Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
tamanho do revestimento

Como escolher o tamanho ideal do revestimento

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Em qualquer projeto, a escolha certa do revestimento para pisos e paredes é fundamental. Por cobrirem grandes superfícies, os revestimentos contribuem para a criação de um ambiente agradável, de acordo com os desejos e preferências do morador. Mas além de escolher o tipo certo de revestimento e a estética que mais te agrada, há outra questão importante. Afinal, qual o tamanho ideal para cada revestimento? Como colocá-lo? Qual a paginação perfeita?

Certamente, são perguntas que exigem algum conhecimento técnico e, por isso, precisam ser respondidas antes do investimento. Mesmo assim, você não precisa ficar desesperado. Afinal, com calma e organização, os detalhes vão se encaixando. Aos poucos, os medos desaparecem e transformam a reforma ou construção de um imóvel em uma atividade prazerosa.

Em seguida, vamos te ensinar como escolher a cerâmica do tamanho certo para a sua casa. Afinal, esse é o revestimento em que somos especialistas. A Pointer conta com cerâmicas em formatos convencionais (30×60 e 60×60 cm) e grandes (15×90, 45×90 e 80×80 cm). Os maiores são tendência de decoração. Porém, cada projeto é único e demanda soluções específicas.

 

 Medir da forma correta faz toda a diferença

O primeiro passo é ter em mãos a planta baixa da residência ou todas as medidas do ambiente que será reformado. Apesar de óbvia e aparentemente simples, a dica tem extrema importância. Isso porque esses números formarão a base para os cálculos necessários, ajudando a definir o tamanho ideal da cerâmica, evitando gastos desnecessários.

Aqui, um detalhe muito importante: além da área a ser utilizada, é necessário estabelecer uma sobra. Mas você sabe como fazer essa conta? Vamos ensinar o passo a passo, evitando o desperdício de materiais. Assim, você economiza no bolso e, também, contribui com o meio ambiente, já que muitas vezes as sobras não podem ser reutilizadas e, infelizmente, seguem diretamente para o lixo.

 

Passo a passo para o cálculo correto

Para calcular corretamente a metragem do piso, basta multiplicar dois lados. Isso significa medir comprimento x largura ou lado x lado. Dessa forma, o resultado corresponde ao metro quadrado da área. Quer um exemplo? Então, vamos imaginar uma sala com 10 metros de comprimento por 5 metros de largura. Seguindo a regra prática, o espaço conta com 50 m² para área de piso.

No caso das paredes, o princípio é o mesmo. Aqui, basta multiplicar o comprimento pela altura. Aproveitando o nosso exemplo, se o ambiente possui 10 metros de comprimento e 3 metros de altura, teremos 30 m² para a aplicação do revestimento.

Essa conta precisa ser utilizada para cada ambiente. Ao somar tudo, você saberá exatamente a área total que será trabalhada. Mas atenção: é muito importante anotar individualmente as medidas de cada um dos espaços. Afinal, provavelmente você utilizará peças com design e formatos diferentes nos ambientes.

E a sobra? Para obter um ótimo resultado, é indicado sempre acrescentar de 10 a 15% na compra do metro quadrado. Utilizando os dois exemplos apresentados, o indicado então seria adquirir no mínimo 55 m² e 33 m², respectivamente.

 

O que mais levar em conta

O primeiro passo é bem simples, concorda? Porém, não esqueça das juntas. Termo comum no universo das construções, as juntas se referem ao espaçamento entre as peças de cerâmica. Sendo assim, calcular a metragem com as juntas é importante, pois elas também “roubam” medidas espaços.

Aliás, deve-se levar em consideração também portas e janelas. Esse valor precisa ser descontado do metro quadrado da respectiva parede. Caso você não leve esses critérios em consideração, certamente comprará mais revestimento do que o necessário, principalmente se acrescentar 15% para as sobras.

 

Escolhendo o tamanho ideal

Agora que você já aprendeu como fazer o cálculo, chegou a hora de definir o tamanho do revestimento. Mas qual é o ideal? A resposta não é tão simples, já que não existe “receita de bolo” para cada ambiente. Aqui, são levados em consideração funcionalidade e estética.

As peças de cerâmica de grande formato são conhecidas por um resultado estético mais sofisticado. Isso porque há menos juntas, dando a sensação de maior continuidade, sem tantos recortes. Quanto menos fragmentado o revestimento, melhor.

tamanho do revestimento

Este banheiro buscava um resultado estético sofisticado, por isso se optou pelos grandes formatos. O piso C-Motion Grey tem 80X80cm e a parede E-motion tem 45X90cm

 

Ficou animado com os grandes formatos? Apesar dos benefícios, é preciso sempre verificar se a peça se encaixa no seu projeto. Às vezes, formatos menores exigem menos recortes, deixando o espaço mais elegante e, ainda, evitando o desperdício de material.  É necessário analisar as dimensões do ambiente para descobrir qual tamanho de cerâmica resultará em menos recortes. 

Por exemplo, se as dimensões foram múltiplos de três, os melhores formatos serão 30×60 e 60×60, que também são múltiplos de três. Se o ambiente tem um lado de 6 metros e um lado de 3 metros, 50 peças de cerâmica de 60×60 cobrirão o piso do ambiente com exatidão.

Já se a dimensão do ambiente é múltipla de quatro, vale partir para o formato 80×80. Por exemplo, um ambiente de 4 metros de comprimento por 1,60 metros de largura, será totalmente coberto por 10 peças de 80×80.

No entanto, é raro que um ambiente tenha as medidas exatas que dispensarão qualquer recorte. É comum precisar cortar um pouco. Até porque muitos ambientes não tem medidas exatas. Sua sala pode ter, por exemplo, 5,55 por 3,40 metros. Mas procure reduzir a necessidade de recorte escolhendo o formato de cerâmica que melhor se adaptará ao formato do ambiente. 

Um arquiteto ou designer de interiores pode te ajudar nessa paginação. Se você não contar com auxílio profissional, um consultor Pointer também pode te orientar.

 

E não é só isso

Evitar recortes é importante, mas também há outro ponto a considerar: seu gosto pessoal na decoração. Algumas pessoas se apaixonam pelas superfícies contínuas dos grandes formatos, pois buscam sofisticação e modernidade para seus ambientes. Para elas, a melhor solução é, sem dúvidas, o Supercerâmico. Ideal também para quem quer dar a sensação de mais amplitude a um ambiente.

Já outras são apegadas ao estilo retrô e gostam mais de pequenos azulejos, pastilhas e ladrilhos. Realmente, eles são muito charmosos. Uma sugestão da Pointer é Retrô Bege, da linha Urbana, no piso. A cerâmica tem formato 60×60, mas reproduz ladrilhos de 20×20. Na parede, apostamos no Origami, da linha Decora Branco. A cerâmica tem grande formato, 45×90, mas é composta por pequenos losangos em relevo.

 

tamanho do revestimento

Retrô Bege e Origami Branco, por reproduzirem peças de pequenos formatos, são a composição ideal para quem gosta do estilo retrô

 

Uma boa dica para uma decoração equilibrada é combinar formatos grandes e pequenos. Por exemplo, quem usou uma cerâmica de grande formato no piso, como o Clássico Branco, da linha Neutra, 80×80, pode optar por um menor na parede, como o Art Déco Blanc, da linha Decora Design, 30×60. Essa cerâmica decorada dá um efeito de peças bem pequenas, pois é composto por losangos de dois materiais.

tamanho do revestimento

Clássico Branco e Art Déco Blanc para uma sala equilibrada, misturando formatos grandes e pequenos