Hygge: o estilo de decoração nórdico acolhedor e minimalista

Você sabia que a Dinamarca é o segundo país mais feliz do mundo, mas já chegou a liderar o ranking? E seu segredo parece estar escondido (ou resumido) em uma palavra: hygge. 

Durante o inverno, o país tem apenas quatro horas de luz solar por dia e temperaturas médias de 0ºC. Isso, contudo, não faz com que os dias sejam difíceis. Ao contrário: o hygge transforma o aconchego em um estilo de vida. Isso porque o conceito não é aplicado apenas para temperaturas frias. 

Uma decoração que transmite um estilo de vida único, o hyge é acolhedor, simples e aconchegante. O melhor: é um estilo que pode ser adotado na sua residência. Veja como funciona: 

Hygge é um estilo que aproveita o bem-estar ao redor, incluindo da casa. No piso, Cantabria Gris, da linha Classica 

O que é hygge? 

É possível traduzir hygge (pronuncia-se \”riuga\”) como \”acolhimento\” ou \”aconchego\”, mas o conceito é um pouco mais específico. 

Na verdade, hygge é o clima de felicidade e acolhimento que surge por meio do convívio e do conforto. Por exemplo:  

  • Ler um bom livro numa poltrona macia e com cobertas por cima; 
  • Assistir a uma comédia romântica debaixo do edredom; 
  • Fazer partidas de jogos de tabuleiro em família; 
  • Chamar os amigos para comer e beber em casa. 

São momentos de felicidade simples, mas genuínos, que podem surgir tanto em família e amigos quanto sozinho. O cenário é confortável, mas esse conforto vai além de peças macias: há também os objetos vintage, com história, que são herdados de alguém ou que contam uma história especial. 

A madeira também ajuda a trazer o clima aconchegante. No piso, a cerâmica Iberica Natural, da linha Iberica, simula o revestimento natural 

Como adotar o hygge em casa?

Não há uma regra fixa sobre como implementar uma decoração hygge, já que o conforto pode variar entre cada morador. O importante é que, se a residência for familiar ou dividida entre amigos, ela permita a proximidade entre os moradores. 

Cores claras 

Para trazer o estilo hygge à decoração, é fundamental pensar em aconchego. Além de deixar o ambiente visualmente mais amplo, as cores claras melhoram o conforto térmico e são fáceis de combinar, principalmente quando são neutras. 

Fotos 

Que tal imprimir algumas fotos de momentos especiais e espalhá-las pela casa? Pode ser no tradicional porta-retrato, pode ser como um mural estilo Polaroid ou até mesmo emolduradas e penduradas na parede, como quadros. 

Cores claras, como no revestimento Cement Snow, da linha Cement, ajudam o ambiente a parecer mais amplo 

Texturas e objetos macios 

Texturas diferentes despertam sentidos e proporcionam variadas formas de conforto. Almofadas macias, mantas, veludo, camurça, cetim e outros tecidos macios podem adornar a cama e os sofás (procure por modelos igualmente macios). 

Na cama, travesseiros ajudam na decoração e a deixá-la mais aconchegante. 

Móveis 

Se o seu apartamento for integrado, organize-o de forma que a mesa de jantar fique próxima aos sofás. Isso permite que mais gente se sente e possa conversar. Mesas redondas também são mais convidativas porque facilitam a conversa entre todas as pessoas ao redor.  

Preste também atenção nos materiais. Além de um estofado macio, os móveis de madeira também trazem essa sensação de casa mais vintage e familiar. 

Organização 

Por mais elementos que a decoração tenha, é fundamental que estejam organizados. Um ambiente limpo e arrumado aumenta a vontade de ficar nele, pois não há elementos visualmente estressantes ao redor. 

Pronto para adotar o hygge em casa? E para continuar no clima de aconchego, veja como aderir à decoração cozy!