Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Orçamento de obra: saiba como prever os gastos da reforma

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Definir com precisão o orçamento de obra não é tarefa fácil, pois os valores podem variar muito de uma para outra. No entanto, um bom planejamento pode ser feito se você conhecer os parâmetros para chegar ao resultado dessa conta. Foi justamente pensando nisso que elaboramos o artigo de hoje.

Mostraremos como você pode prever os gastos de uma reforma com um orçamento de qualidade, na prática, e sem esquecer os fatores mais importantes a se observar. Continue atento à leitura e anote!

71467-orcamento-de-obra-saiba-como-prever-os-gastos-da-reforma

Realize o detalhamento de custos unitários

O primeiro passo para realizar um orçamento de obra de qualidade é detalhar os custos unitários dos materiais da sua lista. Não dá para ser intuitivo, é essencial revisar, item por item, o que será preciso e qual o preço médio dos materiais praticado no comércio, de acordo com o tamanho da área a ser reformada.

Inclua desde materiais básicos, ferramentas, custo por despejo de entulho, até materiais de acabamento. É importante não deixar passar nada nessa etapa, para que o orçamento seja o mais preciso possível.

Inclua o pagamento dos profissionais

Algo que as pessoas muitas vezes esquecem de levar em conta na hora de fazer um orçamento de obra é incluir a quantia que será gasta com os profissionais.

Mesmo que você pretenda cuidar de grande parte ou de toda a reforma sozinho, analise o projeto em suas etapas e observe se em algum ponto será necessária a contratação de um profissional.

Seja um mestre de obras, encanador, eletricista, marceneiro ou pintor, consulte o valor cobrado pelos serviços com pelo menos dois profissionais para ter um preço médio, e o inclua em seu orçamento.

Coloque um cronograma em anexo ao orçamento de obra

Criar a lista dos materiais necessários é o que torna a obra viável, e o cronograma é o que dá um norte a ser seguido e ajuda a evitar bagunça. Sendo assim, uma atividade complementa a outra.

Seguindo essa premissa, anexar o cronograma ao orçamento é algo que, além de ampliar a visão sobre como será o andamento do projeto, também o deixa mais preciso.

Para elaborar um cronograma simples, você precisa definir em uma planilha quais atividades serão realizadas, sequenciá-las, estimar a duração de cada uma levando em conta os horários, condições do tempo — caso a obra seja em área externa — e dias da semana disponíveis.

Pesquise fornecedores para garantir o melhor preço

Fazer no mínimo três orçamentos diferentes com fornecedores de materiais de construção é o ideal em qualquer obra. Isso porque é somente dessa forma que se consegue obter a melhor relação custo-benefício.

Desde treliças e vigas até pisos e revestimentos, pesquise com cuidado para garantir uma redução de gastos com a reforma, mas sem abrir mão da qualidade.

Antecipe-se aos problemas

Por mais que você analise cada aspecto do projeto e esteja presente, supervisionando ou realizando cada etapa, ninguém é imune a imprevistos. Caso haja perda de material, algum cano seja perfurado, o mau tempo estrague algo ou qualquer outro infortúnio aconteça, é bom estar financeiramente preparado.

Assim sendo, seja cauteloso e salve uma porcentagem do dinheiro disponível para o projeto para sanar qualquer problema que venha a ocorrer. Coloque-o em seu orçamento como “emergências”. Afinal, se tudo correr bem, você ainda terá economizado essa quantia ao final do projeto.

E então, gostou de saber como é possível prever os gastos de uma reforma? Aproveite para assinar a nossa newsletter e ter acesso a mais dicas e informações imperdíveis!