Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
como arrumar estante - sala

Como arrumar a estante? Inspire-se com cinco ideias

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Poucas coisas são mais incríveis em casa do que ter uma estante à disposição, com tanto potencial para decorar, além do espaço de armazenamento. Entretanto, por conter nichos e prateleiras abertas, é importante que os objetos estejam bem dispostos, evitando a sensação de bagunça e o excesso de informações, capazes de confundir qualquer um.

Existem várias maneiras e técnicas para arrumar a estante. Mas adoramos as dicas que Maurício Arruda, arquiteto parceiro da Pointer, publicou recentemente em seu perfil no Instagram. Se você não está feliz com a arrumação da sua estante, ou simplesmente gostaria de renovar com um novo olhar, confira conosco.

1 – Não tenha medo dos nichos vazios

sala de reunião com estante que ocupa uma parede toda e uma mesa central
Bellini Scala Bianco no piso: decorar a estante não é uma corrida contra o tempo

Parece esquisito, mas não tenha medo de deixar nichos vazios. A estante é um móvel “em construção”, como definiu Arruda. Com o tempo, os espaços serão preenchidos. Então, nada de sair por aí comprando objetos de decoração como se estivesse em uma corrida contra o tempo. Até porque familiares e amigos poderão presentear você com itens que combinam com a estante, remetendo a ótimos momentos de sua vida.

2 – Livros devem preencher a base

como arrumar estante - sala com estante com livros e revestimento C-Motion Off White no piso e Oxide Corten nas paredes
Estante com livros nesta sala com C-Motion Off White no piso e Oxide Corten nas paredes

Coloque os livros nas partes mais baixas, preenchendo todo o nicho. Eles criam uma espécie de “peso visual” na base do móvel. Se você começar a colocar os primeiros exemplares na vertical, siga assim até o final. Resumindo: ou fica tudo em pé ou tudo deitado. Nessa situação, o meio a meio pode não ter o impacto desejado e passar a sensação de desorganização. Há quem prefira separar os livros por ordem alfabética, tema ou cor da capa. Faça sua escolha!

3 – Tenha critério na escolha dos objetos

quarto com poltrona, estante e revestimento cerâmico Metropolitan Cinza no piso
Metropolitan Cinza no piso: decore a estante com apenas objetos que fazem sentido para você

Seja criterioso com os objetos de decoração. Só mantenha em sua estante aquilo que te traz felicidade. A decoração serve para dar prazer. Portanto, pense duas vezes se alguém sugerir manter na casa um objeto que não tem significado algum, apenas pela questão estética. Não seja refém de regras de decor.

4 – Testar também faz parte      

espaço com uma mesa central, estante na lateral e bancada
Neste ambiente com Alchimia Sabbia no piso, estante acomoda objetos que fazem sentido para a decoração

“Teste combinações diferentes. Agrupe objetos do mesmo material, cor ou formato”, propõe Arruda. Com isso, itens amadeirados podem ficar próximos, mesmo que não tenham a mesma funcionalidade. Isso também vale para objetos escuros ou claros. O negócio é não ter medo de testar.

5 – Não tenha medo de recomeçar

Arrumar uma estante é um ótimo exercício para testar o olhar. “Não gostou do resultado final? Desmanche e faça tudo de novo. Decorar não é dom. Pratique”, resumiu Arruda. De fato, a principal vantagem de dedicar um tempo à arrumação da estante é que eventuais erros não causarão grandes traumas, como o desperdício de dinheiro ou de horas de trabalho de uma equipe de reforma. É só desmanchar o que foi feito e recomeçar.

Ficou interessado em dar uma repaginada na casa e ir além da estante? Se a resposta for sim, já passou da hora de planejar a próxima reforma. Para isso, conte com a ajuda mais que especial da Pointer, que possui Supercerâmicos e cerâmicas de qualidade para um design democrático, ideal para todos os estilos e tendências. Acesse o nosso site e aproveite o nosso simulador de ambientes.