Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Evite dor de cabeça na importação de itens de decoração em cinco passos

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

A possibilidade de importar itens de decoração ainda gera várias dúvidas, principalmente em quem nunca passou por essa experiência. Apesar de parecer difícil, o processo pode ser encarado com tranquilidade se você tomar todos os cuidados apresentados neste post.

Acompanhe agora cinco passos para comprar produtos importados sem dor de cabeça!

1. Avalie a idoneidade da empresa

Depois de conferir ideias nas principais revistas, canais de decoração no YouTube e até na televisão, chega o momento de fazer as compras. É aí que começa o desafio, afinal, muita gente não sabe onde procurar os objetos desejados.

Quando se trata de importação e, consequentemente, de sites estrangeiros, nada é mais valioso do que uma boa pesquisa. Verifique se as empresas são confiáveis dando uma olhada no histórico de cada uma e nas avaliações feitas pelos consumidores.

Em relação aos comércios do Brasil, a dica é procurar informações em sites que avaliam a reputação de lojas virtuais, como E-bitReclame Aqui. A página da empresa no Facebook também costuma fornecer pistas sobre a qualidade do atendimento.

Se a loja escolhida apresentar muitas reclamações sem resposta, passe longe. Para complementar sua pesquisa, entre em contato com amigos e familiares e peça indicações de empresas com as quais tiveram uma boa experiência.

2. Confira as especificações dos objetos

Muita gente se preocupa em conferir detalhes relativos ao processo de aquisição, como prazo de entrega, forma de pagamento e opções de frete. Embora sejam importantes, essas informações não bastam para uma compra adequada.

Antes de qualquer confirmação, é necessário verificar as especificações da mercadoria. Analise tamanho, peso, tipo de material, cor e a quantidade do produto que pretende comprar. Esse cuidado vai evitar surpresas e a necessidade de fazer trocas ou devoluções por motivo de erros no pedido.

3. Exija nota fiscal ao importar itens de decoração

Não deixe que o desejo de decorar sem gastar muito tire a sua atenção durante o fechamento da compra. Atualmente, quem adquire produtos em lojas físicas ou virtuais costuma se esquecer de algo importante: a nota fiscal.

Esse documento atesta a originalidade da mercadoria e traz algumas vantagens para o consumidor. A primeira delas é o direito à garantia, que só é válida na presença do cupom fiscal contendo a data da compra e o nome da loja.

A nota fiscal ainda facilita a troca quando o pedido apresenta algum erro ou o objeto está com defeito. Ao comprar no crédito, o documento se torna um aliado em caso de fraudes ou cobranças indevidas no cartão, já que comprova o real valor do artigo.

4. Desconfie, questione e tire dúvidas

Não precisa se assustar, pois essa orientação é válida em qualquer tipo de aquisição. Afinal, melhor começar com cautela e ter uma boa surpresa do que confiar de primeira e acabar se decepcionando, certo? Siga as dicas abaixo:

  • jamais preencha qualquer campo com a senha do seu cartão. Páginas seguras não solicitam esse tipo de dado;
  • um bom indicativo de que você está navegando em um site confiável é perceber que existe um cadeado junto à barra de endereço;
  • desconfie de ofertas atrativas demais ou de produtos com valores inimagináveis, pois podem ser de má qualidade ou falsificados.

Por fim, não hesite em entrar em contato com o vendedor se quiser sanar eventuais dúvidas. Existem diversos canais de atendimento dedicados a isso, como chat, telefone ou e-mail.

5. Priorize aquisições em lojas brasileiras

Você pode encontrar artigos importados de qualidade em pontos de venda ou comércios eletrônicos brasileiros. Portanto, antes de pensar em fazer a importação por conta própria, que tal pesquisar um pouco nas lojas nacionais?

Com uma pitada de paciência, é possível encontrar uma grande variedade de artigos de decoração de apartamento ou casa. Ao priorizar as compras em estabelecimentos nacionais, você também estimula os comerciantes a trazerem mercadorias cada vez melhores.

E aí? Ficou com vontade de dar uma olhadinha nos sites? Agora que já conhece os cuidados para importar itens de decoração, compartilhe as dicas nas suas redes sociais e ajude outras pessoas!