Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
calcular quantidade de piso

6 fatores a considerar ao calcular a quantidade de piso para a casa

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Calcular quantidade de piso necessário para uma reforma é uma muito importante. Se você errar nessa hora, pode passar por problemas como atraso na sua obra (até conseguir mais material) ou desperdício de dinheiro (se comprar em excesso e não usar depois).

É comum que fabricantes de revestimentos retirem de linha produtos regularmente. No caso de revestimentos cerâmicos, por se tratar de um material natural, pode haver ainda leve diferença de tonalidades entre lotes. Então, é sempre bom pensar no futuro e fazer a compra de uma vez. Por exemplo, se agora você vai reformar a cozinha, mas no futuro pretende colocar o mesmo piso na casa toda, é bom já fazer a compra total.

Aprenda como fazer esse cálculo da maneira correta, para não errar no planejamento financeiro e nem na hora de comprar os materiais, garantindo uma obra tranquila.

1. O tamanho do cômodo

calcular quantidade de piso

Homem aplicando piso de acordo com o tamanho do cômodo

É preciso saber as dimensões exatas do imóvel. Não vale chutar.

Existem duas maneiras de descobrir. A primeira é ir diretamente na planta baixa da casa, que mostra todos os cômodos de uma perspectiva vista de cima e que contém informações vitais como a altura, largura e área daquele ambiente.

Caso você não tenha acesso à planta baixa da casa ou ali não estejam descritos esses valores, o mais fácil é tentar medir você mesmo. Pegue uma trena e meça de ponta a ponta, sempre pelo encontro da parede com o piso. Se o ambiente for quadrado, basta multiplicar os valores para obter a área do espaço em metros quadrados. Se não for, o cálculo será mais complicado. Neste caso, sugerimos a contratação de um designer de interiores, arquiteto ou engenheiro. Você pode também levar as medidas à loja de materiais de construção e pedir ajuda para calcular por lá.

2. Os rodapés, recortes e descartes

Medir a área de um cômodo pega apenas a superfície do piso desse ambiente. Porém, como você provavelmente já sabe, esse não é o único lugar que receberá o revestimento escolhido. Ainda é preciso calcular os rodapés, recortes e descartes. Mas antes, precisamos entender o que são esses conceitos.

Rodapé é uma pequena elevação na base da parede que serve para proteger tanto o piso, como a própria parede de uma casa. Já os recortes acontecem quando precisamos revestir algum trecho que está fora da área geral do cômodo, como um “puxadinho”. Por fim, os descartes são áreas do espaço que não serão revestidas. Eles são mais comuns em paredes (por causa de janelas e portas), mas aparecem no piso em alguns casos.

O rodapé cobre todo o perímetro do cômodo e deve ter 15 cm de altura em caso de porcelanatos ou cerâmicas e 10 cm quando é feito de outros materiais. Já os recortes devem ser calculados separadamente e adicionados ao montante total. Por fim, não esqueça de descontar os descartes, caso hajam.

Um profissional de arquitetura – designer de interiores, arquiteto ou engenheiro – saberá fazer esse cálculo. Mas você também pode pedir ajuda aos funcionários da loja de materiais de construção, habituados a essas questões.

3. O tipo de assentamento

Existem diferentes maneiras de assentar um piso em um cômodo. Uma delas é a colocação reta, mais tradicional e que provavelmente você já viu em muitos lugares por aí. Nesse estilo, o revestimento segue a orientação do cômodo. Já a segunda maneira é colocar o piso na diagonal em relação ao ambiente — dessa forma, fica mais moderno e com um impacto visual muito interessante.

Para o cálculo do piso, porém, esses dois tipos de aplicação se diferenciam numa coisa: o gasto com material. Na colocação reta, gasta-se menos material pois é mais raro que seja preciso cortar peças para encaixar no ambiente. Já na aplicação diagonal perde-se mais peças pois sempre é necessário cortá-las para cobrir toda a superfície desejada.

