Você mal piscou e um novo ano já chegou! Aqui no blog da Pointer, não deixaríamos de falar sobre as tendências de arquitetura e decoração para 2024 — aquilo que você vai ver com mais frequência nas revistas de decoração, feiras internacionais e novos projetos dos grandes escritórios do ramo.
Para os novos arquitetos, é uma oportunidade de oferecer novas possibilidades para os clientes; já para o consumidor final, é a chance de ter um norte sobre o que fazer numa reforma, por exemplo.
Confira agora o que nos aguarda nos segmentos de arquitetura e decoração para 2024.
Quais as tendências na arquitetura e decoração para 2024?
Veja o que vai estar ou continuar em alta nos próximos 12 meses:
Nostalgia
O rosa antigo e a madeira trazem o ar vintage ao cômodo. Na imagem temos parede revestida com Punti Rose da linha Decora Design e no piso Habitat Castanho da linha Tropicalia.
Uma tendência surgida em 2020 e que se mantém em 2024 é o apego ao passado. A nostalgia funciona como um \”lugar seguro\” onde fomos felizes — algo que, para muitas pessoas, foi fundamental para enfrentar com saúde mental o período pandêmico.
Em momentos de tensão e incerteza, a nostalgia funciona como um bálsamo, um momento de autocuidado e bem-estar. Na casa, isso se reflete em cores mais claras e que carreguem um ar vintage, como o rosa antigo ou acinzentado, branco, bege, marfim e marrom.
Móveis de madeira de lei, clássicos pelo desenho atemporal e por sua durabilidade, também estarão em alta. Dê preferência à madeira desenhada, característica da arquitetura brasileira.
Sustentabilidade
Tanto a madeira certificada quanto a cerâmica são sustentáveis. No exemplo, piso revestido com Cantabria Gris, da linha Classica
Toda compra que fazemos impacta o planeta, e isso inclui objetos, móveis e até reformas da casa. Por isso, uma das tendências na arquitetura e decoração para 2024 é justamente a sustentabilidade — que vai desde o enfeite artesanal da sua mesinha até o revestimento para toda a residência.
Madeira de origem certificada, por exemplo, garante que você adquiriu um móvel originado de florestas com manejo apropriado, que cumpre requisitos ambientais. E o revestimento cerâmico tem muito menos impacto, já que a extração de argila, matéria-prima do revestimento, exige muito menos da jazida e, portanto, ela é recuperada com mais rapidez e eficácia. A cerâmica também tem alta durabilidade, resistência e é reciclável.
Vintage e retrô
O vintage consegue unir as duas tendências anteriores, já que traz o reuso (sustentabilidade) de uma peça de mais de 40 anos (nostalgia) — embora um móvel da década de 1990 também já esteja caminhando para esse conceito.
Já o retrô é um móvel ou eletrodoméstico produzido atualmente, mas com um design que remete a décadas anteriores. Bons exemplos são geladeiras, batedeiras e liquidificadores inspirados no design futurista das décadas de 1950 e 1960, com cores vivas e formas extravagantes.
A casa não precisa ser um túnel do tempo. Aqui, a graça é misturar esses elementos antigos com outros mais novos, fazendo uma mistura que, apesar do contraste entre antigo e novo, seja bastante harmônica.
Se você quiser um cômodo para apostar mais na estética retrô/vintage, vá na cozinha. Vamos explicar melhor no tópico seguinte.
Cozinha kitsch
O revestimento Maggie, da linha Decora Design, deixa a cozinha mais alegre sem cair no \”brega\”
O conceito de kitsch é um tanto amplo mas, basicamente, é a mistura do exagerado com o colorido — ou seja, \”brega\”. Segundo o relatório Pinterest Predicts, que avalia o que pode ser tendência em 2024 com base nas pesquisas feitas no ano anterior, houve aumento nas buscas por termos como \”cozinha diferentona\” (160%), \”cozinha brega\” (75%), \”decoração eclética para cozinha\” (50%), \”cozinha em tons de verde\” (55%) e \”cozinha rosa retrô\” (40%).
Na prática, isso significaria revestimentos em tons pastel/bebê contrastando com móveis mais coloridos, além de muitos quadros, enfeites, vasos de plantas e, claro, o tradicional pinguim em cima da geladeira. A jarra de suco em formato de abacaxi também marca essa estética de um jeito bem brasileiro.
Móveis arredondados
As formas arredondadas são um convite ao aconchego e trazem a sensação de segurança, sem pontas que possam machucar. Como o bem-estar dentro de casa é uma macrotendência que influencia todas as outras tendências na arquitetura e decoração para 2024, ela também se aplica nos móveis.
O design mais arredondado também traz mais impressão de conforto. Portanto, sofás, poltronas e até mesmo estantes serão influenciados por esse formato.
Plantas
Plantas e móveis arredondados são duas tendências que permanecem em 2024. No piso, revestimento Mystic, da linha Select
Outra tendência que ganhou força em 2020 e permanece em 2024 é a de plantas dentro da residência. Uma parede verde ou um jardim interno pode ser difícil de manter, principalmente para quem tem casa ou apartamento pequeno. Contudo, vasos de plantas fáceis de cuidar podem ser espalhados por diversos locais da sua casa.
Outra ideia é um canteiro de temperos. Além de deixar a residência mais verde, suas refeições vão ficar mais interessantes.
Cantinho do café
Se você faz home office, sabe que, se não separar bem seu espaço de trabalho, toda a casa vai virar um escritório. Seguindo a mesma lógica, é possível ter um cantinho apenas para o descanso — onde você pode se sentar, receber os amigos e tomar aquele café recém-passado.
Uma das tendências na arquitetura e decoração para 2024 observadas pelo Pinterest Predicts é justamente esse espaço do café — que pode ser um balcão com banquetas ao redor, como em uma cafeteria tradicional.
Apenas o termo \”Café aesthetic\” teve aumento de 820% nas buscas da plataforma, enquanto \”estilo de balcão de café\” contou com crescimento de 1.125%.
Móveis de alumínio
Outro interesse notado pelo Pinterest foi em metais no geral, principalmente no alumínio. Além da moda em si, o material aparece em torneiras, pias, lavatórios, portas e até móveis. Aqui, o mais interessante é mesclar com o estilo vintage na parte externa: estrutura metálica com encosto e assento acolchoados. Designs com arabescos deixam a mobília mais retrô e interessante.
Gostou de ficar por dentro de algumas das tendências de arquitetura e decoração para 2024? E para continuar no assunto, continue acompanhando nosso Blog!