Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Revestimentos em áreas externas: como evitar manchas, desbotamento e mofo

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Os revestimentos em áreas externas são essenciais para garantir beleza, durabilidade e proteção às superfícies expostas ao clima.

Seja na fachada, no quintal, na varanda ou na área da piscina, a escolha do material certo e os cuidados de manutenção fazem toda a diferença para manter a aparência e a funcionalidade por muitos anos.

Pensando nisso, reunimos dicas práticas para preservar os revestimentos externos, que você confere a seguir!

1. Escolha revestimentos resistentes em áreas externas

área externa com piscina e revestimento cerâmico

Área externa tem piso Forum, da linha Imperiale, e parede Matera, da linha Matera

O primeiro passo para garantir a durabilidade dos revestimentos em áreas externas é escolher materiais resistentes.

As cerâmicas da Pointer, por exemplo, são desenvolvidas com tecnologias que oferecem maior resistência às intempéries, abrasão e variações térmicas, que são características indispensáveis para áreas expostas ao tempo. Além disso, os modelos têm baixa absorção de água, evitando manchas.

Para o piso, os revestimentos em áreas externas precisam ter características que evitam o escorregamento, sobretudo se o espaço não for coberto. Sendo assim, verifique a indicação de uso do fabricante.

2. Faça a impermeabilização adequada das superfícies

Mesmo os revestimentos para áreas externas mais resistentes precisam de uma impermeabilização correta para evitar infiltrações e o aparecimento de mofo, bolor ou manchas escuras.

Portanto, antes da instalação, verifique se a base da parede ou do piso está protegida com produtos impermeabilizantes. Especialmente em áreas como fachadas e muros.

A falta de impermeabilização pode comprometer não só o acabamento, mas também a estrutura da alvenaria.

3. Limpe revestimentos para áreas externas do jeito certo

Evite o uso de produtos agressivos como água sanitária pura ou ácidos, pois eles podem danificar a superfície dos revestimentos para áreas externas. O ideal é fazer a limpeza com água, sabão neutro e uma escova de cerdas macias.

Além disso, é importante manter a frequência na higienização para prevenir o acúmulo de sujeira, fungos e bactérias que favorecem o mofo.

4. Combata o mofo e a umidade nos revestimentos em áreas externas

O mofo na fachada ou nas paredes externas geralmente aparece em locais com pouca ventilação ou em regiões com alta umidade.

Para evitar esse problema, mantenha os rejuntes bem conservados, verifique a vedação de janelas e portas e faça inspeções periódicas em calhas e ralos, para evitar vazamentos ou acúmulo de água.

Se notar manchas escuras ou bolores, faça a limpeza com soluções específicas para remoção de mofo e aplique produtos que ajudem a prevenir novas ocorrências, como selantes impermeáveis.

5. Rejunte também precisa de manutenção

Com o tempo, os rejuntes podem apresentar fissuras que facilitam a entrada de água. Por isso, é importante inspecionar os rejuntes de tempos em tempos e, se necessário, refazê-los.

Há produtos específicos para áreas externas que resistem melhor às mudanças de temperatura e à ação do sol.

6. Atenção ao paisagismo próximo aos revestimentos externos

Árvores, plantas trepadeiras e vasos grandes colocados junto às paredes ou ao piso externo devem ser bem posicionados para evitar excesso de umidade. As raízes podem infiltrar água ou provocar trincas na base dos revestimentos.

Dica extra: explore as linhas de revestimentos da Pointer e se inspire ao usar o simulador de ambientes para saber como vai ficar sua área externa!