O Carnaval no Nordeste é puro agito! Entre os destinos mais procurados nessa época do ano, estão cidades litorâneas que oferecem muita folia e tradição.
Seja lá qual for o seu programa preferido para o Carnaval, no Nordeste você vai encontrar exatamente o que procura!
Para te mostrar, selecionamos algumas opções para aproveitar o feriadão curtindo o Carnaval no Nordeste.
Salvador é um dos destinos mais procurados
Carnaval de Salvador é um dos mais famosos do Brasil (Foto: Freepik)
Quando se fala em carnaval no Nordeste, muita gente se lembra logo de Salvador, na Bahia. A cidade é famosa por suas festas de rua, que abrem espaço tanto para camarotes quanto para “pipocas”.
São várias opções com shows de grandes nomes do axé como Ivete Sangalo e Daniela Mercury, por exemplo.
O Circuito Dodô, por exemplo, abrange as praias da Barra e de Ondina. Seu percurso de 4,5 km tem aproximadamente 5 horas de duração com uma vista incrível para as praias.
Esse é um dos circuitos mais famosos, mas você também encontra outras opções como o Osmar. Bastante tradicional na região, tem 4 km de percurso, feito em mais ou menos 5 horas de muita folia.
Além dessas opções, há ainda diversos blocos gratuitos, sem cordas ou abadás, que você pode curtir pelas ruas de Salvador.
Uma das opções são os blocos Fuzuê e Furdunço, que fazem o trajeto Ondina-Barra, saindo do Farol da Barra. Ausência de cordas e artistas bem pertinho estão entre as tradições dessa festa.
Olinda tem tradição no Carnaval no Nordeste
Os bonecos gigantes são a marca registrada de uma das festas de Carnaval no Nordeste entre as mais tradicionais.
Em Pernambuco, a cidade traz todo o DNA nordestino para a folia, que se divide – principalmente – em blocos de rua.
Entre os mais disputados estão o Elefante e o Pitombeira dos Quatro Cantos. Além dos bonecos, pierrôs e colombinas chamam a atenção.
Recife é a casadinha perfeita com Olinda
Vai passar o Carnaval no Nordeste e quer aproveitar ao máximo? Pernambuco pode ser uma boa opção, já que oferece duas cidades bem agitadas nessa época.
Além de Olinda, o Recife conta com muita tradição em seus shows no Marco Zero. Já no Recife Antigo, espetáculos gratuitos levam a essência nordestina a diferentes públicos.
Por falar em tradição, o famoso Galo da Madrugada é considerado um dos maiores blocos de Carnaval no Nordeste, passando por ruas do centro histórico.
Além dessas opções, outro festival gratuito para ficar de olho é o Festival Rec-Beat. Também vale a pena conferir a mistura de Maracatu com o Candomblé na Noite dos Tambores Silenciosos.
Fortaleza é Carnaval no Nordeste que começa cedo
Quem gosta de animação certamente vai se encontrar no Carnaval de Fortaleza. O Ciclo Carnavalesco, por exemplo, consiste em festas temáticas que começam um mês antes da folia oficial.
A cidade ainda conta com diversos blocos. Entre eles, os tradicionais Prova de Fogo e Az de Ouro.
Um dos mais procurados, no entanto, é o bloco Unidos da Cachorra, com percurso na Praia de Iracema.
Além do Carnaval, há muito mais para conhecer nessa região tão rica do nosso país. Conheça a história e as características da arquitetura nordestina!