Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Como se planejar financeiramente para uma obra?

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Fazer uma obra em casa é o sonho de muita gente. Porém, para que esse sonho não se torne um pesadelo, planejamento é fundamental. E isso envolve, também, planejar-se financeiramente.

Afinal, serão vários os gastos. Dependendo do porte da obra, eles podem ser bem consideráveis. Ter uma quantia reservada para essa finalidade é fundamental. Se a parte financeira estiver em dia, você reduz o estresse e a dor de cabeça que a obra pode trazer. 

Não tem ideia de como se planejar financeiramente para uma obra? Veja as dicas que separamos!

Preciso ter todo o dinheiro antes de começar uma obra?

Ter todo o dinheiro antes de começar uma obra é o melhor cenário. Porque, dessa forma, você terá maior poder de negociação, conseguindo bons descontos ao pagar à vista. Ainda, evita paralisamentos na obra porque faltou dinheiro naquele mês.

Porém, é sempre bom ficar esperto e evitar pagar tudo de uma só vez. Afinal, você pode correr o risco de o fornecedor ou a mão de obra desaparecer depois de receber. Negocie para pagar metade ao contratar o serviço e metade na finalização.

Se você não tem todo o dinheiro da obra, não tem problema, já que também é possível ir pagando aos poucos. Na verdade, essa é a realidade da maioria dos brasileiros. Só evite se endividar no cartão de crédito, porque os juros são altíssimos e você acabará com uma dívida difícil de pagar.

Uma opção interessante é optar pelo empréstimo pessoal (sempre confira as taxas de juros para ter certeza de que é possível para sua realidade financeira) ou até um cartão específico para obras. 

Também existem linhas de financiamento para obras. Antes de escolher qualquer opção, contudo, sempre compare o Custo Efetivo Total (CET) de cada opção. Ele engloba todas as taxas e juros.

Como fazer o planejamento financeiro para uma obra?

Depois dessas dicas, é hora de começar a montar seu planejamento financeiro. Veja mais algumas orientações.

Saiba quanto a sua obra vai custar

O primeiro passo é ter uma ideia geral de todos os custos envolvidos na obra. Para isso, faça um projeto do que será realizado, levante os materiais necessários e também a mão-de-obra.

Esse é um orçamento inicial e pode não ser preciso. Assim, sempre estipule os valores para mais. Garanta uma reserva em caso de emergências, aumento do preço dos produtos ou outras situações.

Crie uma estratégia para poupar dinheiro

Antes da obra começar, já tendo uma ideia de quanto você irá gastar, pense em formas de economizar. Crie uma planilha com tudo o que você ganha e gasta no mês. Separe seus gastos em categorias. Assim, ficará mais fácil pensar em itens que você pode economizar ou deixar de consumir.

Sempre existem alguns itens que podem ser cortados ou reduzidos, como os passeios de final de semana, o lanche fora de casa etc. Também existem opções que podem ser substituídas por outras mais baratas, como trocar o plano de celular por um com valor reduzido ou o plano de internet.

Lembre-se que a obra não irá durar para sempre. Mas, se for bem executada, trará benefícios por muito tempo. Por isso, vale a pena fazer esse esforço. E, claro, não se esqueça de envolver toda a família.

Ter uma ideia dos custos e se planejar para poupar dinheiro são ótimas estratégias durante uma obra

Faça um fundo de reserva

Por mais que você planeje, nem sempre a obra sairá como previsto. Por isso, ter um fundo de reserva é uma excelente maneira de não ter dor de cabeça. Você pode separar em torno de 5 a 10% do seu salário. 

Uma boa ideia é abrir uma conta poupança para colocar esse dinheiro. Assim, ele renderá um pouquinho por mês e você poderá movimentá-lo quando precisar.

Pesquise e negocie

Antes de comprar qualquer material ou contratar as equipes, é muito importante pesquisar. Confira as opções de diferentes lojas e marcas e procure fazer o orçamento em vários lugares. Se você tem um dinheiro guardado, tente negociar o pagamento à vista para conseguir descontos. Se não tem esse dinheiro, confira como é a política de parcelamento da loja.

Pense sempre no custo-benefício. Optar por um material muito barato ou uma mão de obra abaixo do preço de mercado, pode acabar sendo um tiro no pé, comprometendo a qualidade geral.

Quando for escolher os materiais para sua obra, pense sempre no custo-benefício, com itens de qualidade, como os da Pointer. Neste banheiro, parede com o revestimento Catavento Pitanga e o piso em Zeppelin Nude

Monte uma planilha de custos

Para não se perder nos custos da obra, monte uma planilha e vá anotando todos os gastos. Assim você consegue comparar o que foi planejado com os custos reais e manter um controle mais preciso.

Comece aos poucos

Se, depois de fazer todas as contas, você notou que não tem dinheiro suficiente, que tal repensar sua obra? É possível começar aos poucos ou “enxugar” as mudanças, focando nas que são prioritárias. Comece pelo que te incomoda mais e vá poupando dinheiro para as próximas etapas.

Com essas dicas, ficou mais fácil se planejar para tirar a obra do papel? Aproveite e veja os 9 passos para juntar dinheiro para uma reforma!