Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Fotografia de interiores

Fotografia de interiores: 6 dicas para aplicar nas redes sociais

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Com as pessoas cada dia mais conectadas aos celulares e às redes sociais, é natural e inevitável a migração para o mundo digital de serviços que antes só podiam ser acessados de modo físico. A arquitetura é um exemplo disso, com os perfis de profissionais no Facebook, Instagram, Pinterest e outros apps sendo invadidos por fotografias de interiores.

O fato é que ter boas imagens compartilhadas nas redes é uma maneira de se destacar e atingir mais clientes – vale lembrar que o Brasil é o terceiro país onde as pessoas passam mais tempo de olho em aplicativos, segundo relatório publicado ainda em 2020 pela consultoria global App Annie. A média diária de tempo dedicado aos apps é de 3h40.

Nesse cenário, cabe aos arquitetos se preocupar também com o pós-projeto, investindo parte do tempo em fotos bem feitas dos trabalhos para posterior compartilhamento no Instagram e demais perfis pessoais.

A partir de agora, vamos listar algumas dicas para que esse caminho seja trilhado com sucesso, tornando as redes sociais ainda mais bonitas e interessantes, criando uma espécie de portfólio virtual.

1 – Organize o ambiente

Fotografia da cozinha
Organize o cenário antes de começar a fotografar o ambiente. Na imagem, Ibérica Design no piso

Se for fotografar uma mesa de jantar, por exemplo, deixe os pratos e os copos dispostos de modo correto, sem ficarem jogados. Quando o objetivo é fotografar um quarto que exigiu tanto esforço, dedicação e carinho nas etapas anteriores, não custa nada arrumar a cama e deixar os lençóis e travesseiros alinhados.

2 – Pense na iluminação

fotografia da sala com uma boa iluminação natural vinda da janela
Esta sala com Statuarietto no piso é um ótimo exemplo de como aproveitar bem a iluminação natural

Analise a luz do ambiente antes de iniciar a sessão de fotos. Siga o conselho: o final do dia é o melhor momento para o registro de imagens, por aproveitar a luz natural, sem a mesma força que ela possui por volta do meio-dia. Essa atitude ainda permite escapar da luz artificial necessária nas fotos noturnas. Cuidado com os reflexos e os ângulos contrários à luz.

3 – Cuidado com a altura da câmera

sala com sofá, um cachorro e com revestimento cerâmico no piso
A imagem desta sala com Cantabria Gris no piso promove a sensação que a pessoa está no ambiente

Dê preferência para fotos na altura do espectador. Desse modo, o público pode conferir, por meio da tela do celular, a mesma imagem que teria acesso se fosse ao local retratado. Só tome cuidado com as linhas convergentes – isto é, que seguem para o mesmo ponto – que podem deixar algumas paredes com ângulos diferentes. 

Isso ocorre, por exemplo, quando você sobe em um banco para fotografar de cima para baixo ou quando ajoelha e inclina a câmera para buscar uma imagem diferente. Essas situações podem distorcer a realidade, modificando as características originais do ambiente. Por este motivo, alguns profissionais fotografam na altura dos olhos e da cintura também.

4 – Enquadramento nem sempre é centralizado

banheiro
Banheiro com Statuarietto no piso e Ibérica Natural na parede comprova a importância de encontrar o melhor enquadramento para a imagem

Procure as linhas na hora de escolher o enquadramento. As câmeras de celular costumam oferecer a opção de linhas, que facilita a utilização da regra dos terços. Basicamente, esta técnica consiste em dividir a tela em 9 quadrados. Para isso, basta traçar duas linhas verticais e duas linhas horizontais. Muitos aplicativos oferecem essa ferramenta.

Graças ao recurso, o objeto que é o foco da sua imagem não precisa estar necessariamente no centro da tela, mas sim em um dos quatro pontos de encontro das duas linhas horizontais com as duas linhas verticais na tela. Justamente por isso, lembre-se: o enquadramento não precisa ser centralizado.

5 – Tome cuidado com a composição

quarto com revestimento cerâmico Ibérica Pop no piso e painel
Perceba como neste quarto com Ibérica Pop a composição do ambiente valoriza a imagem

A composição do ambiente exige um carinho especial para a fotografia de interiores. Em muitas oportunidades, ter informações demais na mesma imagem pode jogar contra a conquista de um bom registro. O mesmo ocorre em alguns casos ao tentar retratar todo o ambiente em uma única foto, desvalorizando detalhes que mereceriam uma postagem à parte.

6 – Busque o melhor ângulo

banheiro com banheira
Bom ângulo permite destacar cada detalhe do projeto, como neste banheiro com Zeppelin Beige no piso e Blossom Beach na parede

Ainda sobre a valorização de detalhes que merecem ser ressaltados na fotografia de interiores, procure por um bom ângulo. A prática ajuda a aperfeiçoar essa busca. Muitas vezes, um vaso que agrega valor a uma mesa na sala de estar merece ser fotografado em primeiro plano e não na altura dos olhos. 

Ao seguir essas dicas, a fotografia de interiores se transforma em uma atividade mais fácil, agradável e produtiva. Afinal, o seu trabalho merece destaque. O material de qualidade utilizado na criação do projeto também faz diferença na imagem, assim como na vida. Portanto, conheça mais sobre os Supercerâmicos e cerâmicas da Pointer em nosso site.