Escritório pós-pandemia: novos ambiente de trabalho por Maurício Arruda

Você já parou para pensar como será o escritório pós-pandemia? A Covid-19 impactou de diversas formas o nosso dia a dia. O coronavírus provocou desde mudanças no comportamento até novos hábitos de higiene e consumo. Passou, em especial, pelo surgimento de uma rotina de trabalho diferenciada. 

Emergencialmente, milhares de empresas adotaram o home office. Com resultados positivos, algumas decidiram manter esse esquema de trabalho mesmo após a retomada de várias atividades econômicas. Já outras não puderam seguir esse caminho por mais tempo. Mesmo assim, adaptaram os ambientes seguindo a premissa: saúde e bem-estar de funcionários e clientes.

Para refletir sobre o escritório pós-pandemia, contamos com a ajuda de Maurício Arruda. O arquiteto é referência no Brasil, foi apresentador do programa Decora no GNT, e, sorte a nossa, é parceiro da Pointer. Nesse ano, ele acompanhou de perto as mudanças nas residências provocadas pelo coronavírus. Em um vídeo divulgado em nosso canal no IGTV, do Instagram, o profissional aborda questões valiosas sobre o tema. Para conferir a íntegra, é só acessar o link.

Novo conceito

Muitas empresas vinham investindo na construção de escritórios com conceitos contemporâneos de trabalho – com ambientes de lazer, mesas sem divisórias e outras ferramentas que incentivassem a produção e a integração das equipes. “O conceito criado por essas empresas acabou influenciando todos os outros escritórios, ofuscando um pouco o trabalho em casa. Pouco se falava em home office quando veio a pandemia”, explica Maurício.

Mas as empresas viram-se obrigadas a refazer os planos por conta da pandemia. E o pior: tudo a toque de caixa. Nosso arquiteto parceiro compartilhou uma experiência pessoal que dá a dimensão da guinada provocada pela doença no mercado de trabalho. No começo do ano, ele recebeu a notícia de que o prédio onde tinha seu escritório seria vendido. A desocupação deveria acontecer em seis meses, durante os quais eles procurariam uma nova sede. Entretanto, assim que a Covid-19 chegou, a Todos Arquitetura já deixou o imóvel.

“Desde então, eu e minha equipe, composta por 20 arquitetos, passamos a trabalhar dentro de nossas casas e discutir como seria nosso novo escritório. É preciso levar em conta as novas regras dentro dos edifícios corporativos, pois o distanciamento entre as pessoas ainda é a maneira mais eficaz de reduzir a disseminação do vírus em uma pandemia. Chegamos a imaginar um escritório apenas como um espaço apenas para reunir pessoas, mas depois de meses de isolamento descobrimos que ir a um ambiente de trabalho é importante para muita gente”, revela Maurício.

Diante dessas e outras constatações, como o fato de muitos trabalhadores das mais diversas áreas apresentarem um ótimo desempenho em casa, a principal aposta para o escritório pós-pandemia é um ambiente híbrido. “O que aumenta a produtividade dos funcionários é a confiança que a gente deposita neles e, também, a confiança que eles têm na empresa onde atuam”, acredita Maurício. 

Entrada

Recepção com Ibérica Design no piso. Os revestimentos cerâmicos são bacteriostáticos, de fácil limpeza e eliminação de vírus

Com esse retorno aos ambientes corporativos cada vez mais consolidado, é importante saber o que mudará na prática. Catracas, portas e elevadores cada vez mais serão automatizados, evitando que as pessoas encostem em botões e em outras estruturas para diminuir a disseminação do vírus. Os tapetes autolimpantes se farão cada vez mais presentes, assim como os medidores de temperaturas e os produtos de limpeza, como o álcool em gel. “Seja um prédio ou uma casa, o ambiente de trabalho deve garantir a segurança das pessoas ao chegar e na hora de ir embora”, afirma Maurício.

Banheiros

Neste ambiente, a preocupação com a limpeza e a higienização precisará ser elevada. “Existe uma tecnologia chamada pressão negativa. Por meio do ar-condicionado, é possível tirar uma maior quantidade de ar do ambiente do que entrará ao longo do dia. Esse sistema pode ser implantado em banheiros, garantindo a qualidade do ar por mais tempo”, explica Arruda.

Circulação

Espaços precisam ser repensados para promover a segurança necessária

Algumas empresas estão removendo os carpetes. Outras colocaram faixas demarcadas para indicar o sentido de circulação em cada área do escritório. “É uma espécie de faixa de pedestres interna para que as pessoas não andem em direções opostas, aumentando o distanciamento”. Outra medida comum envolve a sinalização entre os postos de trabalho, com espaços para que os colaboradores conversem sem a necessidade de aglomerações.

Salas de reunião 

No escritório pós-pandemia, esses espaços deverão ser preparados para os ambientes físico e virtual. Com o trabalho híbrido, uma parte da equipe estará no escritório e outra poderá seguir a produção em casa. “Monitores, programas e tecnologia deverão ser implantados. Os softwares e aplicativos usados no home office seguirão no dia a dia do trabalhador”. O ambiente físico das salas também será maior que antes. “E de preferência aberto, como uma varanda, nos prédios, ou um quintal, se for em uma casa”, sugere Maurício.

Revestimento

Se a adaptação do escritório ou a migração a um novo ambiente possibilitar uma reforma, atenção à escolha dos revestimentos. Ao invés de matérias-primas como a madeira ou pedras naturais, a melhor opção é o revestimento cerâmico. Bacteriostático, não prolifera microrganismos como vírus, fungos e bactérias. Além disso, é muito mais resistente e fácil de limpar. Certamente, promove melhorias na qualidade de vida dos colaboradores, além de permitir criar um escritório pós-pandemia muito mais agradável, com a decoração apropriada para a finalidade da empresa.

E em casa?

Revestimento cerâmico Avelana Champagne no piso facilita criar em casa um home office confortável, eficiente e seguro

Para quem permanecerá por mais tempo em home office, o desafio da adaptação à nova rotina parece ser uma etapa superada, após meses de pandemia. A gestão do tempo e a autonomia sobre as próprias atividades foram dois fatores que acabaram contribuindo para um aumento da produtividade de muita gente. 

Nesse caso, o ambiente precisa ser reformulado para atender todas as necessidades profissionais. Por isso, vale apostar em uma reforma, criando um local apropriado para a rotina profissional. Nesses casos, os revestimentos da Pointer também se encaixam com perfeição, pois apresentam um ótimo custo-benefício. Para saber mais, acesse o nosso site e confira todos os detalhes sobre os produtos. E continue conferindo as novidades em nosso blog.