Escolher o piso ideal para uma residência deve ser uma tarefa feita com cuidado, pois é preciso considerar preço, resistência, durabilidade, cor, acabamento, detalhes estéticos e inúmeras outras especificidades para não acabar comprando um material bem diferente do esperado.
Quando o piso é para uma casa de praia, então, a atenção deve ser redobrada. Isso porque a areia tende a desgastar as peças, o que pode diminuir sua vida útil e provocar outros problemas mais sérios, como rachaduras no revestimento ou infiltrações.
A boa notícia é que existem alguns aspectos que, se observados atentamente, podem ajudar a selecionar uma opção que se adapte bem a esse imóvel. Pensando nisso, preparamos um texto completo para ajudá-lo a escolher o piso ideal para sua casa na praia. Acompanhe!
O que considerar na hora de escolher o piso para sua casa de praia?
Para aproveitar melhor sua casa de praia, com um piso de boa qualidade, é preciso considerar os fatores aos quais o material ficará exposto — como areia, volume de pessoas transitando, chuva, frequência de visitas, entre outros — e quais atributos técnicos ele deverá ter para que a funcionalidade e a durabilidade sejam garantidas. Para entender melhor, veja detalhadamente o que avaliar:
O local poderá ficar úmido
Como já foi mencionado, o ambiente poderá ficar bem úmido devido à proximidade do mar, tornando propício o surgimento de fungos, musgo, mofo e bolor nas placas do piso ou entre elas. Sem falar na possibilidade de infiltrações e no próprio enfraquecimento de cada peça.
Também é preciso avaliar se há chuva constante no local e se há riscos de subida de maré. Não é tão comum que a maré suba até se aproximar da área externa da casa. Mas, se isso acontecer, tal situação pode aumentar consideravelmente a umidade e, em consequência, diminuir a durabilidade do revestimento.
O alcance da maresia
O alcance da maresia no local é outro ponto a ser observado, pois os respingos de água salgada tendem a causar corrosão com o passar do tempo, especialmente em superfícies metálicas. Mas a maresia também pode danificar o piso. O porcelanato polido em casas de praia risca com maior facilidade: devido à presença de areia, eles não são indicados. A preferência deve ser pelos produtos com acabamento natural, sem brilho.
Nos ambientes externos, por sua vez, prefira pisos com resistência ao escorregamento. Você pode optar por acabamento fosco e tons escuros com o objetivo de disfarçar eventuais marcas de umidade e até mesmo a presença constante de areia. Por outro lado, tons claros podem ser a melhor escolha justamente por deixarem a sujeira mais evidente e servirem como um sinal de que é o momento de limpar. Além disso, são tons que esquentam menos.
O acabamento do piso
O acabamento deve ser analisado. Por exemplo, caso você pretenda fazer um deck, a madeira deve possuir um bom selamento a fim de evitar que o interior apodreça por causa da umidade. Uma ótima opção para não ter esse problema é o uso de revestimentos cerâmicos que reproduzem madeira.
No caso de pisos esmaltados, use-os com sabedoria, pois os muito brilhantes podem riscar com mais facilidade. Sendo assim, utilize-os em ambientes menos expostos à areia.
A segurança na casa
Outro fator fundamental a ser considerado é a segurança. O piso pode ficar constantemente molhado, o que aumenta as chances de escorregões, quedas e outros acidentes. Nesse caso, é fundamental focar em opções que possuam resistência ao escorregamento — os chamados “antiderrapantes”.
Intensifique os cuidados se houver crianças e idosos entre os moradores e frequentadores do local. Geralmente, recebemos a família inteira em casas de praia, não é mesmo?
É importante deixar claro que o revestimento “antiderrapante” deve ser utilizado apenas em áreas externas, pois nas áreas internas se torna complicado limpar esse tipo de piso.
Quais são os melhores tipos de pisos para casa na praia?
1. Porcelanatos
Os porcelanatos são pisos bons para casas de praia, especialmente os acetinados. Isso porque eles são resistentes à maresia e à umidade. Esse piso possui uma camada a mais de proteção, maior resistência ao trânsito de pessoas e são mais resistentes a riscos e manchas, o que prolonga a sua vida útil.
Há ainda algumas versões com resistência ao escorregamento, o que colabora para a prevenção de acidentes em áreas molhadas, como decks de piscinas, calçadas e varandas descobertas.
2. Cerâmicas
Os pisos cerâmicos podem ser assentados facilmente e possuem múltiplas opções de cores, texturas, padrões etc. Além disso, eles são acessíveis e a mão de obra para o assentamento tende a ser barata.
3. Granito
O granito tem pouca porosidade e um bom nível de impermeabilidade. Ainda assim, não é o material ideal para áreas externas, sendo mais indicado para as áreas internas da casa. Isso o torna resistente à umidade e ao aparecimento de manchas.
A desvantagem é que o granito é um material caro. Avalie se está disposto a fazer um alto investimento na casa de praia, uma vez que há ótimas alternativas mais acessíveis.
Dicas para escolher o melhor piso para o imóvel de praia
Valorize o fator estético
A estética também deve ser levada em consideração para gerar uma harmonia na sua casa de praia, afinal, beleza é fundamental. Aqui, a dica é escolher um piso que componha bem com a decoração. Considere a paleta de cores, o estilo decorativo e os elementos que integram o espaço, como os móveis, almofadas, quadros, tapetes, plantas etc.
Priorize pisos de boa qualidade
Nada pior do que planejar dias de folga e diversão na sua casa de veraneio e ter as férias ameaçadas por gastos extras e necessidade de manutenção no piso. Imagine o transtorno! Para evitar esse tipo de dor de cabeça, invista em marcas confiáveis, busque a opinião de outros consumidores e tome uma decisão consciente. O piso não deve ser apenas um item decorativo, que você troca a cada temporada. Ele precisa durar!
Busque um bom custo-benefício
Ao escolher pisos para sua casa de praia, observe o preço, mas não se prenda aos produtos baratos. Economizar é importante, mas esse não deve ser o aspecto prioritário na sua escolha. O ideal é optar por materiais que ofereçam bom custo-benefício. Ou seja, o preço precisa caber no orçamento, mas você tem que levar em conta o valor agregado que está na qualidade, funcionalidade, durabilidade e beleza do produto.
Aposte em pisos práticos
Outra característica desejável em pisos para casas de praia é a praticidade. Afinal, ninguém merece passar os dias no litoral preocupado com a limpeza e a conservação dos revestimentos. Desse modo, vale a pena escolher materiais de fácil higienização e manutenção, a fim de garantir uma estadia mais leve e prazerosa.
Invista em materiais frios
Normalmente, as pessoas vão para a casa de praia no verão, quando as temperaturas estão elevadas. O calor típico dessa estação pede conforto térmico. Portanto, a melhor opção é investir em materiais frios, a fim de assegurar o frescor da residência. Nesse caso, cerâmica e porcelanato são sempre melhores alternativas do que carpete, por exemplo.
E aí, você ficou com alguma dúvida sobre os melhores pisos para sua casa de praia? Entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo a tomar a melhor decisão!
Imagens: Pointer