Climatizador de ar, ventilador ou ar-condicionado: qual o melhor?

Ah, o verão! Com a chegada das altas temperaturas, é hora de investir em um aparelho para manter sua casa fresquinha. O mercado oferece uma série de opções, então bate aquela dúvida: é melhor investir em um climatizador de ar, ventilador ou ar-condicionado? 

Se você não faz muito uso desses aparelhos ou não os conhece tão bem, não se preocupe. Neste texto, entenda os benefícios do climatizador de ar, do ar-condicionado e do ventilador e descubra qual a escolha ideal para a sua residência. Confira! 

Quais as vantagens de um climatizador de ar?

O climatizador refresca e mantém o ar mais úmido (Foto: Wikimedia Commons) 

O climatizador de ar refresca e umidifica o ambiente ao mesmo tempo. Para isso, não precisa de gás; ele conta com um suporte que você deve encher com água ou gelo. Quando ligado, o aparelho transforma o líquido em vapor e começa a liberá-lo. 

Apesar de não ter a potência de um ar-condicionado, o climatizador diminui alguns graus do ambiente e consegue deixá-lo bem mais refrescante. 

Algumas das vantagens do aparelho são: 

Ideal para tempo seco 

Ao liberar vapor de água, o climatizador de ar equilibra o tempo seco, que costuma ser bastante prejudicial. 

A falta de umidade do ar provoca o ressecamento da pele e também das vias respiratórias, causando tosse e agravando doenças respiratórias crônicas. 

Refresca ambientes mais amplos 

Apesar de funcionar como um ventilador, o climatizador de ar consegue refrescar um ambiente mais amplo, de até 30 m². 

Portanto, é possível refrescar um studio inteiro com um único aparelho, mas isso depende, claro, da temperatura local. Em dias muito quentes, ele pode não dar conta. 

É portátil 

O climatizador não fica preso à parede, portanto pode ser levado para onde você preferir. Se você trabalha home office, pode usá-lo no seu escritório e, ao dormir, colocá-lo no quarto. 

É econômico 

O aparelho consome muito menos energia elétrica que um ar-condicionado, independentemente do modelo. A economia pode chegar a 90%. Também não precisa de gás para funcionar.  

Permite que as janelas fiquem abertas 

Se você deseja deixar o ambiente mais arejado, não se preocupe: o climatizador de ar não exige que você feche portas e janelas. Isso só será necessário na hora de umidificar o ar, pois o vapor ficará concentrado no ambiente. 

Quais as vantagens de um ventilador?

Há modelos de ventilador que vão do teto ao chão (Foto: Public Domain Pictures) 

Democrático, o ventilador está disponível em diferentes modelos, tamanhos e potências. Quando comparado aos outros aparelhos, consegue ser mais em conta, mas sem perder a qualidade no desempenho. 

Para funcionar, o ventilador trabalha com hélices formadas por duas ou mais pás. Quando ligado, o estator (parte externa do motor) induz um campo eletromagnético ao rotor (a parte rotativa interna), que impulsiona a rotação das hélices. 

Confira algumas vantagens do ventilador. 

Diferentes modelos 

Ventilador de teto, de parede, mesa, chão, coluna, fixo, portátil, de mão, com energia elétrica e até pilhas — há ventiladores dos mais diversos modelos e tamanhos. 

Dá para usar, por exemplo, dois modelos ao mesmo tempo: um ventilador de teto, que refresca de maneira difusa, e um de mesa, mais direto. 

Outra vantagem é que modelos de mesa e coluna podem permanecer parados ou girar. Portanto, tornam-se mais versáteis, principalmente se houver mais de uma pessoa no ambiente. 

Permite a renovação do ar 

Você não precisa manter as janelas fechadas para usar seu ventilador. Dessa forma, você consegue manter o ar da residência sempre fresco e renovado.  

São econômicos 

Entre os três aparelhos, o ventilador é o mais econômico. Mesmo que você mantenha dois aparelhos ligados por horas no mesmo ambiente, o gasto mensal não vai se comparar com o de um ar-condicionado, por exemplo. 

Quais as vantagens de um ar-condicionado?

O split é um dos modelos mais populares de ar-condicionado (Foto: Sprinter_Lucio) 

O aparelho mais potente é também o que consome mais energia elétrica. Contudo, o ar-condicionado é a escolha ideal em dias muito quentes, pois consegue diminuir a temperatura de maneira considerável. Além disso, ele é o único que consegue deixar o ambiente verdadeiramente frio. 

Agora confira as vantagens de um ar-condicionado para sua residência. 

Resfria o ambiente 

Embora tanto o ventilador quanto o climatizador de ar refresquem, apenas o ar-condicionado consegue resfriar o local. Em dias de calor extremo, ele provavelmente será o único aparelho capaz de deixar o ambiente confortável. 

Pode ser multifuncional 

O ar-condicionado também tem a função de ventilador. Contudo, modelos mais modernos podem até mesmo contar com aquecedor. 

O aparelho também conta com timer, seletor de temperatura e diversas outras funcionalidades. Dos três, é também o mais completo com relação a tecnologias. 

Conta com diferentes modelos e potências 

Existem desde os aparelhos de parede, que são mais em conta, até outros que conseguem refrescar a residência por completo. 

Quanto mais potente, maior o custo da conta de energia. Contudo, também aumenta a capacidade de expansão de resfriamento.  

Limpa o ar 

O ar-condicionado tem um filtro que impede que as impurezas existentes no lado externo fiquem encrustadas no motor ou entrem no ambiente. Dessa forma, o ar gelado que está na casa se mantém mais limpo. 

É melhor ter um climatizador de ar, um ventilador ou um ar-condicionado?

Muitas pessoas contam com os três tipos de aparelho em sua residência (Foto: Wikimedia Commons) 

Depende da ocasião. Todos os três aparelhos são extremamente úteis, mas com objetivos diferentes. 

Mais econômico, o ventilador pode gerar um vento difuso (quando é de teto) ou direcionado (de mesa). É excelente para dias nos quais o calor não é tão extremo. 

Além disso, há uma variedade de modelos para casa. Você pode ter um aparelho em cada ambiente sem que sua conta de energia elétrica fique muito alta. 

Já o climatizador de ar é um aparelho muito adequado em dias de clima quente e seco. Além de refrescar de maneira difusa, ele umidifica o ambiente ao liberar vapor.  

Por fim, o ar-condicionado é a escolha ideal para dias de calor intenso, pois gela o ambiente. Com diferentes formatos e estilos, ele também permite regular a temperatura, usar os modos ventilador e, dependendo do aparelho, aquecedor. 

Resumindo, não há um melhor do que o outro, o que varia é a sua necessidade. Aliás, muitas pessoas têm o três tipos de aparelho para refrescar a residência em diferentes ocasiões e temperaturas. 

Pronto para deixar sua casa mais fresquinha? E se você optou por adquirir um ar-condicionado, veja como escolher o modelo ideal para sua residência!

Crédito da imagem principal: Helen Shi/Unsplash