Você tem a impressão de que nenhuma planta dura muito tempo na sua residência? O problema não necessariamente está nos seus cuidados, e sim na inadequação da espécie a ambientes internos. Ma não se preocupe: existem diversas opções de flores para dentro de casa.
Se você tem animais, é sempre importante pesquisar se as plantas são ou não tóxicas. Cães e gatos são curiosos, já coelhos se alimentam de vegetais. Portanto, verifique antes de adquiri-las ou deixe em um local inacessível para os pets.
Neste post, você vai conhecer 6 opções de flores para dentro de casa, além de saber quais são adequadas ou não para animais. Confira!
6 melhores opções de flores para dentro de casa
Veja quais plantas vão deixar sua casa mais colorida e perfumada!
1. Lírio-da-paz
O lírio-da-paz é uma planta única e imponente, com folhas brilhantes e que necessita de um vaso maior (foto: Rosa Caroline Teixeira)
O lírio-da-paz é uma planta ornamental de folhas brilhantes e imponentes. Tem uma única folha branca ao redor de sua inflorescência no formato de espiga. Por ter um perfume leve e florescer o ano inteiro, é uma flor ideal para deixar sua casa sempre bonita.
A planta não se desenvolve bem em temperaturas abaixo de 15 graus, mas também não deve estar debaixo da luz direta. Deixe o vaso de lírio-da-paz à meia-sombra.
Atenção: se você tem animais em casa, não cultive nenhum tipo de lírio. Todas as flores da espécie são tóxicas. Por ser uma planta pesada, que necessita de um vaso grande, ela é de fácil acesso para a maior parte dos pets. Caso decida cultivá-la, deixe em um local que seu bichinho não tenha acesso.
2. Violeta-africana
Muito popular, a violeta-africana é fácil de cultivar e ocupa pouquíssimo espaço (Foto: PhotoLanda)
Uma das principais opções de flores para dentro de casa é a violeta-africana. Simples e fácil de cultivar, ela é comumente vista em vasinhos de mesas de festa.
Um grande benefício dessa pequena flor roxa é não ser tóxica para animais. Se você tem um gato, por exemplo, pode cultivar a espécie sem preocupações.
A violeta-africana é uma planta para cultivar dentro da sua residência, pois ela não pode ter exposição direta e contínua ao sol. Coloque-a num vasinho para que, na rega, a água não encoste na planta. Também verifique a terra com frequência e tire folhas e pétalas envelhecidas.
3. Bromélia
Cheirosa e exuberante, a bromélia é uma flor segura para pets (foto: Alessandra Marques da Silva Thompson/Wikimedia Commons)
A bromélia se destaca por ser bonita, imponente, colorida e, ao mesmo tempo, muito fácil de se cultivar. Assim como a violeta-africana, a flor não é tóxica para animais.
Embora tenhamos diversos tipos de bromélia, a flor se caracteriza por um degradê de vermelho com verde.
De fato, a bromélia é uma das flores para dentro de casa mesmo, pois ela não deve passar por extremos de temperatura. Para cultivá-la, é necessário prestar atenção às folhas:
- as acinzentadas, espinhentas, avermelhadas e prateadas gostam de ficar expostas à luz solar;
- já as verdes e macias se desenvolvem melhor à sombra.
O vaso da bromélia deve ser drenável (com furos no fundo) e ter terra, areia, húmus, fibras ou casca de coco como substrato. Coloque a muda da planta com as raízes bem enterradas. Nas duas primeiras semanas, coloque adubo foliar universal.
4. Begonia elatior
Embora as begônias sejam populares pelas folhas, a Begonia elatior produz flores semelhantes a rosas (foto: Stefano)
Todas as espécies de begônia são famosas por suas folhas estampadas e coloridas. A Begonia rex, por exemplo, se destaca pelo degradê de verde com vermelho. Já a espécie elatior conta com flores belíssimas, que vão deixar sua casa ainda mais bonita e charmosa.
Para cultivar sua Begonia elatior, mantenha o solo úmido, com terra fofa e adubada. A planta deve ficar à meia-sombra para manter suas pétalas e folhas sempre bonitas.
Além dos vasos, você pode cultivar sua Begonia elatior em cachepôs de plástico ou cerâmica.
Assim como o lírio-da-paz, todas as espécies de begônias são tóxicas para animais. Porém, por ser cultivada em vasos menores, você pode colocá-la em um suporte mais alto, longe dos cachorros. Caso tenha gatos, é melhor evitá-la.
5. Gerânio
Com cores fortes, o gerânio costuma ser popular em jardins (foto: Alexei)
Exuberante, o gerânio tem flores coloridas e de cabos longos. Por isso, é mais comum vê-lo no jardim e nas áreas externas da casa. Isso não significa que quem mora em apartamento não consiga manter a planta cultivada dentro de vasos.
No Brasil, existem dois principais tipos de gerânio: o ereto ou ferradura (Pelargonium hortorum) e o pendente (Pelargonium peltatum). Enquanto o primeiro se desenvolve para cima, o segundo forma cascatas.
Cultive seu gerânio em um local com bastante luz solar, mas que se espalhe de maneira difusa. Os vasos devem ficar de quatro a seis horas recebendo essa iluminação. Além disso, coloque a planta num vaso com furos protegidos por uma manta geotêxtil ou filtro de café usado. Invista no adubo líquido NPK 4-14-8, rico em fósforo.
Apesar de ser uma das melhores opções de flores para dentro de casa, o gerânio é levemente tóxico para gatos. O pet vai se recuperar com rapidez, mas é muito melhor evitar a contaminação deixando a planta longe do alcance.
6. Lavanda
A lavanda deixa a casa mais cheirosa e é segura para pets (foto: PxHere)
Famosa por seu cheiro leve, que remete à limpeza, a lavanda é fácil de se cultivar e ainda vai deixar sua residência mais relaxante. Outra vantagem é ser pet-friendly, ou seja, não tóxica para animais.
Deixe o vaso da lavanda em um local iluminado. Além de garantir o desenvolvimento adequado, a planta vai liberar o perfume com mais qualidade. O vaso também precisa ser drenável e a rega deve ser feita no substrato para não estragar flor e folhas. Você não precisa regar constantemente; a planta suporta um bom período de seca.
Viu como há diversas opções de flores para dentro de casa? E se você deseja deixar sua casa ainda mais perfumada, conheça as melhores espécies de plantas para banheiro!
(Capa: Bio Cole)