Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
casa de forma planejada e econômica

Construa a sua casa de forma planejada e econômica

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Construir a casa de forma planejada e econômica é possível. Aliás, é uma tarefa até mesmo prazerosa. Com um pouco de organização, o trabalho caminha mais rápido e com resultados bem melhores, facilitando ainda mais a realização do sonho. Para isso, basta seguir algumas dicas práticas que vamos apresentar para você. 

Definir o projeto da casa, comprar materiais de qualidade e contratar a mão de obra são algumas das tarefas. A palavra de ordem é planejamento. Ao conhecer os detalhes de cada etapa, é possível se programar com antecedência.

 

Planilha é a alma do negócio

Statuarietto 80X80, da linha Clássica, integrante da Coleção 2020 Match!. Revestimento faz parte da fase de acabamento

Construir uma planilha ajuda a projetar a obra. Contar com a tecnologia nessa tarefa facilita bastante. Porém, caso você não seja um perito em informática, fique tranquilo. O importante mesmo é a organização. Um editor de textos no computador ou até mesmo o método offline – papel e caneta – são ferramentas que conquistam ótimos resultados. 

Se você já tem o terreno, separe na planilha as seguintes etapas: fundação, alvenaria, estrutura, hidráulica, elétrica, laje, telhado e acabamento. Depois, monte uma lista de materiais necessários para cada uma das fases. É recomendado também fazer um levantamento da mão de obra necessária, assim como estabelecer prazos para a conclusão das tarefas. 

 

Planejamento representa economia 

Supercerâmico Cantabria Gris 80X80, da linha Clássica, é exemplo de ótimo custo-benefício

Além de organizar a obra, outra vantagem de montar a planilha é conseguir avaliar com calma as características técnicas dos materiais. Isso ajuda a encontrar a solução com melhor custo-benefício. Acredite: você certamente gastará mais se optar por um produto inferior. 

O Supercerâmico da Pointer, por exemplo, tem uma qualidade superior à cerâmica e um preço menor que o porcelanato, mesmo trabalhando com os grandes formatos.

 

Não tenha vergonha de pedir desconto

Projeto com Zeppelin Beige 80X80 e Blossom Beach 30X60. Pesquisa ajuda a comprar material de qualidade com bom preço

Com o dinheiro na mão e a lista de materiais, você pode solicitar orçamento em algumas lojas especializadas e “pechinchar”, além de aproveitar possíveis promoções. Aliás, sempre faça o levantamento de preços em mais de um lugar. Lembre-se de pedir para o vendedor anotar o preço e as marcas de cada produto. 

Deixe também a vergonha de lado. Questione valores e solicite descontos. Se obtiver um bom preço em uma determinada loja, é possível fazer a compra em um único lugar. Caso contrário, recomendamos adquirir cada item em estabelecimentos diferentes, sempre optando pelo menor preço.   

 

Compre por etapas

Cozinha planejada com o piso Ibérica Natural 15×90

É melhor comprar os materiais por etapas. Como cada fase da obra tem um prazo específico, você não precisa gastar tudo de uma vez só. Caso apareça alguma emergência, por exemplo, existe dinheiro em caixa para essas situações. 

Isso ajuda ainda a aguardar as melhores promoções, além de facilitar pesquisar com calma a qualidade dos produtos necessários, mesmo com a obra em andamento. 

Armazenar os produtos também fica mais fácil dessa forma, já que você precisará de menos espaço. Esse assunto certamente merece destaque. Em uma obra, guardar corretamente os materiais representa economia. Deixá-los expostos ao tempo pode danificá-los. Isso sem falar do risco de possíveis furtos.  

 

Atenção com a mão de obra

Aplicação perfeita em banheiro com Zeppelin Gray 80X80 e Grid Sky 30X60, ambos da nova linha Zeppelin, da coleção 2020 Match!

A construção da casa de forma planejada e econômica também passa pela definição da mão de obra. Assim como acontece com os materiais, o barato pode sair caro. Sabe aquele faz-tudo? Às vezes é melhor optar por uma outra solução. Mestre de obras, pedreiro, eletricista, azulejista e encanador fazem parte dessa lista.

Contar com profissionais especializados agiliza o projeto, reduz o desperdício e ainda conquista um resultado final perfeito. É da sua casa que estamos falando, não é mesmo? 

O especialista sabe a técnica necessária para cada tipo de material. Ao selecionar a mão de obra garanta que os profissionais tenham acesso aos detalhes do projeto. Mais uma vez, ponto para a planilha. As anotações ajudam a equipe na execução das tarefas e facilitam você a monitorar cada etapa promovendo os ajustes necessários, tanto no prazo, quanto no orçamento.

 

Atenção com a legislação

Por fim, vale lembrar que existem algumas leis que estabelecem regras para a construção e, até mesmo, ampliação de uma casa. Por isso, é recomendado verificar na prefeitura da sua cidade as normas específicas, evitando assim possíveis multas e interdições. A elaboração e registro da planta, por exemplo, pode ser obrigatória. Engenheiros e arquitetos experientes sabem informar as obrigações legais e dar andamento a todo o processo burocrático.