Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Descubra qual é o tipo de rejunte ideal para pisos com brilho

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Ao construir ou reformar uma casa, é normal que os donos mandem trocar o piso de alguns cômodos. E para complementar a elegância do ambiente, é escolhido o piso polido. Porém, há outro componente quase tão importante quanto o piso: o rejunte. Ele é a parte que preenche os espaços entre as placas, dando o acabamento desejado. A dúvida é: qual tipo de rejunte escolher?

Talvez você nem imaginasse a importância dessa pergunta. Mas, acredite, aquela massa que fica entre os azulejos é essencial para o acabamento estético do revestimento.

Continue a leitura e veja como escolher o tipo de rejunte mais adequado para o seu revestimento.

Por que os pisos com brilho precisam de mais cuidado?

De forma geral, os pisos brilhosos, demandam mais cuidado, pois são mais delicados. O polimento de porcelanatos é agredido pela areia, portanto o simples cuidado de se colocar um
capacho na porta de entrada é mais que suficiente para manter seu brilho por décadas. Esse mesmo cuidado se aplica para as áreas comuns do condomínio e ambientes comerciais leves. 

Para que serve o rejunte?

Ok, concordamos que escolher os pisos é muito mais agradável do que pensar no rejunte. Mas, como dissemos no início do post, acertar na escolha do rejunte também é imprescindível para manter a estética e a funcionalidade dos revestimentos. Por isso, esse aspecto jamais pode ser subestimado.

Para você ter uma ideia da importância do rejunte dos pisos, saiba que essa massa é a grande responsável por esconder eventuais irregularidades no assentamento, garantindo a beleza estética desejada. Rejuntes mais finos tendem a ser mais desejados, no entanto trabalhar com aberturas abaixo das recomendadas certamente vai gerar problemas estéticos e técnicos.

Os problemas estéticos são: Desalinhamento das peças, ressaltos, sensação de empeno das placas e falhas de rejuntamento na forma de frestas e buracos.

Já os problemas técnicos são decorrentes da entrada e saída de água pelas falhas de rejuntamento, causando manchas esbranquiçadas tanto em pisos quanto em fachadas. Os rejuntes, em sua maioria, não são impermeáveis, no entanto a falha de rejuntamento permite a entrada de água em grandes quantidades a ponto de causar problemas bastante  desagradáveis.

Juntas mais finas são mais difíceis de serem executadas, e você já sabe, mas não custa lembrar: nessas situações, contar com mão de obra especializada é fundamental.

Quais são os tipos de rejunte e suas qualidades?

Cimentício

Composto principalmente de cimento, areia fina e alguns aditivos selecionados de acordo com o ambiente, é a opção mais barata. Porém, é o que fica mais áspero, com um acabamento estético não tão agradável. Também tem menor resistência à água, então é recomendado para ambientes com pouca umidade, como salas e quartos. Esse tipo de rejunte é o que mais junta sujeira e fungos, adquirindo o aspecto de encardido com o tempo.

Acrílico

Um pouco melhor que o anterior, mas também contendo cimento. Tem como adicional uma resina acrílica que dá a ele maior proteção contra água. É um pouco mais caro, mas tem um acabamento mais fino e liso. É indicado para aplicação apenas em áreas internas. Esta é uma opção meio termo entre o preço do cimentício e o desempenho do epóxi.

Epóxi

O tipo de rejunte mais avançado e, consequentemente, o mais caro. O preço é compensado pelo seu excelente acabamento estético e resistência à água, por outro lado é um pouco mais difícil de ser aplicado. Se você pretende investir na qualidade do seu rejunte, essa é a melhor opção, pois, de todos, é o que menos sofre com manchas e sujeiras. Uma de suas principais aplicações é em áreas externas e piscinas, que ficam expostas à água constantemente — mas atenção: os rejuntes epóxi não podem ser utilizados em fachadas de edifícios, pois impedem que a parede “respire”, podendo provocar estufamento.

Qual deles escolher e por quê?

Agora que você conhece as diferenças de cada tipo de rejunte, é hora de ver qual deles combina melhor com o piso brilhoso que você escolheu. Antes de mais nada, lembre-se de que a cor do rejunte também pode variar.

Assim, é possível preencher os espaços entre os azulejos com um contraste ou cor similar, ganhando em efeito. No caso de pisos, é importante saber qual a cor da sujeira predominante no local, e escolher uma cor de rejunte que não destoe muito dessa realidade. O rejunte branquinho pode ser o mais bonito, mas certamente não é o mais indicado para uma garagem, por exemplo. Já numa sala de estar, pode ser a cor perfeita.

Sobre os tipos a serem escolhidos, existem dois critérios principais:

Local

Primeiro, considere onde os pisos serão colocados. Lembre-se de que cada rejunte tem uma resistência diferente à água e à sujeira.

Em termos mais práticos, considere as seguintes recomendações de piso e rejunte conforme o ambiente em questão:

  • paredes e pisos internos e secos: qualquer opção é boa;
  • paredes internas molhadas: evitar os cimentícios. Melhor opção é o epóxi;
  • paredes externas e fachadas: evitar epóxi e acrílico. Melhor solução é o cimentício;
  • pisos externos e piscinas: evitar acrílico. Melhor solução é o epóxi.

Quais são as vantagens de escolher piso polido?

Agora que você já compreendeu a importância do rejunte e qual o tipo de acabamento mais indicado para cada ambiente, vamos às vantagens da combinação piso brilhoso + rejunte específico:

Beleza

Como vimos, os pisos brilhosos geralmente são fabricados em porcelanato. Essa composição em material nobre, aliada às dimensões extensas da peça, garante boas doses de requinte e sofisticação para os ambientes, trazendo um brilho ímpar para a sua casa — sem falar na sensação de amplitude e leveza que também é o ponto forte dessas peças!

Versatilidade

É o fim daquela terrível dúvida: será que o piso escolhido vai combinar com o restante da decoração? Com tantas opções de piso brilhoso disponíveis no mercado especializado, certamente você vai encontrar um modelo que tenha a cor, o padrão e a textura que você procura!

Quanto à cor do rejunte, escolhendo uma tonalidade mais próxima à do piso em questão, você também ganha em versatilidade. Isso porque esse tipo de combinação é sempre um curinga para manter a uniformidade e a harmonia em qualquer cômodo.

Praticidade

O piso brilhoso com rejunte de acabamento liso, como o epóxi, garante o mais alto grau de praticidade na limpeza e manutenção das peças. Isso porque esse tipo de rejunte ajuda a impedir o acúmulo de sujeiras nas frestas do revestimento.

Sendo assim, para a limpeza do dia a dia, basta um pano macio embebido em um pouco de água e detergente neutro para deixar seu piso livre de manchas, sujeira ou gordura. E o melhor: com um brilho impecável!

Gostou de nossas dicas sobre como escolher o melhor tipo de rejunte para seu piso brilhoso? Então aproveite e siga nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade sobre o tema! Estamos no Facebook e Instagram!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida