Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Tamanho de piso: qual a diferença e o que significa?

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Decorar e reformar a casa estão entre as melhores formas de expressar a própria personalidade em determinado espaço. Uma nova pintura e alguns objetos são muito bem-vindos, mas existe algo que influencia bastante a qualidade do ambiente: o piso. Afinal, ele muda a percepção sobre o local.

Um aspecto bem importante a levar em conta na alteração do piso é o tamanho das peças usadas. Escolher pisos do tamanho certo não é uma ciência exata. Existem vários fatores, alguns objetivos e outros subjetivos, que determinam qual é o melhor para aquele contexto.

Para ajudá-lo a evitar problemas, trouxemos aqui 5 perguntas que você deve fazer ao escolher o tamanho de piso que pretende comprar. Acompanhe:

1. Qual é o tamanho do cômodo?

Essa pergunta envolve uma pequena questão de matemática. Digamos que seu quarto tenha 3m de largura. Se você escolher pisos de 1m, usará exatamente 3 deles, sem ter que fazer nenhum corte. Porém, se você comprar pisos de 70cm, terá que usar 4 inteiros e cortar mais 10cm para preencher o espaço que vai faltar.

Ou seja, o importante é escolher um tamanho de piso que se encaixe da melhor maneira possível nas dimensões do cômodo, para evitar o trabalho extra de corte. Isso economiza tempo, dinheiro e material.

2. A planta do local tem que formato?

Pisos geralmente são quadrados ou retangulares, mas o cômodo onde eles serão usados nem sempre é assim. Isso significa que, obrigatoriamente, os dois ficarão desalinhados em pelo menos uma das paredes. Mais uma vez, será necessário fazer alguns cortes.

Uma forma de evitar problemas é escolher um piso menor, mais fácil de cortar e encaixar. Em alguns casos, são utilizados pisos de 1cm x 1cm, chamados de pastilhas. O espaço entre eles é facilmente preenchido pelo rejunte, o que evita completamente os cortes.

3. O quão rápido precisa ser o serviço?

O tamanho de piso escolhido muda consideravelmente o tempo de trabalho necessário. Você pretende ter tudo pronto no mesmo dia ou pode esperar uma semana? Pisos maiores, no geral, consomem menos tempo de trabalho, mas exigem mais cortes para encaixar no cômodo. Pastilhas deixam o ambiente com uma textura muito bonita, mas cada pecinha deve ser colocada com todo o cuidado. Equilibrar os dois lados pode ser um pouco complicado, então não se apresse em analisar o que deseja.

4. Qual é a finalidade do local?

O tamanho de piso também influencia a funcionalidade do espaço. Em banheiros, por exemplo, deve haver um desnível em direção aos ralos para que a água escorra corretamente. Se forem usados pisos muito grandes, será mais difícil criar esse relevo. Se forem muito pequenos, é provável que haja irregularidades na superfície.

5. Que tipo de decoração quero usar?

Por fim, o design do ambiente também deve ser refletir na escolha. Pisos retangulares costumam criar uma estética interessante para ambientes mobiliados e sem tapetes, como salas e quartos. Mosaicos feitos com pastilhas combinam mais com a cozinha e com o banheiro.

Agora que você já sabe o que se perguntar ao procurar pelo tamanho de piso ideal, pode pesquisar sem dificuldades. Quer continuar recebendo nossos conteúdos? Então curta nossa página no Facebook, siga nosso Instagram e fique sempre por dentro das novidades.