Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

8 dicas para economizar na construção

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Quando se trata de construir ou reformar, muitas vezes nos deparamos com o desafio de equilibrar qualidade e economia. Contudo, seguindo algumas dicas básicas, você consegue economizar na construção e ainda garantir ambientes bonitos e duradouros.

Para isso, é necessário ter um planejamento sólido. Algumas estratégias inteligentes também ajudam a alcançar o objetivo de economizar na construção, mantendo a qualidade.

Se você está embarcando em um projeto de construção, seja uma casa, um escritório ou qualquer outro espaço, aqui estão algumas dicas essenciais para economizar sem comprometer a excelência. Confira!

1. Ter um orçamento ajuda a economizar na construção

economizar na construção

Bom planejamento ajuda a economizar na construção (Foto: Master1305)

Um orçamento bem elaborado é o alicerce de qualquer projeto de construção econômica. Antes de começar, defina claramente quanto você pode gastar em cada fase e priorize os elementos essenciais do projeto.

Converse com profissionais que possam te auxiliar nessa etapa. Inclusive, definindo o que priorizar, caso não seja possível realizar toda a obra de uma só vez.

Nessa etapa, também é importante se atentar aos custos esperados e aqueles que são inesperados. Prepare-se para eventuais surpresas que possam aparecer durante a obra. Infelizmente, elas são bastante frequentes. Por isso, é melhor se prevenir colocando uma margem de 10% a 20% a mais do valor total da obra.

Outro erro comum é não considerar os gastos indiretos. São aqueles com transporte, água, luz, comida, impostos e encargos trabalhistas, por exemplo. Coloque tudo na ponta do lápis para não se surpreender ao longo da obra.

2. Estabeleça um cronograma realista

Um cronograma claro e realista ajuda a evitar atrasos, que podem aumentar significativamente os custos. Mantenha-se fiel aos prazos estabelecidos para garantir que o projeto permaneça dentro do orçamento.

Nessa fase, também é ideal contar com a ajuda de um profissional, como um arquiteto, por exemplo. Aqui vão alguns pontos para considerar e economizar na construção:

  • Identifique as etapas do projeto;
  • Estabeleça a sequência das atividades;
  • Preveja a dependência entre atividades para otimizar tempo e dinheiro;
  • Distribua o orçamento de acordo com cada etapa e delegue as responsabilidades;
  • Defina marcos importantes para analisar o andamento da obra;
  • Revise e atualize seu cronograma regularmente;
  • Esteja sempre em contato com os envolvidos no projeto arquitetônico.

3. Contrate profissionais qualificados para economizar na obra

economizar na construção

Garantir a qualidade da obra pode evitar mais gastos no futuro (Foto: Freepik)

Sim, investir em bons profissionais pode não ser nada econômico. Mas, acredite, quando se trata de obra, esse é um barato que pode sair muito caro.

Portanto, entenda que investir em profissionais experientes e qualificados pode parecer um gasto adicional, mas a longo prazo pode economizar dinheiro. Afinal, isso vai evitar retrabalhos e garantir um resultado final de alta qualidade.

4. Pesquise preços de profissionais e materiais

Faça uma pesquisa abrangente para encontrar os melhores preços em serviços de construção e materiais. Compare orçamentos de diferentes fornecedores e prestadores de serviços para garantir que esteja obtendo o melhor custo-benefício.

Quando for procurar por materiais, tente negociar diretamente com fornecedores. Além disso, compre todo o material de uma só vez, pois isso pode te ajudar a conseguir descontos e, consequentemente, economizar na obra.

Outra ideia é se unir a outras pessoas conhecidas que também estejam em meio a uma construção para buscar por preços mais baixos ao comprar quantidades maiores de material.

Quanto aos profissionais, peça indicação de conhecidos. Sobretudo quando você já tiver visto o resultado final de algum trabalho. Assim, fica mais fácil saber como a pessoa trabalha e qual o valor que costuma cobrar.

5. Escolha materiais com bom custo-benefício

Selecione materiais com bom custo-benefício. Em outras palavras, opte por aqueles que oferecem durabilidade e qualidade a um preço acessível. A cerâmica, por exemplo, é uma excelente opção de revestimento devido à sua resistência, fácil manutenção e custo acessível.

Inclusive, a cerâmica da Pointer tem um ótimo custo-benefício. Afinal, é um produto com design democrático, levando o que há de mais bonito, moderno e resistente a diferentes projetos.

Com processos de produção sustentáveis, as cerâmicas da Pointer ainda reproduzem materiais naturais com fidelidade. É o caso da madeira, da pedra e do mármore. Assim, você garante a beleza natural, sem abrir mão da qualidade, mas pagando menos e garantindo a facilidade de manutenção e de limpeza.

O mesmo vale para outros materiais que você precise comprar. Economizar na obra vai muito além do custo inicial. Portanto, prefira materiais que sejam de qualidade e durem mais tempo, evitando a necessidade de reformas no curto prazo.

6. Evite desperdícios para economizar na obra

economizar na construção

É possível reaproveitar materiais ou comprar apenas o necessário para economizar na construção (Foto: Freepik)

Minimize o desperdício de materiais planejando cuidadosamente as quantidades necessárias para cada etapa do projeto. Nesse caso, você também pode contar com a ajuda de profissionais.

Além disso, armazene e manipule os materiais corretamente para evitar danos e perdas. Pode ser necessário providenciar um local para guardar o material durante a obra, por exemplo. Portanto, preveja esse detalhe quando for fazer o planejamento.

7. Reaproveite o que for possível e faça uma boa economia

Procure oportunidades para reutilizar materiais e recursos sempre que possível. Por exemplo, móveis antigos podem ser restaurados e incorporados ao design, e materiais de demolição podem ser reaproveitados em novas construções.

Para economizar na obra, também vale a pena verificar quais estruturas podem ser mantidas, caso seja uma reforma.

8. Acompanhe a obra e o cumprimento do orçamento

Participe ativamente do processo de construção. Acompanhe de perto o progresso da obra e tome decisões oportunas para evitar surpresas e garantir que o projeto permaneça dentro do orçamento.

Verifique se o cronograma está sendo cumprido, se não há desperdícios ou algo que pode ser reaproveitado durante a construção.

Com um planejamento cuidadoso e a adoção dessas estratégias inteligentes, é possível economizar na construção sem comprometer a qualidade.

Quer saber como vai ficar seu projeto depois de pronto? Use o simulador de ambientes da Pointer!