Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
cerâmica mosaico

Mosaicos roubam a cena na decoração

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Você reconhece um mosaico quando o vê, não é? O Brasil, com toda sua vastidão de cultura e técnicas artísticas, tem exemplos bem conhecidos de mosaicos: a calçada de Copacabana, as calçadas de São Paulo, os murais modernistas de Brasília, a Igreja da Pampulha em Belo Horizonte.

A técnica do mosaico, desde seu surgimento até o uso nos dias de hoje, conta inúmeras histórias. Ainda, é um poderoso recurso de decoração.

A história do mosaico na decoração

cerâmica mosaico

Para deixar sua cozinha moderna e decorada, aposte no revestimento Tom Bordado Azul, da linha Decora Design – uma ótima alternativa para quem quer dar um toque especial no ambiente

O mosaico é uma técnica — também chamada de arte musiva — que consiste na junção de pequenos pedaços de mármore, vidro, pedras ou até mesmo materiais inusitados (como conchas ou rolhas) utilizando argamassa. O resultado é um desenho de padrões formado por várias peças pequenas, gerando um resultado interessante e intrigante.

O uso do mosaico na decoração acontece, basicamente, em toda a civilização humana. Para se ter uma ideia, os mosaicos mais antigos foram encontrados no Antigo Egito. Contudo, mais marcante é o uso que os romanos faziam dessa técnica: eles cuidavam com muito detalhe dos seus jardins em casa e uma forma de decorar o calçamento desses ambientes era com a produção de mosaicos.

Por ser um tipo de arte muito presente na história do Brasil, não é difícil puxar da memória alguns exemplos de seu uso. É muito comum, por exemplo, usar o mosaico para contar histórias, criando painéis de cenas em sequência. Contudo, quando usado na decoração, os tipos de mosaico são mais discretos e têm padrões interessantes, criando belas estampas para serem utilizadas em pisos e paredes.

Se você está em busca de uma forma clássica e atemporal de trazer novidades para a decoração da sua casa, mas ainda não conseguiu encontrar muito bem o que deseja, considere os mosaicos. Eles trazem um ar diferente para os ambientes, mas de forma elegante, graças à sua história e seu tradicionalismo.

Mosaico como a estrela da decoração

cerâmica mosaico

O revestimento Mosaico Bianco, da linha Decora Branco, fica ótimo nas paredes do banheiro. Apesar de monocromático, seu destaque fica para o efeito 3D da textura da cerâmica

Os mosaicos contam com alto potencial decorativo. Seus padrões e desenhos certamente são muito chamativos. Portanto, ao incluir um mosaico na decoração, é preciso lhe dar local de destaque e equilibrar com outras superfícies elementos mais neutros.

Mosaicos em cerâmica

Você já deve imaginar que a técnica de criação de um mosaico leva tempo: afinal, juntar peça por peça até formar desenhos ou padrões é algo que exige cuidado e atenção. Contudo, temos uma boa notícia: existem alternativas mais simples e, inclusive, com melhor custo-benefício para investir nessa arte para a decoração na sua casa.

Existem revestimentos em cerâmica que reproduzem padrões de mosaico e são opções muito mais práticas, uma vez que o assentamento é realizado de forma mais simples — como um revestimento comum — e sua limpeza não é muito trabalhosa, por ter uma superfície lisa, ainda que com a estampa.

Além da praticidade e do bom custo-benefício, a melhor parte dessa alternativa é que o resultado visual é o mesmo: interessante e clássico, trazendo uma dimensão de história da arte para a decoração dos seus ambientes.

Modos de usar o mosaico na decoração

Para que você tenha mais ideias de como usar mosaico na decoração, listamos a seguir algumas cerâmicas da Pointer que reproduzem padrões da arte musiva. Com base nas descrições, é possível escolher o produto que tem mais a ver com seu estilo – há opções para diversas preferências.

Mosaico de pedra

cerâmica mosaico

O revestimento Mos Cocal Pedra, da linha Lazer, é lindo e versátil graças às suas cores neutras. Ele é uma ótima escolha para deixar esse tradicional ambiente da casa decorado e moderno

Esse tipo de mosaico é o primeiro que, normalmente, nos vêm à cabeça quando falamos sobre essa técnica, não é? A cerâmica Mos Cocal Pedra, da linha Lazer, tem uma beleza clássica e fica ainda mais versátil graças às suas cores neutras.

É ideal para ambientes externos, como espaço gourmet ou área da piscina.

Mosaico monocromático

cerâmica mosaico

O revestimento Mosaico Bianco, da linha Decora Branco, é uma forma clássica e atemporal de trazer novidades para a decoração do seu banheiro

Você segue um estilo mais contemporâneo, minimalista e monocromático? Acha que, talvez, o mosaico não esteja de acordo com o resultado que você busca por causa disso? Não se preocupe! Uma opção surpreendente do catálogo Pointer, parte da linha Decora Branco, é o Mosaico Bianco.

Essa linha conta com texturas 3D e, embora não tenha variações de cor, o destaque fica para o efeito que a textura da cerâmica produz. Apesar de discreto, os detalhes desse revestimento fazem toda a diferença em um ambiente. Aposte neste modelo para dar destaque para a parede de um hall ou sala de estar.

Mosaico renda

cerâmica mosaico

É impossível não se apaixonar pelo revestimento Tom Bordado Azul, da linha Decora Design. Ele deixa o ambiente lindo e decorado com sua representação de renda, lembrando a arquitetura clássica do nordeste do país

É difícil não se apaixonar pelo estilo de mosaico que simula os padrões de renda. Além de delicado, esse tipo de estampa ainda tem todo um estilo brasileiro de ser, lembrando bastante a arquitetura clássica do nordeste do país. Gostou da ideia e está com vontade de investir? Uma sugestão é o Tom Bordado Azul, da Linha Decora Design.

Aposte nesse produto para o revestimento de detalhes, como na bancada da cozinha ou do banheiro, em nichos na sala de estar e até mesmo na cabeceira da cama. Também vale a pena conferir todas as outras cerâmicas disponíveis na linha, que tem como proposta fazer a diferença nos detalhes na decoração.

E então, o que achou de saber mais sobre o uso dos mosaicos na decoração da sua casa? A Pointer conta com excelentes opções de cerâmicas, em diversos estilos e opções acessíveis para quem quer renovar os ambientes e deixar a rotina no seu lar mais colorida e moderna. Conheça o nosso catálogo de revestimentos e invista em beleza e qualidade!