A cor pode até sugerir algo básico demais, mas os tipos de cerâmica branca não ficam apenas no tradicional revestimento liso ou marmorizado. 

Em Hippie Wood Pure, da linha Decora Design, vemos desenhos em alto relevo que trazem um ar mais moderno a qualquer ambiente. Perfeito para paredes, ele é um revestimento atemporal. Apesar dos desenhos, o tom sóbrio não deixa a superfície muito chamativa. 

O acabamento é inusitado: brilho nos desenhos em relevo e base mate.   

tipos de cerâmica

Bianco Apuano, da linha Select é mármore branco atemporal para revestir pisos

Para quem não abre mão do mármore, também é possível usar a cerâmica como piso nesse estilo. 

Bianco Apuano, da linha Select, traz veios mais claros, que se mesclam ao fundo branco. Seu acabamento polido, que deixa o piso brilhante, é ideal para ambientes internos e secos, como o quarto e a sala. 

3. Cerâmica bege 

cerâmica bege

Catavento Pitanga, da linha Decora Design, traz o bege em tonalidades diferentes 

Para quem deseja algo ainda mais clássico, a cerâmica bege é ainda mais simples de combinar. Apesar de clara, ela é mais fácil de limpar e combinar do que o tradicional branco. 

tipos de cerâmica

Revestimento Ondina Bege, da linha Ondina, traz um charme diferente ao banheiro 

Ondina Bege, da linha Ondina, traz um tom de bege claro que amplia visualmente o ambiente e o deixa mais fresco. Sua superfície com riscos paralelos remete às madeiras ripadas das casas japonesas. No exemplo acima, o banheiro ficou com cara de spa particular. 

4. Cerâmica amadeirada 

cerâmica amadeirada

Iberica Design, da linha Iberica, reproduz fielmente a madeira de cor clara 

A madeira é eterna! Traz ar de casa de campo e até de praia, mas também é uma ótima pedida para ambientes frios, já que é capaz de oferecer conforto térmico em diferentes temperaturas. 

Como é de se imaginar, ela tem suas limitações. Precisa ser de lei e estar envernizada para proporcionar toda a proteção e segurança que um revestimento deve ter.  

Para quem deseja mais praticidade e sustentabilidade, um dos tipos de cerâmica mais adequados é justamente o que reproduz madeira. O formato 20 x 120 cm do Supercerâmico Iberica Design, da linha Iberica, traz a sensação de um piso formado por grandes ripas de madeira.  

tipos de cerâmica

Para quem gosta de madeira mais escura, uma ótima opção é Avelana Castanho, da linha Mediterranea 

Avelana Castanho, da linha Mediterranea, reproduz uma madeira mais escura, que remete às tradicionais casas de campo. 

Por remeter a uma matéria-prima natural, este modelo combina com o piso cerâmico reproduzindo pedra — Sambaqui, da linha Lazer — e com as plantas, deixando o ambiente com um ar mais natural. 

5. Cerâmica marmorizada 

tipos de cerâmica

Vizcaya, da linha Classica, reproduz o mármore negro com veios acobreados 

Se o mármore tradicional já é de alto custo, imagine o mármore negro. Vizcaya, da linha Classica, reproduz em cerâmica a matéria-prima com alto grau de precisão e beleza, além de excelente custo-benefício — e isso com todas as vantagens que só o revestimento cerâmico proporciona. 

A cerâmica negra é uma ótima alternativa para quem deseja inovar em casa. O banheiro all black já é um clássico, mas você também pode utilizar uma das paredes da sala com o revestimento. 

cerâmica que reproduz mármore

Bianco Gioia, da linha Classica, reproduz o tradicional mármore branco 

Já para quem gosta de um estilo mais tradicional, o Bianco Gioia, da linha Classica, reproduz fielmente a superfície de um mármore branco. E esse é um dos tipos de cerâmica atemporais, já que são versáteis, neutras e facilmente combináveis. 

6. Cerâmica estilo terrazzo veneziano 

cerâmica estilo terrazzo veneziano

San Marco Grigio, da linha Lazer, deixa o jardim mais charmoso e contemporâneo 

O terrazzo veneziano é um tipo de superfície que já se tornou um clássico das casas brasileiras. Formado por rochas, mármore, cimento e cal, o revestimento superou o passar do tempo — há variações que datam da Grécia Antiga. 

Hoje, além da parte estética, é uma escolha certa por sua durabilidade e sustentabilidade, pois não deixa de ser um reaproveitamento de outros materiais. 

No exemplo acima, vemos o revestimento Marco Grigio, da linha Lazer. Seu acabamento externo aumenta o atrito e tem resistência ao escorregamento. Por isso, é ideal para ambientes externos e com muito contato com a umidade. 

tipos de cerâmica

Spark Blush, da linha Spark, traz o terrazzo veneziano em tom terracota 

Já o revestimento Spark Blush, da linha Spark, surge com uma referência mais discreta aos famosos chãos de caco, populares até a década de 1990. A cor terracota aqui aparece mais leve, enquanto os resíduos estão mais homogêneos.  

Gostou de conhecer mais sobre diferentes tipos de cerâmica? Que tal então usar o simulador de ambientes da Pointer para ver como cada uma delas vai ficar na sua casa?