Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

DIY: mesa com tampo de cerâmica

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Se você tem uma mesa velhinha, ou bem simples e sem graça, mas falta dinheiro para comprar uma nova, que tal criar uma sem gastar muito, e de quebra ter um móvel totalmente personalizado, do jeitinho que você sempre quis? Isso é possível ao criar um tampo de cerâmica!

Afinal, com tanta opção de revestimento disponível, dá para usar e abusar da criatividade na hora de decorar a casa. Além do piso e da parede, também dá para fazer um tampo de cerâmica para uma mesa ou bancada, por exemplo.

Quem testou essa possibilidade foi o criador de conteúdo alagoano Jeroan Herculano. Ele usou Quasar Sol para o tampo de cerâmica da mesa de sua sala. O resultado ficou incrível! Clica aqui pra ver o vídeo ou acompanhe abaixo!

Nas linhas a seguir, vamos te contar como é esse DIY (do it yourself), ou “faça você mesmo”, que o Jeroan criou. Acompanhe!

O passo a passo para fazer uma mesa com tampo de cerâmica

Se você gostou da ideia de ter uma mesa com tampo de cerâmica, a gente vai te dar todas as dicas para conquistar um móvel personalizado.

Antes de colocar a mão na massa, faça um planejamento

Uma dica valiosa para ter a mesa que você idealizou é planejar o trabalho. Sendo assim, antes de colocar a mão na massa, é muito importante levar em consideração alguns pontos.

Pense em como você quer que seja a mesa com tampo de cerâmica, incluindo características como altura, largura e profundidade. 

A altura padrão para mesas varia entre 70 e 75cm. Já para o tampo de cerâmica, o ideal é escolher um produto no formato 80×80, para dispensar a necessidade de cortes.

E não só isso, liste os materiais e ferramentas necessárias para esse “faça você mesmo”.

Planejamento é passo importante para criar mesa com tampo de cerâmica (Foto: Kelly Sikkema)

Pesquise ainda por cerâmicas que tenham a aparência que você imaginou para a sua mesa. O Jeroan escolheu Quasar Sol 80×80 (POL), mas qualquer cerâmica da Pointer com esse formato ficaria linda. Incluindo aquelas que reproduzem mármore.

Para um visual mais industrial, Zeppelin Steel, da linha Zeppelin, é uma boa pedida. Já para uma aparência elegante, Bianco Gioia, da linha Classica, pode ser ideal.

Agora, uma dica importante é quanto à superfície da cerâmica. Prefira aquelas sem relevo, pois vai facilitar na hora de apoiar louças e objetos, além de não acumular sujeira.

Criando uma mesa com tampo de cerâmica do zero

Planejamento feito, chegou a hora de aprender a fazer uma mesa com tampo de cerâmica. Se você gostou da que o Jeroan criou e quer ter uma igual, anote o que você vai precisar providenciar:

  • Cerâmica no formato 80×80 para aplicar no tampo. Ele usou Quasar Sol, com acabamento polido, da Pointer.
  • Ripa de madeira com 80×80 e 2cm de espessura para o tampo da mesa de madeira, que vai servir de base para a fixação da cerâmica.
  • 4 pedaços de madeira de 70cm de comprimento e 6cm de largura para os pés da mesa.
  • 4 pedaços de madeira de 60cm de comprimento e 6cm de largura para os acabamentos.
  • Parafusadeira ou chave de fenda e parafusos autoatarrachantes.
  • Cola de azulejos e pastilhas.
  • Verniz para madeira.
  • Cola de madeira.

Para montar mesa de madeira, é possível usar parafusadeira ou chave de fenda (Foto: Polina Tankilevitch)

Uma dica é já comprar os pedaços de madeira cortados em uma marcenaria. 

Com tudo o que precisa em mãos, é a hora de começar o trabalho! Basicamente, Jeroan envernizou a madeira para tornar o material mais resistente a insetos e à ação do tempo.

Então, montou a mesa usando uma parafusadeira e parafusos autoatarrachantes. Mas você pode até fazer a fixação usando chave de fenda. Outro passo do Jeroan para a mesa foi o uso da cola de madeira, para fixar bem as partes desse material. No entanto, nem sempre é necessário usar cola, já que ela dificulta a desmontagem do móvel no futuro, caso seja necessário.

Depois que a mesa de madeira estiver montada, basta assentar a cerâmica por cima usando uma cola específica para azulejos e pastilhas.

Colando o revestimento em uma mesa que já existe

Outra possibilidade é usar uma mesa ou bancada que você já tem para personalizar com um tampo de cerâmica.

Tampo de cerâmica também pode ser fixado em móvel que você já tem em casa ou comprou pronto (Foto: Cottonbro)

Contudo, é importante que a superfície em que a peça vai ser aplicada seja bem lisinha, assim como acontece no caso do contrapiso, por exemplo. O MDF costuma ser uma boa opção. No entanto, se o material for áspero ou apresentar ranhuras, você pode lixar para deixar o aspecto uniforme.

Agora, se houver a necessidade de usar lixa, não se esqueça de remover todos os resíduos da superfície antes de aplicar a cerâmica. Além disso, se a cerâmica não tiver o tamanho exato do tampo, você vai precisar cortar para adequar.

Então, basta colar o revestimento no tampo usando cola específica para cerâmica. Ou seja, a aplicação não acontece da mesma maneira que em pisos e paredes, em que é usada argamassa. Nesse caso, basta uma cola.

Resultado final da mesa feita Jeroan Herculano

As vantagens de ter uma mesa com tampo de cerâmica

A cerâmica permite a personalização da mesa, além de ser impermeável (Foto: Inside Weather)

Você pode estar se perguntando: mas qual é a vantagem de fazer uma mesa com tampo de cerâmica? Além de criar uma peça totalmente personalizada para a sua casa, ela ainda é:

  • Resistente. Melhor ainda se você escolher um Supercerâmico, que tem uma durabilidade superior.
  • Fácil de limpar, assim como quando a cerâmica é aplicada no piso ou na parede.
  • Impermeável, já que os revestimentos são resistentes à água.

Diferentes tipos de revestimento podem ser usados como tampo
para mesa (Foto: Inside Weather)

Como você viu, é muito fácil ter uma mesa com tampa de cerâmica. E como esse é um material resistente, pode ser ideal para móveis externos. Aprenda mais sobre ela na decoração