4. A dimensão do revestimento

calcular quantidade de piso

Cozinha moderna revestida com o supercerâmico Alchimia Grigio e com móveis em madeira que dão um toque rústico para o ambiente

Outro elemento que devemos levar em conta quando queremos calcular quantidade de piso necessária para uma sala, quarto ou cozinha é, claro, a dimensão do próprio revestimento. Existem peças de vários formatos, desde os quadrados mais comuns de 45x45cm e 60x60cm, até os supercerâmicos, que trazem os formatos 15x90cm, 45x90cm e 80x80cm.

Saber a dimensão do revestimento é importante, pois é ela que indicará quantas peças precisaremos para cobrir um espaço específico. Afinal, cada formato cobre uma área diferente.

5. O estoque para imprevistos

Um último elemento a se ter em vista na hora de calcular quantidade de piso em uma reforma é o estoque para imprevistos. Esse depósito de peças é importante por duas razões. A primeira são possíveis desperdícios durante a aplicação.

A segunda razão é para economia na substituição a longo prazo. Imagine que uma cerâmica do piso da sua cozinha quebrou, mas a empresa que vendeu o produto para você já tirou esse modelo de linha. Mesmo que a marca ainda produza peças iguais, é difícil encontrar unidades exatamente idênticas, pois a coloração pode variar de lote para lote. Isso causa uma dissonância no seu piso e o resultado não fica legal.

Alguns especialistas recomendam um estoque de, pelo menos, 10% de peças para cobrir eventualidades. Mas você pode separar 15% ou mais caso se sinta mais seguro assim.

6. A fórmula para calcular quantidade de piso

calcular quantidade de piso

Arquitetos planejando a quantidade de piso que será utilizada no projeto

Considerados todos esses fatores, é hora de calcular quantidade de piso que você usará na reforma da sua casa. Para isso, precisará da seguinte fórmula:

·        (Tamanho total / Metragem do revestimento) + 10% das unidades necessárias.

Nesse caso, o Tamanho total inclui toda a área do cômodo mais rodapé e recortes (e descontados os descartes, caso existam). A metragem do revestimento vem informada pelo fabricante, mas também pode ser obtida ao multiplicar as suas dimensões (por exemplo, uma cerâmica 45x45cm tem 0,2025m²). O resultado dessa divisão é a quantidade de peças necessárias e, depois disso, é só somar mais 10% de estoque.

Confuso? Tudo bem, é normal. Vamos conferir como calcular quantidade de piso para uma sala com um exemplo prático a seguir!

Como calcular quantidade de piso na prática

calcular quantidade de piso

Banheiro revestido com o supercerâmico Alchimia Grigio que deixa o ambiente aconchegante e moderno

Imagine que João vai comprar um piso novo para sua sala. Ele quer um ambiente aconchegante, mas moderno e, por isso, escolheu o Alchimia Grigio, um supercerâmico.

O primeiro passo para o trabalho é medir a sala. Ela tem 10 metros de largura e 8 de comprimento, com 80m² de área. Não há a necessidade de recortes ou descartes e os rodapés já estão instalados. Além disso, a aplicação será reta, para poupar material.

O revestimento escolhido tem 80x80cm. Portanto, sua metragem é de 0,64m². Ele optou por fazer um estoque de 15% de unidades, já que tem um espaço considerável no quintal para isso.

Jogando todos esses dados na fórmula, a conta fica assim:

·        80m²/0,64m² = 125

João precisará de 125 peças da cerâmica para a sua sala. Com o estoque de 15% (aproximadamente 19 peças) ele precisará comprar 144 unidades do revestimento.

Viu como foi fácil calcular quantidade de piso para a sala do João? Com você é a mesma coisa: ache a área, considere o rodapé, recortes e descartes, veja a metragem do revestimento, tipo de aplicação e estoque. Depois, é só calcular!

Não esqueça que calcular quantidade de piso para a sua casa é só o primeiro passo. É necessário comprar as unidades de revestimento de empresas relevantes e que tenham autoridade no mercado. Só assim você garante a qualidade do material e evita uma nova reforma no curto prazo.

Se você está pensando em mudar o piso da sala ou de qualquer outro lugar da sua casa, entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudar nesse trabalho!