Em constante renovação, a arquitetura é movida a tendências, que mudam a cada ano. Para 2021, as principais apostas dos especialistas são ambientes versáteis e prontos para receber confortavelmente as pessoas por mais tempo, que valorizem espaços abertos e agreguem ainda mais funcionalidade à residência.
Essa proposta é uma resposta ao atual cenário que vivemos. Afinal, a pandemia do coronavírus mudou a rotina das pessoas e, consequentemente, das moradias. Em muitos casos, o lar deixou de ser apenas um espaço para dormir, comer e, às vezes, relaxar. Agora, transformou-se também em escritório, área de lazer, academia e, em especial, refúgio em momentos de tensão.
As tendências não são simplesmente “achismos” estéticos criados pela imaginação de algumas pessoas que se consideram “entendidas” no assunto. Elas se formam a partir de necessidades impostas pela rotina de uma sociedade. Através de um olhar atento e criterioso, arquitetos e designers de interiores pesquisam e criam soluções para as diferentes situações apresentadas.
Como o mundo é dinâmico, essas tendências vivem em mutação. Até o coronavírus surpreender a todos, por exemplo, havia a valorização do comportamento nômade, com a rotina do dia a dia obrigando as pessoas a passar boa parte do tempo longe de casa. Isso acentuou na época a busca por imóveis compactos.
O ano de 2020, porém, virou tudo de ponta cabeça. Famílias que mal se reuniam ao longo da semana passaram a dividir intensamente os espaços da casa. Então, como conciliar as necessidades e particularidades de todos os moradores? É neste ponto que entra em ação o trabalho dos profissionais do setor.
Embaixadora do design democrático, a Pointer faz parte da Portobello Grupo, empresa que conta com uma equipe de designers especializada e altamente qualificada, focada em pesquisar tendências pelo mundo e traduzi-las em revestimentos no Brasil. São necessários meses de estudos, conversas, análises, projeções e testes para combinar o atual contexto social com os impactos provocados na decoração.
Com o trabalho intenso e contínuo realizado pelos principais especialistas do setor que atuam na Portobello Grupo, apresentamos com confiança e conhecimento de causa as tendências para 2021. São conceitos que se encaixam com perfeição nas exigências dos novos tempos ou, como virou moda falar, do “novo normal”.
Wellbeing
Com a flexibilização do trabalho e a permanência em casa cada vez maior, a residência voltou a atrair um olhar especial. Por causa da Covid-19, o lar se transformou no “porto seguro” das famílias, podendo até mesmo ser comparado com uma “fortaleza” para a proteção de todos.
Certamente, houve um reconhecimento de locais com propósito, versáteis e sustentáveis. Na macrotendência Wellbeing – que significa bem-estar – todos esses conceitos são lembrados, por meio da valorização de espaços anteriormente pouco explorados. Essa proposta se prolifera nas seguintes tendências:
Safe place (lugar seguro): a casa como espaço seguro, movida por sentimento de afeto e cuidado.
Comfy zone (zona de conforto): a residência como refúgio que conforta e estimula sentidos.
Flex house (casa flexível): espaços adaptáveis são essenciais em um cenário em constante transformação.
Chillhouse (casa para relaxar): a casa como templo para desacelerar, olhar para dentro e recordar o essencial.
Me Is We
As bases dessa macrotendência são os princípios, desejos e necessidades da geração Z, formada por pessoas nascidas entre a segunda metade dos anos 1990 até 2010. Por isso, essa macrotendência satisfaz as exigências de consumo, mas sem deixar de lado a valorização da consciência política e ambiental. Afinal, as pessoas que pertencem a esse grupo priorizam produtos desenvolvidos por empresas com crenças e princípios compatíveis a sua ideologia.
Ao carregar a bandeira do design democrático e realmente implementar práticas sustentáveis significativas, a Pointer sabe se comunicar com esse público. A macrotendência Me Is We – que significa eu somos nós – ressalta o consumo individual pensando no coletivo. Dentro dela, há quatro principais tendências, que afetam o mundo dos revestimentos cerâmicos:
Pure self (eu puro): as pessoas se entendendo como parte da natureza.
Do & share (faça e compartilhe): empresas compartilham seus bastidores como prova de que ética e responsabilidade são compromissos reais e não ficam só no discurso.
True stories (histórias reais): valorização das narrativas sinceras.
Memoir (memória): evocar memórias para construir o futuro, trabalhando com nostalgia e origens para criar valores.
Soft Tech
O home office funcionou tão bem para muitas pessoas que o escritório doméstico continuará a existir por um bom tempo. A casa atualmente exige uma maior interação com o mundo tecnológico e as novidades digitais. Essa necessidade, que ficou ainda mais clara durante a pandemia, vai além de espelhar novas tomadas pelos ambientes e de aprimorar a conexão com a internet.
Por isso, a macrotendência Soft Tech – que significa tecnologia suave – busca o aperfeiçoamento da vida humana. Como? Automatizando tarefas mecânicas e repetitivas e, consequentemente, liberando mais tempo para atividades que exigem raciocínio e criatividade. Ganham destaque nesse cenário as seguintes tendências:
Real virtual (virtual real): tecnologia como parte da vida, com a consequente normalização das experiências virtuais.
Maxi me (eu máximo): potencialização da personalização, com valorização da customização.
Dream escape (refúgio nos sonhos): utilizar o fantástico como válvula de escape.
Pure tech (tecnologia pura): novas tecnologias para um futuro sustentável.
Dica
Em sintonia com as constantes transformações que ocorrem na sociedade, a Pointer está sempre de olho nas novidades para oferecer revestimentos atualizados a seus clientes. Uma forma prática e, até mesmo, divertida de encaixar as tendências 2021 com o seu gosto é acessar o nosso Simulador de Ambientes. A ferramenta permite promover diversas combinações com os Supercerâmicos e cerâmicas da nossa coleção. Além disso, acompanhe dicas e as principais novidades sobre reforma e arquitetura em nosso blog.