Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Quarto multifuncional

Quarto multifuncional: como aproveitar melhor o ambiente e ir além

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Atualmente, contar com um quarto multifuncional é uma solução prática para organizar o dia a dia e deixar mais dinâmica a rotina de muitas famílias que estão cada vez mais em casa. Esta tendência de 2021, aliás, deve vigorar por muito mais tempo. Por isso, chegou a hora de pensar nas adaptações com mais carinho.

Prova disso é que o quarto foi apontado pela revista norte-americana Architectural Digest – referência global em arquitetura e design – como o ambiente mais propício para receber novas funções, seja para quem precisa trabalhar ou para quem busca uma forma de se divertir.

Definitivamente, este espaço da casa serve para muito mais do que simplesmente dormir. Por isso, apresentamos a partir de agora alguns quartos multifuncionais que podem servir de inspiração para a sua casa.

Quarto + home office

Quarto multifuncional com home office
Avelana Champagne no piso desse quarto com um espaço apropriado para trabalhar ou estudar

Como muitas pessoas estão e devem permanecer por muito tempo trabalhando em casa, é importante contar com um espaço apropriado para garantir a produtividade. O quarto, portanto, torna-se o espaço perfeito, já que garante a privacidade necessária, sem atrapalhar a rotina dos demais moradores. Com adaptações, é possível conciliar este ambiente com as atividades profissionais. Com uma luminária apropriada e objetos como um quadro de avisos, está estabelecido o local para o home office.

Quarto + canto de leitura

Quarto multifuncional com espaço para leitura
Espaço ideal para leitura neste quarto com Nativa Patina no piso

Pequenos investimentos, como a aquisição de uma poltrona confortável, uma luminária e até uma pequena estante, são suficientes para o surgimento do cantinho de leitura em um quarto multifuncional. Para quem ama ler, mas não curte fazer isso na cama e dá preferência para um local exclusivo, esta é uma solução criativa e prática.

Quarto + brinquedoteca

quarto multifuncional com brinquedoteca
Quarto com Clássico Branco no piso organizado com espaço para as crianças se divertirem

Nessa fase de pandemia, as crianças também estão mais tempo em casa. Por isso, precisam de um ambiente apropriado para brincar e desenvolver as suas atividades. O quarto pode se transformar no local perfeito para a diversão dos pequenos, garantindo ainda que a sala fique organizada.

É possível conciliar quarto com brinquedoteca, desde que haja organização e delimitação dos espaços. Claro que toda criança adora brincar e isso deve ser estimulado, mas os pais também podem aproveitar para ensiná-las mais sobre a necessidade de manter a casa arrumada.

Quando não utilizados, os brinquedos precisam ser guardados, até para não estragarem. Se houver um baú, estante ou um gavetão sob a cama, a chance de sucesso é ainda maior. Uma forma fácil para criar um ambiente apropriado para as crianças é colocar no quarto uma mesa com cadeira e prateleiras, facilitando a organização e também a diversão. 

Quarto + home theater

cama de casal e televisão
Quarto com Travertino Roma Branco no piso adaptado para trazer conforto e praticidade para assistir aos programas favoritos

Quem ama curtir um filme ou programas de TV e sonha em unir este momento com o conforto do quarto pode investir em um verdadeiro oásis de tecnologia, com um home theater integrado ao dormitório. Pequenas caixas de som ao lado da cama têm o poder de fazer você se sentir em uma sala de cinema, assim como uma TV de ponta.

Quando esse aparato tecnológico é casado com um projeto de iluminação voltado a essa finalidade, o sucesso é garantido. Depois dessa adaptação, o desafio mesmo será sair do quarto com tanto conforto e comodidade.

Sugestão para as famílias: invista em uma televisão nova. Como todos estão passando mais tempo em casa, manter um equipamento na sala e outro no quarto, por exemplo, garante a paz quando os moradores não entram em um acordo sobre o que assistir.

Quarto + sala

espaço com sala e quarto integrados
Com tons claros, Cimento Branco na parede e Nativa Patina no piso são opções para promover amplitude em espaços pequenos que combinam o quarto com a sala

Para quem dispõe de pouco espaço em apartamentos, combinar o quarto com a sala é perfeitamente viável. Mesmo em casas maiores, em que não faltam quartos privados para os moradores, a sala pode virar quarto de hóspedes quando se recebe visitas. A união desses dois ambientes em um só está longe de significar bagunça. Muito pelo contrário. Com um projeto bem elaborado, trará amplitude ao ambiente.

Nesta tarefa, o sofá-cama é um item praticamente indispensável. Mas nada de deixá-lo aberto o dia todo. Quando utilizado corretamente, torna-se um móvel multifuncional que garante a arrumação, aproveitando com mais eficiência o espaço. Por isso, após uma boa-noite de sono, retire o lençol e arrume o sofá-cama com almofadas, contribuindo também para a decoração do ambiente.  

Parceira para o projeto

Seja qual for a sua versão ideal de um quarto multifuncional, a Pointer está à disposição com uma infinidade de revestimentos cerâmicos para ajudar a dar novas funções ao dormitório. Fáceis de limpar, são antialergênicos, ideais para ambientes em que passamos muito tempo. 

Para quem deseja conhecer os materiais e avaliar diversas possibilidades de combinação sem sair do conforto de casa, o simulador de ambientes em nosso site permite a união das peças que você mais gosta, em busca da combinação perfeita. Quer saber mais? Acesse http://www.pointer.com.br/simulador-de-ambientes.