Quem está em busca de um toque pessoal para as paredes pode apostar no alto potencial dos quadros na decoração. Eles contribuem na criação de um espaço agradável. E não é preciso ser nenhum curador de galeria de arte para se dar bem nessa tendência do mundo da arquitetura. Basta confiar em seu gosto e em combinações harmônicas e equilibradas para que o resultado final deixe todos impressionados.
Os quadros podem ser dos mais simples, comprados prontos, ou até mesmo obras de artistas renomados – tudo depende do interesse e do poder de investimento financeiro. Que tal, ainda, mandar enquadrar aquele poster ou até um desenho do seu filho? Tudo pode virar arte na parede.
Com as molduras prontas, agora vamos demonstrar como é possível utilizar quadros na decoração, criando composições e dando vida às paredes. Há alguns truques que podem te ajudar para que o resultado fique agradável. Preparado para embarcar nessa?
Composição de quadros em P&B
A composição de vários quadros de tamanhos diferentes é uma super tendência. Mas, claro, pode ficar desastrosa também. É preciso um olhar apurado para fazer as combinações. Se não é o seu caso, os quadros nas cores preto e branco facilitam muito. Com o P&B como elemento em comum, é mais simples misturar quadros de tamanhos e estilos diferentes (fotografias, desenhos, imagens abstratas). Não tem como errar!
Composição de quadros da mesma série
Outra sugestão para facilitar a composição de quadros é escolher peças da mesma série. São quadros que já foram criados para serem expostos juntos, garantindo um bom resultado para os menos criativos. Trazem as mesmas moldura, tamanho e estilo. Ainda assim, o resultado é instigante. Tiro e queda!
Composição de quadros de diferentes tamanhos
Porém, se você se sente pronto para arriscar mais, te apoiamos. É possível combinar quadros com cores, tamanhos e estilos diferentes. A dica é, antes de pendurar, dispor todos no chão e ver se realmente fazem sentido juntos para o seu gosto. Estipular uma altura para a base, alinhando todos os quadros pela base, é um truque fundamental para passar a sensação de galeria de arte.
Quadro grande único
Sim, a composição de vários quadros é tendência de decoração. Mas nada impede que você invista em único quadro grande, que reine absoluto no ambiente. Só evite que a peça escolhida ocupe praticamente toda a parede, deixando respiros. E escolha um quadro que realmente te agrade, pois a atenção será toda dele.
Quadro sobre parede colorida
Esse tópico costuma gerar polêmica entre decoradores. Há a turma tradicional que pensa que quadros só podem ser pendurados em paredes brancas e outros que são a favor de quadros mesmo sobre paredes coloridas. Nós da Pointer, ousados que somos, estamos no segundo time. Uma parede azul escura, por exemplo, acolhe perfeitamente um quadro com pintura abstrata em azul e branco. Apoiar o quadro sobre um móvel, em vez de pendurar na parede, pode ser uma boa solução provisória até você decidir se gosta desse estilo de decoração ou não.
Opções
Independentemente da sua escolha, o importante é que a combinação traga alegria para o seu lar. Claro, para o ambiente ficar realmente elegante, é preciso contar com revestimentos cerâmicos com qualidade e design diferenciado. Por isso, conheça todos os detalhes dos Supercerâmicos e cerâmicas da Pointer e encontre a opção que melhor combina com seu estilo.