Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
casas alugadas

Dicas de decoração para casas alugadas

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Morar de aluguel é uma tendência, pelos benefícios que a opção oferece. O custo é menor no curto prazo, há uma flexibilização para comportar mudanças naturais da vida e você ganha liberdade para ir e vir conforme os termos de contrato. No entanto, essa modalidade também apresenta algumas limitações, especialmente em relação à decoração para casas alugadas.

É claro que você não terá, na casa alugada, a mesma liberdade que tem em uma casa própria, onde você pode reformar à vontade, mudar o piso, as janelas e qualquer outro aspecto da residência. Isso não significa, entretanto, que você não possa decorar o lar alugado e deixá-lo do seu jeito. Se você está nessa situação, confira a seguir as nossas dicas de decoração para casas alugadas.

Identifique o que há de errado na casa alugada

decoração para casas alugadas

Quarto de solteiro contemporâneo e aconchegante, revestido com piso Tijuca Mix, da linha Tropicália

Dar dicas de decoração para casas alugadas é como tentar fazer o diagnóstico de um carro usado sem abrir o capô: é difícil e as chances de algo dar errado são enormes. Como você alugou, pode ser que a residência tenha sido construída nos anos 40 (com as técnicas de lá) ou nos anos 90, trazendo diferentes contextos para a questão.

O recomendado é começar com uma vistoria completa na casa, para identificar todos os pontos que precisam ser tratados na sua decoração. Não estamos falando sobre problemas estruturais no imóvel (vamos falar disso no fim deste artigo), mas sobre pontos estéticos negativos da casa.

O piso é bonito ou feio? Combina com o estilo que você quer para a casa? As paredes foram recentemente pintadas ou a tinta está gasta? Elas têm furos ou não? Existe um quadro de luz feio em alguma parede? Uma luminária que não combina com o seu estilo?

Faça uma vistoria com a sua família e anote cada elemento que será preciso disfarçar ou trocar na sua decoração. Dessa forma, você tem um ponto de partida e pode pensar em soluções criativas para cada questão.

Compre móveis soltos e no estilo que você gosta

decoração para casas alugadas

Varanda simplista, decorada com plantas e parede revestida com cerâmica Canjiquinha Madeira Mineira, da linha Raízes

Uma das vantagens de morar de aluguel é poder procurar outra casa caso sua situação de vida mude. Por causa disso, você precisa investir em móveis soltos, em vez de contar com opções feitas sob medida ou embutidas.

Se você gosta de uma decoração clean, dê preferência a móveis geométricos, sem estampas e em cores neutras, preferencialmente o branco. A não ser que a casa alugada tenha revestimentos muito incongruentes — o que normalmente não é o caso —, você consegue manter o estilo onde quer que for.

Por outro lado, você pode deixar o peso das cores da decoração sobre os móveis, já que as casas alugadas tendem a ser mais neutras. Uma residência que tenha uma parede roxa na sala, por exemplo, terá mais dificuldade para arranjar um inquilino do que uma que tenha paredes brancas.

Use quadros e enfeites para esconder pontos negativos

decoração para casas alugadas

Sala de estar bem decorada e confortável, revestida com piso Chevron Mediterrânea Mix e plantas que ajudam a trazer vida para o ambiente

Uma das questões de uma casa alugada é que você não tomou nenhuma das decisões relacionadas à construção do imóvel.

Instalar quadros, pôsteres e outros enfeites que ajudem a esconder pontos negativos nas paredes pode ser uma boa saída. Isso vale para o quadro de luz, para marcas, furos, pregos e tantos outros elementos presentes nas paredes e que interferem negativamente no aspecto de organização da casa.

A grande vantagem dos quadros e pôsteres é que eles são totalmente customizáveis. Seja o seu estilo mais sofisticado, seja ele campestre ou industrial, você vai encontrar uma arte perfeita para transformar um ponto negativo em positivo.

Use ganchos adesivos para não pregar na parede

Um dos grandes problemas de decoração para casas alugadas são as paredes. Algumas famílias provavelmente já passaram por ali, e cada uma delas deixa a sua marca direta ou indiretamente nas paredes do imóvel.

São marcas de pregos, desenhos, parafusos e muitos outros danos leves que desvalorizam o visual da casa. Sendo assim, o mais indicado é tentar fugir desses recursos quando for pendurar quadros ou colar pôsteres na sua decoração.

A maneira mais fácil e prática de fazer isso é, em vez de usar pregos e furar a parede, optar por ganchos adesivos para pendurar quadros, prateleiras, nichos e outros objetos. Esses ganchos são vendidos em grandes lojas de departamento e aguentam bastante peso, além de evitar que você precise passar massa corrida na parede antes de entregar a casa para o dono.

Troque as luminárias para dar mais personalidade

decoração para casas alugadas

Lindo quarto em tons claros e bem decorado, revestido com cerâmica Metropolitan Branco, que ajuda na iluminação do ambiente

Você não pode mexer no sistema elétrico de uma casa alugada — pelo menos não sem a autorização expressa do dono da residência —, mas as pode mudar o estilo das luminárias, bem como as lâmpadas usadas.

Pode não parecer, mas esse detalhe faz muita diferença em uma decoração para casas alugadas. Usar uma lâmpada LED forte, por exemplo, ajuda a iluminar uma cozinha, deixá-la maior — se conjugada com revestimentos brancos que reflitam a luz — e mais bonita. Ao mesmo tempo, uma sala ou um quarto pode ficar mais aconchegante se você souber como trabalhar a iluminação do ambiente.

Coloque um tapete para lidar com o piso feio

Se as paredes das casas alugadas tendem a ser mais neutras — normalmente não têm revestimento e são só pintadas de branco —, o piso não é a mesma coisa. O padrão é que as pessoas usem os revestimentos que eram moda antigamente, o que pode resultar em algumas situações confusas.

Quando o piso não é feio, ele pode estar desgastado, marcado ou com falhas, o que também é negativo e dá uma impressão ruim para os ambientes.

A maneira mais fácil de resolver essa questão é escondendo essas falhas ou o piso feio sob um tapete bonito e que combine com os seus móveis. O segredo é tentar transformar um ponto negativo em positivo com esse truque.

Invista em plantas para trazer vida à casa alugada

decoração para casas alugadas

Banheiro minimalista, com paredes revestidas de Metro Branco e piso com cerâmica Bianco Gioia, da linha Clássica

As plantas têm o poder de transformar os ambientes por causa da sua cor, dos aromas e por trazerem mais vida ao local. Dependendo da espécie, elas ajudam a unir todos os elementos do ambiente em uma decoração coesa.

Nas casas alugadas, você pode usar quantas plantas quiser. Se conseguir os ganchos adesivos que mencionamos anteriormente, pode até fazer um bonito jardim vertical na área externa ou, dependendo do seu estilo, dentro de casa mesmo.

Como deu para ver, as principais dicas de decoração para casas alugadas tentam pegar problemas do imóvel e transformá-los em vantagens com alguns objetos como quadros, tapetes, luminárias ou a própria neutralidade tradicional das residências para alugar.

Em alguns casos, todavia, não basta esconder algo debaixo de um tapete: o problema pede uma solução mais impactante. Como agir nesses casos? Recomendamos que você leia o nosso guia de reformas em casas alugadas para saber o que pode ou não fazer quando for um inquilino.

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida