Uma das cores mais presentes na arquitetura atual, o cinza é contemporâneo, sutil, neutro e muito versátil. Combina com vários estilos e cores. É bastante comum, por exemplo, que o cinza seja escolhido para os revestimentos cerâmicos, a pintura das paredes e os móveis maiores de uma casa, como o sofá. Entretanto, como tudo na vida, o excesso faz mal. Nesse caso, a consequência imediata é o surgimento de uma decoração monótona, sem vida. Mas, afinal, como ter as vantagens e a segurança do cinza, sem exagerar?
Para acabar com suas dúvidas e angústias, contamos com a ajuda de nosso arquiteto parceiro Maurício Arruda, nesse vídeo em seu canal do YouTube. Listamos cinco dicas e um conteúdo extra que prometem ser a salvação para quem escolheu cinza como a cor base da casa. Confira:
1 – Capriche nas plantas
Para agregar mais personalidade e aconchego a um projeto cinza, aposte em plantas. Elas são capazes de trazer vida à casa e não exigem grandes investimentos. Essa é uma ótima solução para quem mora de aluguel e não deseja comandar um quebra-quebra no imóvel de terceiros, mas quer trazer mais vida e cor ao lar. Quanto maiores forem as plantas, maior o impacto na decoração. Se colocadas em um ou mais cantos da varanda ou da sala, trazem aconchego, ajudam na criatividade e relaxamento, agregam amplitude e conferem charme.
2 – Aqueça com madeira
O cinza é uma cor fria. Então como deixar a decoração aconchegante? Faça uma espécie de “aquecimento” com madeira. Pode ser por meio dos móveis, soltos ou embutidos, ou no revestimento cerâmico que reproduz tábuas com perfeição. Se a primeira opção for levada em conta, mergulhe de cabeça em peças vintage e aposte na madeira maciça em alguns armários, mesas ou portas. Um laminado de tom claro, mais contemporâneo, para os armários da cozinha também é ótima solução.
3 – Combine com preto
Uma opção para tirar a monotonia do cinza é combiná-lo com o preto. Essa união cria contraste e gera profundidade. Muita gente tem medo de apostar no preto. O segredo é não trabalhar com o preto 100%. Um tom de grafite pode ser o caminho para tornar tudo mais leve. Vale também abusar da criatividade para obter os melhores resultados. Pode haver preto na parede ou nos móveis, como as cadeiras de uma sala de jantar ou mesa de centro da sala de estar. Ainda, em um banheiro cinza, que tal apostar em louças e metais pretos?
4 – Aposte em um quadro colorido
Aposte em um grande quadro colorido sobre a parede cinzenta. Está para nascer uma cor que não combine com o cinza – a tela abstrata em tons alaranjados ficou ótima. Essa é uma boa solução para levar vida a uma parede cinza sem graça. Em vez de pintar, a compra de um quadro colorido pode resolver o assunto de modo prático e elegante.
5 – Revista as paredes
Nada combina mais com piso cinza do que revestimento com cores e estampas nas paredes. Confie, essa opção pode trazer uma nova decoração à casa dominada pelo cinza. Exige uma pequena obra para a instalação, mas oferece grande impacto visual e tátil. A Pointer oferece revestimentos de alto poder decorativo para paredes, principalmente na linha Decora Design.
Dica extra: Jogue com texturas
Agora, dica extra para os apaixonados por cinza que não querem abrir mão da decoração monocromática: pense em texturas. A cor neutra conquista um charme especial ao ser trabalhada desta forma. Capriche na textura dos tapetes e tecidos. E escolha revestimentos cerâmicos com texturas interessantes ou, ainda, relevos 3D. Na Pointer, temos: Grid Gray, E-Motion, Alchimia Carbonio Relevo, Assis Relevo, Piasentina Cinza, Vitoria Gris e Stars Cement.
Garantia de sucesso
Com essas dicas valiosas, fica mais fácil trabalhar o cinza com boas pitadas de ousadia. Para ajudar ainda mais, vale conhecer os revestimentos cerâmicos da Pointer em tons de cinza. Pode ser para criar a base neutra ou para ousar com texturas e relevos. Confira as linhas: Clássica, Tropicália, Zeppelin, C-Motion, Urbana, Alchimia, Metropolitan, Cimento, Bellini, Lazer, Pietra Di Basalto, Summer, Pedras Brasileiras, Piasentina e Decora Design.