A decoração não é estática. Assim como a nossa sociedade, ela está o tempo todo se modificando e se adaptando aos novos meios de viver e de ser. Com isso, é claro, as novas gerações também têm trazido maneiras diferentes de criar espaços e de se encontrar neles.
Os Millennials e a Geração Z não têm impactado apenas a sociedade, com seus modos diferentes de enxergar e lidar com as velhas estruturas, mas também o universo da decoração, com casas que refletem justamente essa quebra dos padrões tradicionais. Porém, cada nova geração de uma maneira diferente.
Quer entender melhor? Siga com a gente!
Quem são os Millennials?
O termo Millennials refere-se às pessoas nascidas na década de 1980, englobando também os que nasceram no início da década de 1990. O nome faz referência à virada do milênio de 2000 para 2001, quando essas pessoas eram crianças, adolescentes e jovens adultos.
Os Millennials também podem ser chamados de Geração Y, uma evolução da Geração X, os nascidos nas décadas 1960 e 1980. A Geração X tem como características busca da individualidade, sem perder a convivência em grupo, escolha de produtos pela qualidade e inteligência, busca por seus direitos e procura de liberdade. A Geração Y, por sua vez, não precisou se engajar nessas lutas.
Algumas pessoas também apelidaram os Milllennials de “Peter Pan” ou “Boomerang Generation”, por terem uma propensão a morar mais tempo na casa dos pais e adiarem o início da carreira ou de um casamento.
Entre as características marcantes dessa geração, temos:
- otimismo;
- ambição;
- capacidade de “pensar fora da caixa”;
- não têm medo de buscar novas oportunidades profissionais;
- criativos;
- preocupados com as causas sociais;
- dispostos a quebrar padrões impostos pela sociedade;
- não têm como prioridade o trabalho intenso, a construção de uma família e nem a busca por uma rotina estável;
- inconformidade;
- apreço à tecnologia;
- capacidade de aprender rápido;
- multitarefas;
- tendências impulsivas;
- dificuldades em receber ordens;
- competitividade em excesso;
- propensão de pular de um emprego para outro;
- amam viajar;
- preocupação ambiental e por isso são consumidores mais responsáveis e apegados às marcas sensíveis aos temas ambientais.
Hoje, os Millennials têm entre 25 e 40 anos e são maioria no mercado de trabalho, os principais consumidores e maioria da população – e por isso há uma crescente preocupação, especialmente das outras gerações, em entender melhor quem são essas pessoas e o que elas querem.
O que os Millennials querem na decoração?
Com características tão diferentes das gerações passadas, os Millennials também querem decorações mais ousadas e que reflitam suas personalidades.
Faça você mesmo e artesanato
A casa dessa geração não tem móveis muito caros, mas vários itens no estilo “faça você mesmo”, peças vintage, itens artesanais e objetos bastante pessoais que retratem seu estilo, como cartazes de filmes, capas de discos, entre outros.
Se a decoração das gerações passadas era mais “dura” e “rígida”, os Millennials buscam um ambiente confortável e multifuncional, com apego à tecnologia e à personalização.
Embora convivam continuamente com a tecnologia, e usem dela em termos de automação, muitos Millennials veem no artesanato uma forma de se reconectar com uma sociedade passada. Por isso, as casas têm detalhes em tricô, bordados, crochê e todos os tipos de artesanatos.
Vasos de plantas e aconchego fazem parte da decoração dos Millennials, como esta sala com Zeppelin Steel
Natureza e móveis clean
A paixão pela natureza também está presente, com vasos de plantas dispostos em diferentes ambientes, jardins verticais, além, é claro, dos animais de estimação.
Em relação ao mobiliário, muitos têm uma tendência clean. Com móveis simples, com linhas escandinavas e que prezem pela funcionalidade, além das opções multifuncionais, que tornam as casas mais práticas.
Móveis clean e natureza são detalhes importantes para os Millennials, como este quarto com Metropolitan Cinza
Home office
A forma de trabalhar também está mudando com essa nova geração, que deseja ter mais autonomia e liberdade. O home office ganha força – e eles já são naturalmente adaptados a ele. Por isso, as casas dos Millennials contam com um espaço destinado ao trabalho e aos estudos.
O escritório reflete essa autonomia e vontade de fazer diferente da geração, mesclando itens tecnológicos, com detalhes que tornam tudo mais aconchegante, como cores, texturas, plantas, ilustrações etc.
