O que é corian e como combiná-lo com seus revestimentos?

Você sabe o que é Corian? Material revolucionário na indústria de revestimentos, ele veio para trazer durabilidade aliada à beleza e sofisticação. Além disso, pode facilmente combinar com seus revestimentos cerâmicos. 

Se você ainda não sabe o que é Corian, veio ao lugar certo. Neste post, vamos contar quais as vantagens do material e como ele pode ser utilizado na sua cozinha. Confira! 

O que é Corian? 

Pia integrada com bancada Corian (foto: Wikimedia Commons) 

Lançada pela multinacional americana DuPont, Corian® é uma pedra sintética utilizada para revestir bancadas (ou ser a própria bancada), cubas e diferentes superfícies da casa. Composto por 2/3 de hidróxido de alumínio e 1/3 de resina acrílica, o material surge para substituir as matérias-primas naturais usadas normalmente como revestimento, como o mármore. 

O Corian tem diversas vantagens com relação a outras pedras sintéticas do mercado:  

  • é moldável: o Corian pode ganhar diferentes formas. Por isso, é tão utilizado em pias, cubas e bancadas; 
  • é translúcido: essa característica permite que os arquitetos façam diferentes efeitos de iluminação no ambiente; 
  • é bonito: além de estar disponível em mais de 100 cores, o Corian não amarela com o tempo pois não sofre efeito da radiação UV; 
  • não apresenta emendas: o Corian tem um adesivo especial feito com sua própria composição. Com isso, o visual da pedra é uniforme. 

Com tantos benefícios, quais as desvantagens que o Corian apresenta? Infelizmente, o material é muito caro. O metro quadrado do material custa, em média, R$ 3 mil — valor maior que o do mármore. 

Como combinar o Corian com os seus revestimentos? 

Agora que você já sabe o que é Corian, deve estar se perguntando como utilizá-lo na sua casa. O mais interessante é utilizá-lo para revestir peças específicas, como bancadas, mesas e cubas. Assim, o material oferece um custo-benefício melhor — você terá versatilidade, beleza e extrema durabilidade sem investir um valor muito acima do seu orçamento. 

Confira algumas sugestões: 

Na bancada e na pia 

Revestimento neutro, como o Cantabria Gris, é um investimento à prova de erros 

Quando falamos de cozinha, a cor neutra e clara é praticamente unânime. O branco é sinônimo de sofisticação, principalmente quando combinado ao mármore. 

No exemplo acima, você observa o Cantabria Gris, da linha Classica, que substitui o mármore da mesma forma que o Corian. Combinado com outros revestimentos da Pointer que emulam matérias-primas naturais, como o granito e a madeira, o Cantabria traz a sofisticação que materiais mais \”rústicos\” podem não ter. 

O Corian não suja com facilidade, por isso pode ser usado em áreas onde alimentos são usados com frequência. Para manchas com molhos ou vinho tinto, basta passar uma esponja ou pano úmido com detergente. Aliás, você também pode usar saponáceo cremoso ou limpador multiuso. Evite apenas limpa-vidros, que deixa uma camada opaca sobre o material. 

Em prateleiras 

A prateleira de madeira combina com a bancada e com o revestimento Maggie, da linha Decora Design 

Por ser resistente e fácil de limpar, o Corian também pode ser usado como prateleira. Se o seu revestimento for um pouco mais chamativo, como o Maggie, vale a pena escolher uma cor mais discreta. Mas se a superfície da parede for mais discreta, aí você pode investir em cores chamativas. O interessante é manter o equilíbrio. 

No exemplo acima, a bancada tem a mesma cor da prateleira. Essa repetição ajuda a manter a harmonia visual. 

Entendeu o que é Corian e como utilizá-lo na sua casa? E para continuar no assunto revestimento, veja agora fotos de pisos para banheiro que estão em alta!