Numa decoração, um simples item pode fazer toda a diferença no ambiente. A mesa de centro para sala, por exemplo, é muitas vezes esquecida, mas pode dar um toque mais elegante, rústico, industrial ou até artesanal ao seu ambiente — tudo só depende do modelo e da sua intenção ao fazer a decoração.
Com tantas opções no mercado, aparecem diversas dúvidas na hora de escolher: a mesa precisa ser funcional? Qual tamanho escolher? O que deve caber em cima dela? Qual a altura?
Neste post, você vai ver tudo o que precisa saber para escolher sua mesinha de centro. Confira!
Para que serve a mesa de centro para sala?
Nesta sala, a mesinha de centro harmoniza com o piso Statuarietto Gold, da linha Select
A mesa de centro serve tanto para decorar quanto para servir de apoio a itens decorativos. Porém, também pode ser usada para apoio de copos e aperitivos. Caso você se incomode com marcas no tampo, é só usar descansos por baixo do objeto.
Independentemente do motivo, ela também precisa combinar com os móveis da sala e com o \”tema\” da decoração. Assim, todo o conjunto fica harmônico.
Qual é a altura padrão de uma mesa de centro para sala?
A transparência do móvel faz com que Cantabria Azul, da linha Classica, faça parte da decoração da mesa de centro
Antigamente, as mesas de centro eram altas. Com o passar do tempo, os modelos começaram a se inspirar na estética japonesa e ficaram mais baixos — até mesmo abaixo da altura do assento do sofá.
Hoje, a regra segue sendo essa: o ideal é que o móvel seja mais baixo, ficando até abaixo da linha dos joelhos. Pense em um modelo que tenha de 30 a 40 cm de altura. Lembre-se de que ela é um enfeite ou suporte, e não está ali para trabalho ou refeições. A mesa de centro é mais estética do que funcional.
Como escolher a mesa de centro para sala?
Duas mesas de centro funcionam como um \”quebra-cabeça\” na sua sala. Na parede, revestimento Maggie, da linha Decora Design
Como dito, ela precisa combinar com a sua decoração. Portanto, você pode começar pela mesa de centro e depois escolher o restante dos móveis e enfeites. Se preferir, pode fazer o contrário: adquira os móveis e a decoração para depois escolhê-la.
Outro fator importante é que a mesa de centro para sala deve ficar numa distância de 40 a 60 cm do sofá para garantir mobilidade e não atrapalhar a circulação. Portanto, na hora de escolher a mesa, considere também o tamanho da sala e o espaço disponível entre os móveis.
Por fim, você não precisa escolher apenas uma mesa! É possível combinar duas, de formatos parecidos e tamanhos diferentes. Traz uma estética mais interessante e mostra que o morador entende de decoração.
O que colocar numa mesa de centro para sala?
A mesa de centro se \”encaixa\” no formato do sofá. Na parede, cerâmica Polaris, da linha Vizcaya
Depende do estio da mesa. As de tampo de vidro não precisam de muita decoração, já que o piso acaba se tornando parte dela. Quando seu revestimento é cerâmico e traz uma característica interessante, fica ainda melhor.
E se a mesa for de cerâmica, aliás, é bem provável que ela tenha um tampo com superfície mais decorativa. Você pode colocar poucos itens, como livros ou um vaso de flores.
Já mesas mais amplas podem ter mais objetos. Um móvel de madeira, por exemplo, pode receber um vaso maior com flores imponentes.
Pronto para escolher sua mesa de centro para sala? E para te ajudar a ter uma decoração ainda mais agradável e aconchegante, confira agora o que é design salutogênico.