O home office faz parte do jeito de viver dos Millennials e por isso recebe um destaque especial na decoração, como esta linda parede em Jacquard Grey, da linha Zeppelin, que adiciona textura e personalidade ao ambiente
Mix de estilos
Por fim, não podemos notar um estilo único predominante nas casas dessa geração. Há mistura de ladrilhos hidráulicos, madeira reciclada, um móvel de família – e assim por diante.
A decoração passa a ser um espelho da personalidade do morador e precisa ser charmosa, funcional e prática, sem deixar o aconchego de lado.
Quem é a Geração Z?
A Geração Z compreende aqueles nascidos entre 1997 e 2010. Eles podem ser conhecidos por inúmeros outros nomes, como: Gen Z, Plurais, Gen 2020, Centennials, Pós Millenials e iGeneration. É a evolução da Geração X e da Geração Y, os Millennials .
Essa é uma geração nativa digital, que está sempre conectada e acessando múltiplas plataformas, especialmente as redes sociais. Como gostamos de dizer, sempre ON!
Na hora de consumir, eles costumam buscar avaliações, rankings e indicações de amigos sobre produtos, serviços, marcas e empresas. Além disso, costumam priorizar a auto-avaliação e buscam por um emprego satisfatório, mas que ofereça um ambiente agradável.
Algumas características marcantes dessa geração são:
- nativos digitais;
- desejam causar impacto no mundo;
- bastante influenciados pelas redes sociais e cultura pop;
- maior capacidade de trabalho em grupo;
- não diferenciação entre online e offline;
- comunicação via plataformas;
- uso e criação de memes para se entender;
- desapego de bens de consumo;
- preocupação ambiental forte;
- valorização do diálogo, do afeto e do respeito.
O que a Geração Z quer na decoração?
Para a Geração Z, a interação online é importantíssima, além do cuidado com o meio ambiente, que continua marcante.
O desapego também é destaque nessa geração, que não quer mais ter uma casa própria ou um carro na garagem, pois eles aprenderam a compartilhar. Por exemplo, usando aplicativos como Uber, e também apostando em meios mais sustentáveis, como a bicicleta.
Todas essas características acabam estando presentes na casa da Geração Z, além, é claro, da busca por ambientes instagramáveis, com um forte apelo estético e que fiquem incríveis nas redes sociais.
Praticidade
Muitos dos nascidos nas décadas de 1990 e 2000 preferem alugar casas do que comprar imóveis, porque eles estão mais ligados na experiência do que no acúmulo de bens materiais – além de estarem o tempo todo mudando.
Por isso, precisam de uma decoração prática, com móveis leves e multifuncionais, que possam ser facilmente transportados de um local para outro.
Sustentabilidade
A preocupação com o meio ambiente continua forte nessa geração. Além da presença das plantas e dos animais de estimação, vemos uma preocupação maior com a sustentabilidade.
Por isso, eles buscam alternativas, como hortas comunitárias, placas de geração de energia solar, reciclagem e meios construtivos que impactem menos o meio ambiente.
Instagramável
Eles também querem ambientes que possam criar lindas imagens para as redes sociais. É o que chamamos de decoração instagramável, que pode ser transformada em uma bela foto para o Instagram ou um Story diferente.
Um ambiente instagramável é o desejo da Geração Z, que não tem medo de brincar com as cores e tem um forte apelo estético, como esse banheiro com Zeppelin Navy no piso e Grid Gray na parede
Compactos e tecnológicos
Espaços menores conectados à natureza, que ajudem a otimizar o tempo e que tenham uma estética apurada. Essas são as principais características da decoração da Geração Z.
Para economizar tempo, nada melhor do que um imóvel automatizado, com sistemas de iluminação, entretenimento, caixas de som e tudo interligado e inteligente.
Cores e estética
Como prezam pela estética, adoram combinar cores contrastantes e criam ambientes cheios de personalidade e estilo. Enquanto os Millenials preferem um estilo mais clean e nórdico, com cores suaves, a Geração Z gosta de criar impacto visual.
Ambientes com grafismo e cheios de personalidade marcam a Geração Z, como esta inspiração com Graphic
Ambientes receptivos
A Geração Z ama receber os amigos em casa – e precisa de espaços pensados para isso, com salas que possam ser transformadas em cinema, cozinhas integradas e ambientes que retratem suas personalidades.
Ambiente para receber com piso estampado Urbana Retrô Mix, a cara da Geração Z
Viu só quantas ideias inspiradoras de decoração para os Millennials e a Geração Z? Aproveite e compartilhe essas dicas com seus amigos nas suas redes sociais!