Greenery: saiba como usar a cor do ano na decoração de casa

Você já ouviu falar na Pantone? Esta é a empresa responsável por um dos sistemas de cores mais utilizados em todo o mundo! Ela costuma ditar as tendências que se relacionam à moda e ao design, por exemplo — e, em dezembro, sempre lança a cor do ano seguinte.

Não foi diferente em 2016: ao final do último mês, a Pantone já deixou registrado o próximo tom da escala que daria o que falar em 2017. A cor se chama Greenery, um verde-musgo com toques amarelados que tem tudo a ver com natureza, esperança e boas energias. Parece perfeita para colocar dentro de casa, certo?

E é isso que mostraremos em nosso post de hoje. A seguir, confira algumas dicas de decoração para inserir a cor do ano em seu cantinho!

Escolha o cômodo ideal

O Greenery pode ser usado em qualquer ambiente de sua casa — não é à toa que ele é a cor do ano. O tom é simples, versátil e combina com diferentes aspectos da decoração. No entanto, a psicologia das cores (e a própria proposta do Greenery) pode nos indicar o cômodo perfeito para inseri-lo.

Os diferentes tons de verde têm em comum a capacidade de trazer relaxamento para o ambiente. Esta é uma cor aconchegante, que remete à harmonia e ao equilíbrio. Além disso, é fresca e renovadora. Sendo assim, seu quarto pode ser o local perfeito para dar palco a esse verde-musgo tão especial.

O segredo é criar pontos de atenção, deixando a coloração agir como uma base do local. Uma única parede com o revestimento assim pode ser uma boa alternativa. Almofadas, travesseiros e molduras são também interessantes.

Saiba combinar a cor

Não é só por ser a cor do ano que o Greenery deve ser inserido em sua decoração, sem mais nem menos. É preciso tomar cuidado para não exagerar e, principalmente, saber como combiná-lo com as outras cores — afinal, sua casa já tem um estilo próprio e corresponde à sua personalidade.

Os tons de verde — inclusive o Greenery  — são fáceis de harmonizar com cores como o branco, nude, marrom, vermelho e amarelo. Mas nenhuma delas deve aparecer em sua versão mais vibrante: as tonalidades pastel e mais “apagadas” criam uma ambientação melhor com o verde-musgo em questão.

Entenda qual é o estilo do Greenery

Como já dissemos, a cor do ano remete à natureza e às boas energias. O verde se relaciona diretamente com o meio ambiente. Sendo assim, colocá-lo em uma decoração com o estilo muito moderno, sóbrio, geométrico ou minimalista pode não fazer muito sentido.

Procure combinar essa tendência da Pantone com objetos em madeira, mais rústicos. Além disso, colocar vasos de plantas sem flores na sala e nos banheiros, por exemplo, é uma dica que deixa a casa com um ar ainda mais leve e fresco — e isso tem tudo a ver com a proposta do Greenery!

Fique atento aos detalhes

Se você não quiser pintar paredes, comprar móveis e realmente investir em uma decoração com esse tom de verde em voga, uma boa saída para entrar na tendência aos poucos é adquirir pequenos objetos que podem se destacar em meio aos cômodos.

Na decoração de sua cozinha, por exemplo, é possível inserir xícaras, quadrinhos, talheres diferentes, toalhas e até puxadores de armários e gavetas. No banheiro, as pastilhas também podem incorporar o Greenery de uma ótima forma.

Deixe a sua imaginação agir e lembre-se sempre: tente fazer todas as combinações com base em quem você é e no que você gosta. Sua casa deve ter a sua cara!

E aí, gostou de nossas dicas para deixar o seu cantinho ainda mais atual com o uso da cor do ano? Então continue com a gente e saiba como decorar sua casa gastando pouco!