Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Deixe seu lar mais moderno com essas tendências retrô

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Às vezes, no mundo da decoração, não há nada mais moderno do que uma referência retrô. Um inesperado toque “vintage” (como é chamada a tendência lá fora) pode dar uma nova cara a um espaço e se destacar no ambiente. Mesclar referências antigas e atuais pode criar um ambiente moderno, que não passará despercebido pelas visitas. Confira algumas dicas de como aderir a essa tendência e coloque um ar antiguinho – e cheio de glamour – na sua casa:

  • Elemento vazado, o Cobogó

O Cobogó, muito usado nos anos 1940 e 1950, além de ser muito estiloso, ajuda a aumentar a iluminação do ambiente e sua ventilação. Uma ótima escolha para a separação de ambientes. Usado em espaços pequenos, pode ajudar a criar uma sensação de amplitude.

pam-1

 

  • Ladrilho hidráulico

Como já falei aqui antes, além de prático, o ladrilho hidráulico voltou há alguns anos a figurar entre as tendências e pode se destacar tanto no chão quanto nas paredes. Coloridos, alegram ambientes mais sérios, como a cozinha, a área de serviço e o quintal.

pam-2

ladrinho-ok

Artesanal Mescla

  • Pastilhas

Outro elemento de decoração que vem ganhando espaço nas prateleiras de lojas especializadas nos últimos anos é a pastilha. Muito usadas no passado, elas voltaram repaginadas e deixaram o ambiente externo para serem usadas dentro de casa. Elas são as queridinhas de muitos arquitetos pelo bom preço, a versatilidade e a facilidade para instalação.

pam-3

pam-4

 

  • Azulejo retrô

Modelos clássicos — e mesmo os “diferentões” inspirados nos anos 1960 e 1970 — podem ser uma boa pedida para espaços como banheiros e lavabos.

pam-5

pam-6

azulejo-retro

Artesanal

 

  • Paleta de cores

A cor escolhida para pintar a parede — e até mesmo os móveis — também pode fazer toda a diferença na hora de criar um clima “vintage”. Tons pastéis lembram os anos 1950 e início dos anos 1960. Cores mais chamativas, como laranja, amarelo e vermelho remetem à década de 1970 e por aí vai …

pam-7

pam-8

 

  • Luminárias

Detalhes mais discretos também podem criar o clima retrô. Uma das formas mais fáceis e elegantes de fazer isso é com as luminárias. Essa dica vale para quem gostou da ideia de criar um ambiente vintage, mas não quer fazer altos investimentos e muito menos pensar em uma grande reforma.

pam-9

pam-10

 

Gostou? Compartilhe as dicas com seus amigos através das redes sociais 😉

 

*Bianca Bibiano é jornalista, paulista e sempre à procura de boas tendências e ideias práticas para decorar com bom gosto.

Imagens: Divulgação Pinterest/ Pointer