Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Arquitetura da felicidade: tudo sobre o Design Salutogênico

Não categorizado
Autor: Pointer - Data:

Você já pensou na sua casa como algo essencial para sua saúde? A organização e limpeza do imóvel pode falar bastante sobre o bem-estar do morador, por exemplo. Contudo, não é apenas isso: o design da casa, as cores e até a organização dos móveis podem sim auxiliar na sua qualidade de vida. É o que chamamos de design salutogênico, que pensa na casa como parte essencial na manutenção da saúde. 

Neste post, você vai conhecer mais sobre a história e os conceitos por trás do design salutogênico. Confira: 

O que é design salutogênico? 

Móveis que remetam à natureza e layout que favoreça à circulação de ar são formas de adotar o design salutogênico. No piso, revestimento Iberica Design, da linha Iberica 

É um tipo de design que associa a construção e a decoração ao bem-estar humano — e quando falamos de \”bem-estar\”, pensamos na saúde do morador por completo. Então, leva em consideração a moradia como um todo: desde o planejamento estrutural até a arrumação dos espaços.   

O design salutogênico tem como base a salutogênese, formada pela união de \”salus\” (em latim, saúde) e de \”genesis\” (origem ou criação, do grego). 

A saúde, por Aaron Antonovsky 

Você provavelmente já ouviu falar em patogênese, ou seja, no conceito que aborda como o agente patogênico atinge o organismo de um indivíduo e desenvolve uma determinada doença, sendo interrompido ou não pelo sistema imunológico. Por isso, é uma metodologia centrada na doença: você entende como a infecção ocorre e qual o tratamento mais adequado para resolvê-la.  

No final da década de 1970, o pesquisador, médico e sociólogo Aaron Antonovsky desenvolveu essa teoria que muda a forma como nos relacionamos com a saúde, tirando a doença e colocando o indivíduo como foco. Para a salutogênese, a saúde não seria apenas a ausência de doenças, mas a união de fatores biológicos, materiais, emocionais, socioculturais e ambientais.  

Dormir adequadamente, ter acesso à alimentação saudável e praticar exercícios são formas de viver com saúde, segundo Antonovsky. 

A salutogênese no design, por Alan Dilani  

Já na década de 1990, o professor e pesquisador Alan Dilani resolveu levar a ideia de salutogênese para o design, construindo não apenas instalações médicas, mas espaços que promovam o bem-estar.  

Dilani é o criador da International Academy for Design and Health (IADH), que tem como objetivo divulgar o design salutogênico para promover a saúde e o bem-estar. Para isso, ele desenvolveu o Psychosocially Supportive Design (Design de Apoio Psicossocial),   

O design salutogênico funciona principalmente nos espaços voltados à saúde — considerando que o local influencia na recuperação do paciente e pode auxiliar na cura —, mas é possível aplicá-lo em qualquer ambiente. 

Pandemia e o lar como refúgio 

A cozinha voltou a ser o \”coração da casa\” durante a pandemia. Na parede, revestimento Maggie, da linha Decora Design 

Durante a pandemia de covid-19, em que a população do mundo inteiro se viu obrigada a permanecer em confinamento, a forma como enxergamos a casa se transformou. Mais do que um local para dormir, tomar banho e arrumar as coisas para o trabalho, a moradia é também nosso lar, uma espécie de \”refúgio\” do estresse diário. 

Nesse momento, foi essencial repensar a relação com a residência. Apesar do aumento vertiginoso do delivery, muitas famílias voltaram a preparar as refeições em casa, revisitando o conceito de cozinha como o \”coração da casa\”. 

Outra característica da época foi o aumento do uso de plantas para cuidar da casa, como se fosse uma forma de trazer a área externa para dentro de casa. Por fim, um espaço para home office também marcou o momento, já que seria uma forma de preservar a saúde da coluna e não transformar por completo a casa em um escritório. 

Quais as características do design salutogênico? 

Se você quer transformar a sua casa em um lugar mais saudável, que promova o bem-estar, confira algumas dicas: 

Conexão com a natureza

Segundo a salutogênese, a relação com a natureza é fundamental para a manutenção da saúde. Na parede, revestimento Spark Green, da linha Spark 

O design salutogênico enxerga a natureza como fator crucial na promoção da saúde. Para isso, elementos como janelas maiores, um layout que privilegie a circulação de ar natural, plantas no espaço interno, materiais orgânicos e uma boa área externa são fundamentais. 

Participação ativa 

Quando um arquiteto cria ou reforma uma residência, ela precisa espelhar as necessidades e desejos do morador. Por isso, é fundamental a participação ativa no processo de design. Isso ajuda a desenvolver espaços realmente úteis à realidade de cada pessoa, levando em consideração suas perspectivas e as possibilidades que aquele ambiente permite desenvolver. 

Espaços de socialização 

Que tal um espaço para socializar dentro de casa? No piso, revestimento Mystic, da linha Select 

Por mais que sua residência possa ser um refúgio do mundo, é fundamental que também tenha um espaço para a socialização — nem que seja entre os próprios membros da família. Caso a residência seja pequena, um espaço integrado e com poltronas, sofás e cadeiras próximos pode ajudar. 

Funcionalidade e acessibilidade 

É design que não apenas facilite a vida das pessoas, mas também seja de fácil acesso. Rampas, corrimões e cores contrastantes que facilitem a visualização para quem tem deficiência são alguns exemplos de design de acessibilidade. 

Presença da tecnologia 

O uso exagerado da tecnologia pode promover malefícios à saúde. Por exemplo: redes sociais em demasia podem causar a sensação constante de insatisfação, já que o indivíduo acaba comparando a própria vida com a de outras pessoas, principalmente influencers. E passar muito tempo sentado em frente ao computador afeta a coluna e leva ao sedentarismo. 

A solução, porém, é o equilíbrio. No mundo de hoje, é praticamente impossível viver sem tecnologia. E, claro, o uso de redes sociais também ajuda na socialização, principalmente entre pessoas que moram longe dos entes queridos ou são mais reservadas.  

Neste caso, vale ter um espaço reservado ao uso de computador e celular, como o home office ou a sala de estar. A tecnologia também pode estar integrada em outros eletrodomésticos, como a geladeira, o fogão e o aspirador de pó, otimizando a rotina e permitindo que o morador se dedique a outras tarefas. 

Como visto, o design salutogênico está nos detalhes e, principalmente, no que é importante para o morador. Mas um fator é essencial: o contato com a natureza, que aumenta a relação entre homem e o ambiente. 

Nesse contexto, confira 9 passos para montar o jardim dos sonhos!