Como explorar o dourado na decoração de seu lar?

O uso do dourado na decoração é capaz de enobrecer qualquer ambiente. Apesar de ser uma forte ligação com tradicionalidade e elegância, ele também pode aparecer em ambientes mais modernos e despojados, principalmente se for nos detalhes.

Se você ainda não sabe muito bem como usar o dourado na decoração, confira as próximas linhas deste artigo e inspire-se!

Tom versátil

O dourado é um tom extremamente versátil e pode ser combinado com várias outras cores, estilos e materiais. Graças ao seu efeito metalizado ele funciona – quase – tão bem como tons neutros e por isso pode ser harmonizado em decorações clássicas, modernas, rústicas e até românticas.

Um ambiente simuladodo pela Pointer com toques de dourado nos móveis, lustres e discretamente no piso.

Uma das formas de começar a arriscar é inseri-lo em detalhes enquanto ele contrasta com cores claras e neutras, como off-white, tons terrosos e cinza. Ambientes menores e sem tanta visibilidade, como banheiros e lavabos, são excelentes para isso. Vale apostar nas ferragens do box, espelho e também na torneira.

Já na sala ou no quarto, vale investir em molduras de quadros ou detalhes como puxadores.

No final das contas, para descobrir se ele realmente se encaixa no ambiente escolhido, é só perder o medo de ousar.

Móveis dourados

Quem disse que o dourado não combina com móveis, certamente ainda não viu como ele pode dar um toque especial em qualquer ambiente. Para ir em uma linha minimalista, onde menos é mais, aposte em móveis e itens de decoração soltos.

Poltronas, cadeiras com estofados e almofadas são alguns itens que combinam muito com a cor e não pesam em nada no ambiente.

Na imagem, o sofá dourado casa perfeitamente com o ambiente clássico e tradicional. Foto: freepic.diller/Freepik.

Já se a intenção é se aproveitar de pequenos detalhes, vale investir em vasos, espelhos, luminárias, vasos, aparadores ou até mesmo um bar – já que o dourado combina bastante com itens para preparar drinks.

A varanda gourmet também é um ambiente que pode se aproveitar da luz e charme que o dourado traz. Por fim, nos quartos, ele vai superbem em penteadeiras, puxadores e molduras de espelhos.

Quais cores combinam com o dourado?

A depender da escala que você vai utilizar o dourado, todas as cores podem ser ornadas, uma vez que ele é uma cor quase neutra. Para iluminar, vale investir em cores mais claras, como off white, bege, rosé. Para impactar, cores densas como preto, chumbo, azul marinho e magenta podem cair melhor.

A iluminação pode ser um grande trunfo para usar o dourado, como o Revestimento Polaris, da Linha Decora Design, que ganhou destaque dourado graças à iluminação

Uma forma excelente de usar o dourado com muita elegância e de forma atemporal é mesclando com revestimentos claros, como é o caso do Statuarietto Gold da Linha Select e do Carrara Statuario, da Linha Clássica, ambos da Pointer.

E então, gostou das dicas? Continue acompanhando o nosso blog para mais informações como estas!