Revestimento para lavanderia: como escolher o ideal?

O espaço onde você lava suas roupas e guarda produtos de limpeza precisa ser cuidado. Os produtos que limpam as roupas e a casa são líquidos e potencialmente abrasivos. Se o revestimento para lavanderia não for o correto, o ambiente pode ficar corroído e mofado com facilidade. 

Pense na superfície como um investimento: ela precisa durar anos, portanto é preciso considerar diversos fatores antes de fazer a sua escolha. Neste post, você entenderá como escolher o revestimento para lavanderia ideal. Continue a leitura: 

Como escolher o melhor revestimento para lavanderia

Web Blue, da linha Decora Design, traz a proteção e a beleza que sua lavanderia precisa 

Bonito, seguro e durável, um bom revestimento para lavanderia pode durar décadas e deixar a sua casa ainda mais bonita. Veja o que avaliar: 

1. Priorize revestimentos resistentes ao escorregamento

Um bom revestimento para lavanderia não leva apenas o lado estético, mas também a segurança. Por ser um ambiente úmido, que lida muito com água, sabão, água sanitária e outros líquidos, é fundamental pensar no atrito da superfície. 

Na hora de escolher seu piso, leve em conta o coeficiente de atrito, que deve ser igual ou maior que 0,4 para reduzir o risco de acidentes. 

Quando falamos de cerâmicas, opte pelos acabamento mate para a área interna e o externo para a externa. Ambos são resistentes ao escorregamento e evitarão acidentes mesmo quando o piso estiver molhado. 

2. Verifique a absorção de água 

Um revestimento para lavanderia precisa ter baixa ou nenhuma absorção de água. Quanto mais poroso for, mais água absorverá.  

Quando a superfície suga líquidos, transforma-se em um ambiente propício para a proliferação de microrganismos e formação de mofo. A cerâmica tem baixíssima porosidade, portanto não consegue absorver água e criar bolor entre a parede ou no rejunte. 

3. Considere a facilidade de limpar 

O revestimento para lavanderia precisa ser fácil de limpar e não acumular mofo (foto: PlanetCare) 

Quando o revestimento não acumula água, torna-se bem mais fácil de limpar. Prefira superfícies que você possa higienizar com uma vassoura ou, se preferir uma limpeza mais pesada, água e sabão neutro.  

4. Prefira formatos retilíneos 

Os formatos quadrados e retangulares permitem menos rejunte, o que traz uma sensação de amplitude ao ambiente.  

E se sua intenção for a de deixar o espaço mais amplo, prefira usar o mesmo revestimento no piso e na parede. Contudo, isso não é uma regra: você também pode explorar diferentes superfícies para criar uma lavanderia única. 

5. Combine com a decoração da casa 

Por ser um ambiente relativamente escondido e, em muitos casos, bagunçado, é comum que a lavanderia destoe do restante da casa. Contudo, não pense dessa forma: o espaço onde você deixa os itens de limpeza da sua residência também merece carinho. 

Na hora de escolher um bom revestimento para sua lavanderia, pense no estilo do restante dos cômodos. É mais romântico, industrial, contemporâneo ou rústico? Essa observação também ajudará a escolher outros itens para decorar o espaço, como plantas, cestos e móveis. 

6. Pense na resistência do revestimento 

Quando bem cuidado, um bom revestimento pode durar décadas (foto: Raychan) 

O revestimento para lavanderia precisa ser muito resistente, pois vai suportar substâncias abrasivas, como o cloro e a água sanitária, o tempo inteiro. 

Por isso, é importante priorizar a resistência ao fazer sua escolha. Portanto, considere o PEI (Índice de Resistência à Abrasão) antes de finalizar a compra. O ideal é que o PEI do revestimento para lavanderia seja acima de 3, ideal para ambientes úmidos. 

Pronto para escolher o revestimento da sua lavanderia? E para deixar a sua residência arrumada por completo, veja 27 dicas para manter a casa organizada!