Nicho de cozinha: como decorar e organizar usando o recurso

Nem todo ambiente tem espaço para armários, cômodas ou móveis grandes. O uso de prateleiras e cubos acoplados na parede ajuda a guardar objetos sem comprometer a circulação no lugar. Um exemplo de otimização é o nicho de cozinha: preso à parede, ele guarda os itens e os exibe como parte da decoração. 

Pequenos, discretos e funcionais, essas divisões organizam o espaço com facilidade. Neste post, você verá 6 dicas de como utilizar o nicho de cozinha para deixar o espaço ainda mais bonito. Confira! 

6 dicas para usar o nicho de cozinha com estilo 

Veja como usar compartimentos para guardar objetos e decorar a cozinha.

1. Utilize nichos em formato de cubo

Nicho em cubo organiza a cozinha e ocupa pouco espaço. No piso, cerâmica Spark Grey, da linha Spark; na parede, Onix Pieces, da linha Classica 

Semelhantes a armários, os nichos em cubo ocupam pouco espaço e protegem a louça com mais eficácia que uma prateleira. Você pode utilizá-los espaçados ou em conjunto. Dá para colocar pratos, copos e até vasos de plantas.  

2. Combine com o estilo da cozinha

O nicho precisa combinar com o estilo da sua decoração. Na parede, revestimento Maggie, da linha Decora Design 

O nicho da cozinha deve ornar com o restante da decoração. Nichos de madeira, por exemplo, combinam com um visual mais casa de campo e elementos naturais ou vintage. 

Já os de metal trazem um ar industrial, enquanto os de vidro são mais arrojados, contemporâneos.  

Há também nichos de porcelanato, cerâmica, mármore e outras pedras naturais, que costumam ser mais elegantes. 

3. Defina o objetivo do nicho

Avalie o peso e o tipo de objeto que o nicho de cozinha suportará. No piso, cerâmica Mystic, da linha Select 

Um nicho de cozinha deve ter um propósito: decorar, armazenar louça ou servir de apoio para eletrodomésticos, por exemplo. Dependendo do objetivo, fica mais fácil posicioná-lo da maneira correta. 

Por exemplo: nichos decorativos podem estar em posições mais altas, já os de louça para uso rotineiro precisam estar a fácil alcance do morador. 

Você também pode separar por categoria: um nicho para temperos, outro para utensílios, vasos de plantas, louças e eletrodomésticos. 

4. Atenção à estrutura

Pense em um nicho resistente, capaz de suportar muitos objetos. Na parede, revestimento cerâmico Stamp Art Brown, da linha Decora Design 

Independentemente do tipo, seu nicho de cozinha é funcional. Portanto, deve suportar objetos.  

Tenha atenção com sua estrutura. Nichos mais finos e frágeis devem carregar itens mais leves. No entanto, sempre dê preferência a materiais mais resistentes — que, além de agregarem valor à cozinha, aguentam um peso muito maior. 

5. Una design e funcionalidade

Seu nicho pode ter um design arrojado, mas precisa ser funcional. No piso, supercerâmico Iberica Design, da linha Iberica

Muitos designs contemporâneos trazem formas diferentes, que criam um conjunto mais arrojado. Porém, não contemplam as necessidades da sua cozinha. Portanto, mesmo que você deseje um nicho com formato diferente, veja se ele suporta os itens da casa. 

6. Ilumine com spots

A iluminação com spots traz um charme extra ao nicho. Na parede, cerâmica Ondina Bege, da linha Ondina; no piso, Tear Avelã, da linha Tear

A iluminação também pode ajudar a decorar seu nicho de cozinha. Coloque luz de LED embutida: além de destacar os objetos do espaço, ainda trazem uma sensação de aconchego para o ambiente. 

Viu como é possível usar os nichos para ter uma decoração funcional? E para deixar o coração da casa ainda mais bonito, confira 7 revestimentos para uma cozinha rústica!