Durante a pandemia atual, manter a casa limpa é tão importante quanto o reforço nos hábitos de higiene pessoal para se proteger contra o coronavírus. Principalmente nessa nova fase, com a retomada gradual das atividades em boa parte do Brasil, com as pessoas circulando mais pelas ruas e, consequentemente, mais expostas. Por isso, é importante caprichar na faxina para evitar que a doença de fora contamine seu lar.
Não existe uma regra geral para manter a casa limpa na pandemia com 100% de segurança. Isso porque é necessário levar em consideração a rotina e os hábitos dos moradores. O coronavírus permanece ativo por aproximadamente 72 horas em superfícies como aço inoxidável e plástico, segundo estudo científico publicado no The New England Journal of Medicine.
Por isso, é ideal sempre higienizar ao menos locais e objetos em contato com as pessoas que estiveram na rua. Nesse caso, lave uma vez ao dia a cozinha e os banheiros, além de promover a faxina completa uma ou duas vezes por semana. A área de entrada deve ser desinfectada cada vez que alguém chegar.
Passo a passo
Ao chegar, o ideal é evitar ao máximo circular pela casa antes da higienização necessária. Para quem tem duas portas de entrada, defina uma como o acesso principal. Se possível, deixe os sapatos do lado de fora.
Lembre-se de limpar corretamente bolsas, mochilas e sacolas de supermercados, assim como os produtos adquiridos. Além disso, tome banho e lave imediatamente todas as roupas ou, ao menos, deixe-as separadas em uma sacola.
Agora chegou a hora de higienizar objetos e ambientes. Atenção especial para chaves, maçanetas, corrimão e torneiras. É importante também lembrar de limpar frequentemente as superfícies que entraram em contato com as compras, como: piso, mesa e bancada da cozinha.
Revestimento cerâmico
A tarefa da limpeza é muito mais fácil para quem tem revestimento cerâmico em casa. Diferentemente de matérias-primas porosas como pedra e madeira, porcelanato, Supercerâmico e cerâmica possuem uma superfície extremamente lisa e impermeável, facilitando a limpeza e impedindo que microrganismos fiquem alojados na superfície.
Basta passar um pano úmido com o produto de limpeza adequado e a região fica esterilizada. De forma prática, é possível limpar a superfície várias vezes ao dia, caso necessário, sem danificar o revestimento. Por causa da segurança e higienização, a cerâmica é indicada até mesmo para ambientes hospitalares.
O que usar
O coronavírus é facilmente eliminado com a utilização de produtos de limpeza convencionais caseiros. Muitos, aliás, podem ser aplicados sem a preocupação de danificar a superfície dos revestimentos cerâmicos.
Uma opção simples e eficiente é acrescentar 25ml de água sanitária – o equivalente a um copo de café – em um litro de água. Essa mistura pode ser utilizada diariamente na cerâmica, quantas vezes for necessário. Outros produtos recomendados são: detergente, saponáceos e álcool 70%.
O que não usar
Já o álcool em gel não é indicado para manter a casa limpa na pandemia. Ele também elimina os microrganismos, mas tem sua fórmula elaborada para o contato com a pele, podendo deixar resíduos em superfícies. Apropriados, os desinfetantes realizam a mesma função pela casa.
Apesar de eficiente no combate ao vírus, outro erro comum é limpar o revestimento cerâmico com sabão em pó. O produto tem amaciante em sua composição. Essa substância forma uma película sobre a cerâmica, promovendo aquela sensação que muitos chamam de “piso engordurado”. Isso elimina parte do brilho e – com o tempo – deixa aquele aspecto de encardido.
Já os produtos com ácido na composição não podem ser utilizados jamais, pois danificam tanto a cerâmica quanto o Supercerâmico. Aliás, esses materiais exigem muito cuidado no manuseio, podendo causar problemas graves para a saúde.
O que você achou das dicas da Pointer? Acreditamos que agora ficou ainda mais fácil deixar a sua casa limpa e segura no combate ao coronavírus.